Adicione este curto circuito de proteção à sua fonte de alimentação

Um circuito de proteção de curto-circuito bastante barato, mas razoavelmente eficaz, é explicado abaixo, o qual pode ser usado para proteger o circuito de alimentação

Introdução

Uma unidade de fonte de alimentação é uma unidade indispensável para todos os entusiastas e engenheiros eletrônicos que trabalham no campo relevante. Embora hoje todos nós usemos unidades de fonte de alimentação de alta tecnologia com proteção integrada, há pessoas que ainda dependem de tipos comuns de fontes de alimentação sem recurso de proteção.

O maior inimigo de todas as unidades de fonte de alimentação é um possível curto circuito que pode ocorrer em seus terminais de saída devido a uma conexão acidental ou devido a uma falha na carga conectada.

Existem vários circuitos eletrônicos que podem ser empregados com uma fonte de alimentação para verificar este problema, no entanto, esses circuitos às vezes correm o risco de serem danificados devido às limitações de muitos parâmetros elétricos.

Uma maneira muito inovadora de corrigir esse problema foi mostrada neste artigo. Um único relé é usado para detectar e desarmar a saída do mau funcionamento envolvido.

Operação de Circuito

Consultando o diagrama de circuito, vemos que um relé está conectado diretamente na saída da saída DC da fonte de alimentação, porém a conexão é feita através do Contatos N / O do relé . Esses contatos também são terminados como saída da unidade.

N / O significa normalmente aberto, ou seja, os contatos estão abertos inicialmente, o que por sua vez mantém a saída desconectada do positivo da fonte de alimentação.

Agora, quando o botão de pressão mostrado é pressionado momentaneamente, os contatos N / O são desviados, permitindo que a corrente flua através da bobina do relé.

A bobina do relé é energizada, fechando os contatos N / O, que por sua vez trava e mantém a posição mesmo depois que o botão é liberado.

O relé robusto mantém esta posição travada enquanto a saída é usada em condições normais, mas em caso de curto-circuito nos terminais de saída, pode haver uma queda acentuada na tensão, no instante em que essa tensão cai abaixo da tensão da bobina do relé, ele perde sua força de retenção e imediatamente libera os contatos e desarma, desligando o fornecimento para a saída e no curso DESLIGA a trava evitando as condições de perigo de curto prazo.

Isso traz o relé à sua condição inicial e precisa ser reinicializado para restaurar a energia na saída.

O diagrama do circuito para a proteção contra curto-circuito da fonte de alimentação é mostrado abaixo:

Anterior: Circuito de proteção de curto / sobrecarga do amplificador - 2 ideias discutidas Próximo: 2 melhores circuitos temporizadores de longa duração explicados