Circuito Transmissor de 1,5 watts

Este pequeno transmissor permitirá que você se comunique, converse, envie transmissão de música em qualquer rádio FM padrão sintonizado na banda existente, através de uma distância radial não inferior a 500 metros ou meio quilômetro.

Aviso: O uso deste transmissor pode ser ilegal em seu país ou área, obtenha as permissões adequadas antes de ceder.

Como funciona

O circuito deste transmissor de 1,5 watts é fundamentalmente configurado para acionar um estágio amplificador de RF sintonizado por um estágio oscilador.

Referindo-se ao diagrama, descobrimos que o BC547 é montado em um modo de oscilador que se assemelha a um circuito de oscilador Pierce.

A base do BC547 é polarizada pelo resistor de 10k, e a bobina de RF crucial é conectada ao coletor / positivo do transistor.

Assim que a energia é ligada, esta bobina é ressonada pelo capacitor 20pF através do coletor e emissor do transistor.

O capacitor de 33pF garante que a capacitância não exceda as especificações máximas do projeto.

O capacitor acima também determina e fixa a frequência da banda de trabalho do circuito que está entre 80 MHz e 110 MHz.

O diodo varicap é incluído a fim de converter a voz de entrada alimentada ou sinal de música em pulsos elétricos flutuantes sobre a frequência portadora criada pelo estágio de oscilador discutido acima.

Este sinal modulado é alimentado à base do estágio do amplificador que consiste no transistor BD139 por meio de um capacitor 33nF de bloqueio.

O BD139 capta os sinais e os combina com a rede sintonizada em seus terminais coletores formados por dois indutores e um par de trimmers capacitivos.

Esses trimmers devem ser ajustados precisamente para que o sinal modulado de entrada seja amplificado de forma otimizada por este estágio e resulte em uma saída de transmissão máxima.

A saída é terminada por outro indutor que remove harmônicos indesejados e fornece um sinal modulado de RF amplificado e limpo pela antena conectada.

Especificações da antena

A antena deve ser uma antena Yagi usada para aparelhos de TV antigos.

O circuito deve ser conectado muito próximo à antena, de preferência diretamente com os pontos de conexão da antena.

A fonte de alimentação pode ser alimentada por uma fonte externa, ou uma bateria pode ser usada para a mesma.

Todos os símbolos de 'terra' devem ser unidos e terminados em uma grande base de cobre posicionada logo abaixo do PCB ... isso precisa ser feito se um PCB projetado não for usado.

Com um PCB bem projetado, os pontos de 'terra' devem terminar com as grandes trilhas de cobre de entrada, que devem cobrir toda a área do PCB ao lado das trilhas de conexão em toda a placa.

Como definir as predefinições

Os dois potes de 10k podem ser usados ​​para otimizar a força do sinal ou o volume do sinal alimentado que deve ser transmitido.

O BD139 exigirá um grande dissipador de calor conectado com sua guia.

Todas as bobinas usadas para este circuito transmissor de 1,5 watts são fio de cobre superesmaltado de 0,6 mm enrolado sobre um núcleo de ar com um diâmetro de 5 mm.

Anterior: Circuito Controlador de Umidade Programável Próximo: Faça este circuito de carregador rápido de bateria