Circuito de tacômetro de 10 LED

A postagem explica como um circuito tacômetro de 10 LEDs de precisão pode ser construído usando peças comuns como IC 555 e IC LM3915. A ideia foi solicitada pelo Sr. Munsif.

O que é um tacômetro

Um tacômetro é um dispositivo usado para medir as RPMs do motor do veículo. Assim, é basicamente utilizado para verificar o desempenho do motor e auxilia um mecânico de automóveis a entender o estado do motor para que possa ser corrigido ou otimizado de acordo com as especificações desejadas.

Geralmente, um tacômetro pode ser considerado um equipamento caro, pois é altamente preciso e se destina a obter taxas de RPM corretas do motor em questão em teste.

As unidades convencionais são, portanto, muito sofisticadas e geram resultados altamente precisos durante o teste.

No entanto, isso não significa que uma versão mais simples não possa ser construída em casa. Com a eletrônica no seu melhor hoje, fazer um circuito de tacômetro em casa não é nada difícil. Além do mais, os resultados obtidos de tais circuitos são bastante precisos e fornecem os dados necessários para avaliar as condições gerais de funcionamento do sistema.

O design

Um circuito tacômetro simples de 10 LEDs pode ser visto no diagrama acima.

O circuito consiste basicamente em dois estágios de alimentação. Um tacômetro baseado em monoestável usando IC 555 , e um estágio de driver de LED usando IC LM3915.

Com referência à figura abaixo, o estágio do lado esquerdo consiste em um estágio monoestável IC 555 que dispara para as frequências de entrada de uma determinada fonte, como um motor de automóvel, e faz com que sua saída permaneça LIGADA por um período predeterminado, conforme definido pelo R / Componentes C em seu pino 6/2.

Diagrama de circuito

Circuito de tacômetro de 10 LED

Esta situação permite que o usuário defina o padrão de resposta da saída.

O disparo de saída do IC 555 é ainda suavizado por um estágio integrador usando R7 / R8 e C4 / C5.

A saída integrada ou atenuada é aplicada a um estágio de circuito LM3915 de LED de ponto / barra de 10 etapas.

A frequência processada para conversão de voltagem do circuito do tacômetro IC 555 é exibida apropriadamente nos 10 LEDs associados ao IC LM3915.

Como o pino nº 9 do IC está conectado ao trilho positivo, o LED exibe um padrão de modo de barra do nível de frequência ou do nível de RPM do motor conectado.

O gráfico de barras de 10 LED sobe ou desce sua iluminação em resposta aos níveis de frequência do motor do automóvel e permite que o circuito seja usado como um tacômetro de 10 LED eficaz.

Lista de peças para a seção IC 555

Lista de Peças

• R1 = 4K7
  • R3 = PODE SER VARIÁVEL 100K POT
  • R4 = 3K3,
  • R5 = 10K,
  • R6 = 470K,
  • R7 = 1K,
  • R8 = 10K,
  • C1 = 1uF,
  • C2 = 100n,
  • C3 = 100n,
  • C4 = 22uF / 25V,
  • C5 = 2,2uF / 25V
  • T1 = BC547
  • IC1 = 555,
  • D1, D2, D3 = 1N4148

Usando apenas LM3915

Uma inspeção mais detalhada do circuito acima revela que o estágio IC 555 não é realmente necessário e parece um exagero para o propósito.

O conceito principal aqui é converter as frequências em uma DC média cujo nível seria proporcional ao nível de frequência de entrada. Isso implica que uma rede simples de diodo, resistor e capacitor seria suficiente para realizar essa ação.

Também chamada de integrador, essa pequena rede de circuito pode ser integrada ao LM3915 para garantir que o nível de tensão armazenado no capacitor varie proporcionalmente, dependendo dos níveis de frequência.

Freqüências mais rápidas permitiriam que o capacitor carregasse e mantenha a CC proporcionalmente melhor, resultando em uma saída CC média mais alta e vice-versa. Isso, por sua vez, produziria um nível equivalente de iluminações de LED nos LEDs conectados com a saída do LM3915.

Aqui está a versão simplificada do tacômetro de 10 LEDs usando apenas um único IC M3915.

tacômetro simples de 10 LEDs usando LM3915

Uma demonstração em vídeo para o circuito acima pode ser testemunhada abaixo:

Minha conclusão não está correta

Na verdade, é muito bobo da minha parte, já que eu perdi completamente o ponto que o circuito acima estava apenas interpretando a tensão gerada pelo motor, então não está representando a frequência ou o RPM, apenas os níveis de tensão gerados.

Embora isso também possa ser proporcional ao RPM, tecnicamente NÃO é um circuito de tacômetro.

Portanto, confesso que o primeiro circuito mostrado usando o circuito IC 555 o projeto do tacômetro real e verdadeiro.

Circuito de tacômetro simples

Até agora, estudamos uma versão de 10 LED de um tacômetro, no entanto, a ideia poderia ser muito simplificada usando um medidor de bobina móvel conforme explicado abaixo. Aqui, aprendemos como construir um circuito tacômetro simples baseado em IC 555, que pode ser usado para medir diretamente qualquer frequência em um voltímetro analógico.

Operação de Circuito

O diagrama de circuito mostra uma configuração simples utilizando o IC 555. O IC é basicamente configurado como um multivibrador monstável.

O pulso é derivado da vela de ignição e alimentado até o final de R6.

O transistor responde aos pulsos e conduz de acordo com os disparos.

O transistor ativa o monoestável com cada pulso crescente da entrada.

O monoestável permanece LIGADO por um determinado momento cada vez que é disparado e gera um tempo LIGADO médio na saída que é diretamente proporcional à taxa média de disparo.

O capacitor e o resistor na saída do IC integram o resultado de forma que ele possa ser lido diretamente em um voltímetro FSD de 10 V.

O potenciômetro R3 deve ser ajustado de forma que a saída gere as interpretações exatas das taxas de RPM alimentadas.

A configuração acima deve ser feita com a ajuda de uma boa unidade de tacômetro convencional.

circuito tacômetro IC 555 simples

Lista de Peças

R1 = 4K7
R2 = 47E