Explicação de 2 circuitos simples mais rápidos com o dedo primeiro

Os 2 circuitos indicadores de dedo primeiro mais rápidos e simples apresentados aqui podem ser usados ​​para indicar qual candidato foi o primeiro a pressionar o botão de resposta entre os 4 candidatos participantes em um concurso de questionário.

Todos nós provavelmente já vimos o famoso game show 'quem quer ser um milionário' e muitos programas de quiz semelhantes, onde nos estágios iniciais alguns dos participantes são solicitados a passar por um pequeno teste, os participantes são questionados e o membro que atende primeiro, pressionando a campainha, tem a oportunidade de ocupar o 'lugar quente'.

Bem, todo mundo pode não ter a sorte de entrar em programas de jogo, mas você certamente pode desfrutar de fazer e jogar com este pequeno circuito de primeira decisão mais rápido em sua casa. O circuito é muito simples, utiliza apenas alguns ICs e alguns LEDs .

Projeto # 1 usando IC 74122

Em um jogo de teste 'profissional' configurado, podemos exigir alguma forma de detector eletrônico para detectar com precisão o candidato mais rápido pressionando o botão da campainha e o primeiro candidato a responder a uma pergunta feita.

O circuito dedo primeiro mais rápido simples usando IC 74122 mostrado abaixo é projetado para implementar a tarefa proposta.

Descrição do Circuito

O botão S5 é um botão controlado pelo mestre do questionário.

Enquanto o mestre do questionário mantiver este botão pressionado, todos os estágios do indicador LED permanecerão desativados. No momento em que ele libera S5, todos os circuitos restantes e os botões de pressão associados tornam-se ativos.

O candidato que pressiona um dos botões atribuídos (S1-S4), aciona o estágio monoestável (IC1 -IC4) conectado a esse botão.

O monoestável liga o respectivo LED indicador e ao mesmo tempo bloqueia os outros três monoestáveis ​​por meio de N1.

O período durante o qual os monoestáveis ​​permanecem desativados é de cerca de 8 segundos, após este retardo a lâmpada indicadora se apaga permitindo que os outros candidatos retomem o primeiro jogo com o dedo mais rápido. O mestre do questionário tem o poder de redefinir todos os monoestáveis ​​sempre que ele quiser ou quando for necessário 'anular' o botão S5.

Projeto # 2 usando IC 7475

No segundo projeto, quatro interruptores do tipo push-to-ON são colocados na entrada do IC 7475, que é uma trava biestável de 4 bits com saídas complementares.

O botão que é pressionado primeiro, aciona a saída relevante do IC 7475, que por sua vez avisa o IC 7420 para desativar instantaneamente as outras entradas dos outros botões, tornando todo o sistema inativo, exceto aquele que teve o primeiro acionador através o botão de pressão.

Esta saída relativa à trava acionada ilumina o LED relevante, indicando o número do botão que foi pressionado primeiro.

O é um circuito de jogo simples que pode ser construído por todos os entusiastas eletrônicos e também por crianças em idade escolar.

Detalhes de pinagem do IC 7420

Anterior: Circuito de chave de bloqueio de código operado por toque Próximo: Circuito do controlador da bomba de água do interruptor de pressão