Circuito inversor de bomba submersível solar trifásica

A postagem explica um circuito inversor de bomba submersível solar trifásica simples que pode ser feito configurando alguns CIs e alguns dispositivos de energia. A ideia foi solicitada pelo Sr. Lufono e pelo Sr. Sami.

Objetivos e requisitos do circuito

1. Em primeiro lugar, devo agradecer a você e ao Sr. Lufono, tenho muitos projetos de tubos solares de poço e quero fazer um inversor trifásico e eu conectei 14 a 23 painéis solares de 250 watts cada painel solar de 31 volts 8 ampères em série do que tenho 450 vdc a 750 vdc.
  2. Meu submersível bombeia 5,5kw a 7,5 kw trifásico 220v e 380v trifásico.
  3. Também solicito que no circuito o controle automático da velocidade do motor também seja necessário, significa que quando as tensões do painel solar aumentam ou diminuem com o tempo e a velocidade do motor da luz solar também se ajusta automaticamente.
  4. Se igbt necessário GP50R12KT3 ou outro não há problema, por favor me ajude então, obrigado.

O design

Já expliquei um único chip simples Circuito inversor de ponte completa trifásico , o mesmo IC pode ser usado para o circuito inversor da bomba solar proposto. A configuração padrão do driver trifásico IC IRS2330 pode ser vista abaixo:

Diagrama de circuito

No entanto, uma vez que o driver trifásico mencionado requer um sinal trifásico dedicado em suas entradas de acionamento marcadas como HIN .... LIN, seria importante primeiro aprender sobre um simples Circuito gerador de sinal trifásico usando opamps que podem ser integrados com o design acima para o resultado pretendido.

Não precisa ser um sinal trifásico de onda senoidal, um gerador PWM de mudança de fase de 120 graus de onda quadrada simples pode ser usado para a aplicação, conforme ilustrado abaixo:

Esquema do gerador trifásico

gerador PWM de mudança de fase de 120 graus de onda quadrada simples

O circuito gerador trifásico acima pode ser modificado da seguinte maneira, de modo que possa ser alimentado para o IC do driver trifásico mostrado na primeira imagem:

opamps são armazenados em buffer usando inversores de transistor

Usando o Estágio de Buffer BJT

Aqui vemos como as saídas dos opamps do gerador trifásico são armazenadas em buffer usando inversores de transistor para produzir os 3 canais fora de fase necessários para as entradas HIN ... LIN do IC driver do inversor trifásico IRS2330.

A carga conectada com o motorista mosfets ou IGBTs agora receberia uma tensão operacional trifásica de onda quadrada, que poderia ser um motor de bomba submersível em nossa aplicação, conforme a solicitação.

No caso de o IC IRS2330 parecer difícil de adquirir no mercado local, o seguinte conceito de circuito inversor solar submersível de meia onda mais barato poderia ser implementado, embora com eficiência de potência 50% menor.

O Os BJTs podem ser substituídos por mosfets devidamente classificados ou IGBTs ... o resto da configuração é bastante simples e não precisa de muitas explicações.

Anterior: Compreendendo a fiação do regulador de tensão da motocicleta Próximo: Transistor Stray pickup Falso Triggering Problem