Alarme infravermelho remoto sem fio de 433 MHz

Um circuito de alarme infravermelho simples pode ser construído usando uma unidade de controle remoto RF de 433 MHz e um sensor IR baseado em TSOP. Vamos aprender os procedimentos em detalhes.

Em alguns dos outros posts que discuti sobre esses Módulos de controle remoto RF . Para obter mais informações, você pode ler o seguinte artigo relevante:

Neste artigo, empregamos um dos métodos acima e implementamos o circuito de alarme sem fio infravermelho proposto conforme explicado abaixo:

A ideia é muito simples, o circuito infravermelho está integrado com o módulo Tx (transmissor), de modo que, desde que o feixe IR não seja perturbado por um intruso, o interruptor Tx é mantido desativado e, no momento em que o feixe IR é interrompido por um intruso, o interruptor TX é acionado, o que em por sua vez, aciona o relé Rx remoto e o alarme associado.

O Circuito do Transmissor

Circuito transmissor infravermelho remoto de 433 MHz

A configuração acima descreve o estágio do circuito transmissor de alarme sem fio IR configurado, em que o TSW434 forma o padrão Chip transmissor RF , enquanto o HT-12E é configurado como um codificador de RF IC.

PARA Gerador de infravermelho também pode ser visto o estágio que é usado para gerar e focalizar um feixe IR no sensor do estágio codificador / transmissor IR.

Esta Feixe infravermelho é posicionada e esticada ao longo da premissa que precisa ser protegida.

No estágio de transmissor, o codificador IC inclui 4 entradas, todas as quais requerem um aterramento ou gatilho negativo para ativar o codificador IC e solicitar que o TWS envie um sinal de pulso codificado correspondente no ar dentro da faixa de 50 metros.

Dependendo dos requisitos dos usuários, apenas um único estágio pode ser usado ou todos os quatro estágios podem ser acionados para monitorar 4 zonas críticas diferentes que precisam de proteção contra uma possível intrusão ou quebra

O estágio do sensor IR incorpora um IC do sensor da série TSOP17XX padrão , que é configurado com um amplificador de transistor PNP BC557 stgae para amplificar os pulsos elétricos relativamente menores do sensor para uma saída de 5V.

Contanto que o feixe IR permaneça focado e incidente no Sensor TSOP , o BC557 é mantido ligado, o que garante um potencial positivo sobre o pino de entrada relevante do codificador IC.

Em um evento este O feixe de infravermelho foi cortado devido à passagem de um humano por meio da zona restrita, o BC557 é interrompido por aquele momento que por sua vez faz com que um sinal de terra apareça na entrada particular do pino do codificador.

Esta ação inicia instantaneamente o chip TWS para enviar um pulso codificado correspondentemente no ar que deve ser recebido pela unidade receptora ou a unidade decodificadora receptora posicionada em algum local remoto desejado dentro da faixa radial especificada, perto do usuário.

O Estágio Receptor

Circuito receptor infravermelho remoto 433 MHz

Um estágio de decodificador de receptor de RF complementar pode ser visto no diagrama acima, que é configurado para receber o sinal transmitido pelo estágio de transmissor explicado na seção anterior.

Aqui, o RSW está posicionado para pegar o sinal transmitido do TWS IC explicado anteriormente e encaminhar o sinal codificado para o IC decodificador HT-12D . Este IC então decodifica apropriadamente os sinais recebidos, convertendo-os em um sinal baseado em lógica através de um dos pinos de saída relevantes.

Os pinos 10 a 13 formam os pinos de saída do IC decodificador que produz as saídas lógicas correspondentes para um estágio de driver externo.

Aqui, o estágio do driver é formado por meio de um PNP BC557 e um relé com fiação adequada para alternar a carga conectada que pode ser uma unidade de alarme.

Como pode ser visto, todos os pinos de saída do IC do decodificador são paralelos ou amarrados juntos e integrados com o estágio do driver do relé.

Isso garante que o relé driver é capaz de disparar em resposta à ativação de qualquer um dos pinos de entrada do transmissor que podem ser configurados com um sensor TSOP separado em diferentes locais críticos.

O gerador de frequência infravermelho, conforme indicado no primeiro estágio do circuito Tx, pode ser construído usando um IC 555 conectado em seu astável padrão modo com uma frequência definida em 38kHz.

O circuito de alarme infravermelho remoto sem fio discutido acima pode ser implementado para monitorar qualquer local crítico desejado remotamente dentro de uma distância radial de cerca de 50 metros ou mais, dependendo de qual módulo de RF é empregado.

Anterior: Circuito Gerador de Função Bluetooth Próximo: 5 circuitos de pré-amplificador simples explicados