3v, 4,5v, 6v, 9v, 12v, 24v, circuito do carregador de bateria automático com indicador

Um circuito carregador de bateria de voltagem automático tudo-em-um é discutido no post a seguir, o circuito pode ser modificado de muitas maneiras diferentes de acordo com os requisitos e aplicações individuais.

O circuito a seguir permitirá que você carregue qualquer bateria de 1,5 V a 24 V simplesmente configurando um determinado preset.

Como funciona usando LM3915 IC

O funcionamento do circuito pode ser entendido com os seguintes pontos: O IC LM3915 que é um chip de exibição de tensão Dot / Bar forma a seção principal do circuito.

O IC tem dez saídas com incremento linear, que são sequenciadas uma após a outra em resposta a um potencial crescente alimentado em seu pino # 5. Assim, a sequência de saída corresponde ao nível de tensão instantâneo no pino de 'entrada de sinal' do IC.

A predefinição de 10K associada ao IC acima é definida de acordo com a tensão da bateria que precisa ser carregada. Depois disso, os LEds conectados na saída indicam linearmente o nível de carga da bateria iluminando em sequência e, finalmente, quando o último LED acende, o que acontece quando a bateria fica totalmente carregada, o SCR é acionado desligando o processo de carga permanentemente até que a energia é reiniciada.

• Descubra a mais ampla gama de circuitos do carregador automático de bateria

O estágio que compreende o IC LM338 é um regulador de tensão padrão IC, o preset associado ao IC é definido de acordo com o limite de carga total necessário da bateria conectada. O transistor BC547 fornece 3 V fixos para os LEDs conectados para controlar a dissipação do IC.

O transistor BC557 permanece desligado enquanto o último LED na matriz que pode ser selecionado para a indicação de carga total não estiver aceso. Assim que o último LED de 'carga total' liga, o BC557 também é ligado, acionando o SCR.

O SCR aterra instantaneamente o pino ADJ do LM338, desabilitando completamente o IC e a saída para a bateria. A bateria agora para de receber qualquer tensão e, portanto, é impedida de ficar sobrecarregada.

Como configurar este circuito

O circuito pode ser utilizado para carregar baterias de 1,5V, 3V, 6V, 9V, 12V, 15V, 18V, 21V e 24V, na verdade qualquer tensão que possa estar entre 1 e 24V. Suponha que você queira carregar uma bateria de 6V, o nível de carga total para essa bateria seria 7V.

A configuração do circuito pode ser feita da seguinte maneira:

1. Não conecte a bateria inicialmente e também mantenha a porta SCR desconectada da rede BC557. Aplique um potencial DC relativamente maior na entrada do IC LM338, pode ser uma entrada de 9V ou 12V.
  2. Ajuste a predefinição de 10K sob o LM338 de forma que os pontos terminais da bateria recebam uma saída de 7V.
  3. Agora ajuste a predefinição de 10K sob o IC LM3915 de forma que o último LED pisque apenas nesta tensão, ou seja, nos 7V aplicados.
  4. Restaure a conexão da porta SCR de acordo com o diagrama do circuito. É isso o circuito está pronto agora.
  5. Durante o processo de carregamento, cada LED corresponderá a 7/10 = 0,7 volts, o que significa que, a 5V, o 7º LEd será iluminado e com um aumento de 0,7V o LED subsequente será aceso e a sequência prosseguirá do 7º ao 8º ao 9º e finalmente para o 10º LEd desligando o circuito e carregando a bateria.

Alternativamente, se você estiver interessado em fazer o circuito responder com todas as baterias de 3 V a 12 V, você pode ajustar o pré-ajuste do LM3915 de forma que o último LED quase não acenda em 14,4 V.

Agora, cada pinagem do IC correspondente ao LED relevante seria sequenciada a uma taxa de 14,4 / 10 = 1,4 V, portanto, para uma bateria de 6 V, a pinagem do LED de carga total seria 7 / 1,4 = 5, o que significa que o 5º LED aceso indicaria que a bateria de 6 V conectada agora está totalmente carregada.

Para habilitar o desligamento automático para a situação acima, você apenas precisa se certificar de que a base do BC557 está conectada à 5ª pinagem do IC LM3915 da esquerda para a direita.

Para uma bateria de 9 V, seria 9 / 1,4 = 6,4 LEd, o que significa que quando o 6º LED está totalmente brilhando e o 7º LED quase não pisca, o 7º LEd pode ser selecionado e unido à base BC557 para obter o desligamento automático necessário.

Diagrama de circuito

3v, 4,5v, 6v, 9v, 12v, 24v, carregador de bateria automático com circuito indicador

Usando a Trava do Transistor em vez de SCR

Se o circuito acima não responder com um SCR, o seguinte circuito usando uma trava de transistor pode ser empregado:

Para uma função ON / OFF automática

Se você quiser que o circuito do carregador de bateria multiuso acima desligue o carregador enquanto a bateria atinge o limite de mudança total e, em seguida, ligue rapidamente o carregamento quando a bateria começar a cair abaixo do limite de carga total e continue flip-flopping neste nível de limite, nesse caso, você pode tentar modificar o design da seguinte maneira:

Anterior: Circuito Regulador de Tensão Fixa 5V 3 Amp usando IC LM123 Próximo: Circuito Conversor de CA Monofásico para CA Trifásico