Circuito amplificador de alto-falante classe D 3,7 V para entrada analógica diferencial

Um amplificador classe D é basicamente uma categoria de amplificador em que os dispositivos de potência (mosfets e BJTs) são operados como interruptores.

Os dispositivos de saída associados em tais circuitos de amplificador são totalmente LIGADOS ou totalmente DESLIGADOS, mas nunca alternam entre outros níveis indefinidos, garantindo dissipação de calor mínima e eficiência máxima dos dispositivos.

O funcionamento desses circuitos amplificadores pode ser entendido da seguinte forma:

Como funciona

Um comparador baseado em opamp entra em ação cujas entradas são alimentadas com dois sinais, um é o sinal de música que precisa ser amplificado, enquanto o outro é um sinal de onda triangular de alta frequência de amostra.

O opamp é forçado a comparar e avaliar o sinal de música com as ondas do triângulo de amostra e produzir uma saída que pode ser assumida como exatamente proporcional e em conjunto com o sinal de música original, mas em um PWM ou em uma forma modulada por largura de pulso.

Este PWM equivalente à música é ainda amplificado pelo power mosfet adjacente ou estágios BJT a fim de reproduzir uma música cristalina que pode ser uma réplica exata da música alimentada e obtida sem muito aquecimento dos mosfets.

Isso permite que amps comparativamente mais baixos sejam consumidos do que a forma convencional de amplificadores que vêm em outras categorias, como classe A / B / C, etc.

Um desses IC, que é projetado para realizar um tipo de amplificação de classe D, é o IC BD5460, que nem mesmo requer um filtro LC de choke externo para as operações. Normalmente, um filtro indutor torna-se essencial com a maioria das topologias de amplificador classe D para minimizar os harmônicos acompanhados e perturbações semelhantes.

Especificações técnicas

O chip torna-se idealmente adequado para mini dispositivos de áudio portáteis, como em telefones celulares, IPods, Ipads, rádios FM, etc.

O IC é especificado com uma potência de saída de cerca de 2 watts a 3,7V. A faixa de potência de entrada pode ser de 2,5 V a 6,5 ​​V DC.

O IC também possui outros recursos integrados, como função de espera, proteção contra curto-circuito, desligamento térmico e recurso de bloqueio de subtensão.

Alguns circuitos amplificadores classe D usando o IC BD5460 podem ser testemunhados nos diagramas a seguir. O design do lado esquerdo é um amplificador baseado em entrada diferencial, enquanto o lado direito representa uma topologia de extremidade única. Todos os capacitores de 0,1 uF são configurados como filtros de desacoplamento de entrada.

Diagrama de circuito

Mais informações sobre o IC BD BD5460 podem ser adquiridas na seguinte ficha técnica do IC.

Anterior: Desligando as luzes em uma sequência periódica Próximo: Circuito de partida de carro controlado por celular