Circuito do motor de motor trifásico sem escova (BLDC)

Neste artigo, aprendemos como fazer um circuito de driver de motor DC sem escova trifásico simples. O circuito emprega o popular IC driver trifásico IRS2330

A ideia apresentada parece simples, já que a maioria dos aspectos técnicos é tratada de forma eficiente pelo próprio IC, trata-se de conectar as pinagens relevantes com os poucos componentes externos suplementares para as implementações necessárias.

Como BLDC com sensores Hall funcionam

Sabemos que todos os motores BLDC incorporam fundamentalmente Sensores Hall anexado com seu conjunto de estator, onde esses dispositivos desempenham uma regra crucial na detecção e fornecimento do circuito de controle com os dados necessários a respeito das posições instantâneas do ímã do rotor em relação ao ativação da bobina do estator .

A informação ajuda o circuito de controle a posteriormente mudar as ativações do eletroímã do estator sequencialmente, de modo que o rotor experimente constantemente um torque rotacional e produza o movimento rotacional pretendido.

Portanto, parece que os sensores de efeito Hall são os únicos responsáveis ​​por detectar e induzir o pretendido movimento rotacional em motores BLDC .

O circuito de controle conectado aos sensores Hall são, na verdade, 'cegos' e respondem inteiramente aos sinais do sensor Hall, a fim de produzir o feedback necessário para as bobinas eletromagnéticas.

O fato acima realmente torna o projeto de um controlador de motor BLDC trifásico muito fácil, a simplicidade também é auxiliada pela fácil disponibilidade do controlador trifásico universal H ponte driver IC como o IRS2330.

Estudo das especificações IC IRS2330

A discussão a seguir fornece uma visão abrangente sobre o projeto de um circuito acionador de motor BLDC sem escova trifásico:

Detalhes de pinagem do IC

A figura acima mostra o diagrama de pinagem do IC IRS2330 que simplesmente precisa ser conectado a um conjunto de alguns componentes externos para implementar o circuito controlador de BLDC proposto.

Como configurar o IC Full Bridge

No diagrama acima, testemunhamos o método de conexão das pinagens de IC com alguns componentes externos, em que o estágio IGBT do lado direito mostra uma configuração de ponte H padrão usando 6 IGBTs integrado com a pinagem apropriada do IC.

A integração acima conclui o estágio de potência de saída para o circuito do controlador BLDC, a 'carga' indica as bobinas do eletroímã trifásico BLDC, agora é tudo sobre como configurar as entradas HIN1 / 2/3 e LIN1 / 2/3 do IC com os respectivos saídas do sensor Hall.

NÃO portas para sequenciar as entradas HIN, LIN

Antes de aplicar os gatilhos do sensor Hall às entradas IC do driver, é necessário armazená-lo em um buffer através de algumas portas NOT conforme mostrado no diagrama acima.

Finalmente, os resultados do NÃO portas é integrado apropriadamente com as entradas do IC IRS2330.

Os negativos de todos os sensores hall podem ser considerados aterrados.

O segundo circuito que forma a configuração do driver principal para a proposta Driver de motor BLDC sem escova trifásico circuito, também pode ser visto com um estágio de detecção de corrente em sua seção inferior esquerda. O divisor resistivo pode ser dimensionado apropriadamente para permitir uma proteção de sobrecorrente e controle sobre o motor BLDC conectado.

Para obter detalhes abrangentes sobre a configuração de detecção de corrente e outras complexidades de todo o projeto, pode-se consultar a seguinte ficha técnica do IC:

Anterior: Otimizando a Rede, Eletricidade Solar com Inversor Próximo: Circuito de Medidor Simples ESR