Circuito amplificador estéreo de 5 watts com controles de graves agudos

Um circuito amplificador estéreo Hi-Fi completo, independente, pequeno e compacto com controle de volume, agudos e graves é apresentado no artigo a seguir.

Este pequeno compacto amplificador estéreo pode ser usado para amplificar música de telefones celulares, USB de computador, Ipod ou qualquer fonte capaz de produzir sinais tão baixos quanto 50 milivolts.

Devido à facilidade de controle de graves e agudos altos, um par de pequenos subwoofers pode ser usado para obter uma resposta de música Hi-Fi aprimorada de qualquer entrada de música comum.

Circuito de graves agudos

Começaremos com um circuito controlador de agudos e graves de alto ganho e alta fidelidade, que constitui o primeiro estágio deste projeto de amplificador de mesa compacto.

Os transistores T1 e T2 são projetados para funcionar como um amplificador de tensão de alta impedância de entrada e com baixa impedância de saída.

Quando o braço deslizante central da predefinição P1 é ajustado para seu limite total de 1 k, a sensibilidade de entrada junto com o pequeno amplificador de 5 watts chega a cerca de 150 mV para a versão de 12 volts, e quando um alto-falante de 4 ohms é usado como o carregar. Isso pode se tornar 200 mV se a tensão de alimentação for aumentada para 17 V e o alto-falante tiver um valor de 8 ohms.

Se precisar de uma sensibilidade de entrada maior, você pode usar o valor P1 predefinido menor que 1 K. Se você estiver interessado em incluir uma faixa seletiva para a sensibilidade de entrada, nesse caso você pode colocar uma chave seletora com resistores diferentes na entrada para selecionando a faixa de sensibilidade de entrada desejada.

A fórmula para calcular os valores do resistor é mostrada abaixo:

Rx = 500 x Vin / 300 - Vin

onde Vin representa o valor RMS de entrada da tensão em mV. A fórmula pode ser usada com eficácia para todas as tensões de entrada de 5 mV a 250 mV.
Os transistores T3 são configurados como um circuito de controle de tom Baxandall. O capacitor de 1 nF entre o coletor T3 e a linha de aterramento é incluído para melhorar a estabilização e restringir as oscilações.

Design de PCB para a placa de controle de graves agudos

Amplificador estéreo compacto de 5 watts

O controle de tom ativo de alto ganho explicado acima pode ser integrado a um pequeno amplificador compacto pessoal, conforme descrito abaixo. Esta é uma versão minúscula de 5 watts.

A saída do módulo de graves agudos deve ser integrada à entrada do seguinte circuito amplificador.

Como funciona

Os transistores TI e T2 são configurados para funcionar como um amplificador de tensão de acoplamento direto. O resistor R6 e os diodos DI / D2 decidem o nível de corrente ociosa ou o consumo de corrente quiescente do estágio de driver quase complementar T3 / T4 junto com o estágio de saída T5 / T6.

Os valores dos resistores R7 e R8 são selecionados de forma que os transistores de saída sejam mal polarizados LIGADOS ou simplesmente desligados. Isso, por sua vez, é determinado pelo ganho dos transistores usados.

C3, C5, C6 e R3 estão incluídos para garantir a estabilidade adequada do projeto. A sensibilidade de entrada deste amplificador de 5 watts é de aproximadamente 400 mV quando uma entrada de alimentação de 12 volts e um alto-falante de 4 Ohms são usados, e é de 600 mV quando a fonte é de 17 V e a resistência do alto-falante é de 8 Ohms.

É possível melhorar o ganho do amplificador reduzindo R4, mas isso pode não ser uma boa ideia, pois pode levar a instabilidade e níveis mais altos de distorção.

O seguinte cuidado deve ser mantido para o layout do projeto ao instalar a placa do amplificador dentro do chassi.

1. O fio negativo do alto-falante deve ser conectado diretamente ao terra principal da fonte de alimentação e não ao PCB do amplificador. Este cabo deve ser mantido afastado da placa de circuito.
  2. Cada um dos cabos de alimentação mostrados no diagrama deve passar separadamente para a placa nos locais especificados.
  3. A seção de saída e a fiação da placa devem estar bem isoladas e afastadas da fiação de entrada e dos estágios da placa.
  4. Para evitar loops de aterramento, todo e qualquer fio de alimentação deve ser conectado individualmente e conectado separadamente à fonte de alimentação da placa.

Lista de Peças

• dissipadores de calor para TO -5

Tabela de Seleção R12, C4

Design de PCB estéreo

Layout de trilha de componente para o PCB compacto estéreo acima

Circuito de alimentação

O diagrama a seguir demonstra o circuito de alimentação regulado para o circuito amplificador estéreo compacto.

Os transistores TI e 12 são conectados como um par Darlington para que funcionem como um transistor seguidor de emissor de alta potência e alto ganho composto.

A tensão de referência básica para este seguidor de emissor é fixada através de Z1, que pode ser selecionada como um zener de 13 V ou 18 volts para obter uma alimentação de 12 V ou 17 volts, respectivamente.

Devido à baixa entrada e saída, o diferencial T2 deve dissipar muito pouca quantidade de energia na forma de calor e, portanto, um dissipador de calor pode não ser essencial.

Projeto de PCB e layout de componentes para a fonte de alimentação

O layout PCB completo para a fonte de alimentação é fornecido abaixo:

Lista de Peças

Anterior: Circuito de barra de luz LED regulável por toque Próximo: Sonda de teste de circuito simples - Localizador de falhas de PCB