Adicionando um PWM Multi-faísca ao circuito de ignição de automóvel

O post investiga um circuito oscilador de 2 pinos simples que pode ser inserido entre a bobina de captação e a unidade CDI de um veículo para obter uma entrada de disparo múltiplo induzida em resposta a cada sinal da bobina de captação, que por sua vez deve aumentar o capacidade de centelhamento da bobina CDI. A ideia foi solicitada pelo Sr. Vimal.

Especificações técnicas

Obrigado por sua ajuda no circuito de aumento de 555 buck.

Precisava de sua ajuda com mais um conceito de circuito.

Observe os detalhes abaixo.

1) Em um veículo com motor a gasolina, a centelha se dá por meio de uma bobina de ignição. Esta bobina é acionada por 12 volts DC puro.

2) Em alguns experimentos, foi notado que se a bobina for fornecida com CC pulsado em uma certa frequência, as faíscas se tornam mais fortes devido à bobina operando em sua frequência ressonante ideal sem exigir um aumento real na tensão de entrada operacional ou consumo de amperagem ainda maior .

3) Aumentar a tensão de entrada de 12 volts para tensões mais altas também aumentaria a intensidade da faísca, mas isso levaria a danos na bobina primária a longo prazo. Além disso, como a bobina primária esquentaria mais devido à tensão mais alta, ela consumiria mais amperes, levando à falha da bobina.

4) Eu queria sua ajuda no projeto de um circuito que é um conversor CC passivo para CC de pulso variável e não requer nenhuma conexão de aterramento para operar.

O critério de 'SEM CONEXÃO À TERRA' se deve ao fato de que o circuito deve se fixar em série na linha de entrada + ve da bobina, pois não é possível modificar o chicote original do veículo para trocar as conexões da bobina.

(Tensão + DC IN e Pulsed DC tensão OUT alimentados diretamente apenas na linha + viva conectada ao terminal + ve da bobina).

5) O consumo total de amperes de uma bobina de ignição normal geralmente não excede 15 amperes. Portanto, este circuito deve ser capaz de lidar com 15 amperes de consumo de energia passando por ele.

6) Um aumento de 1 - 2 volts acima da tensão de entrada é aceitável.

7) Encontrei um circuito online que não requer aterramento externo para funcionar. Não entendo o funcionamento profundo da eletrônica, portanto, estou anexando a este documento para sua referência. Não tenho certeza se este design funcionaria para o aplicativo que tenho em mente.

8) A razão por trás de ter um controle de frequência variável neste circuito é que podemos ter uma configuração de bancada de teste para estudar a melhor frequência de ressonância na qual as bobinas automotivas operariam sem nenhum dano.

Eu realmente apreciaria se você pudesse me ajudar com o design e os conceitos deste tipo de circuito.

Observe que o circuito anexo é para sua referência. O projeto de circuito real necessário pode ser diferente, portanto, sinta-se à vontade para oferecer seu conselho se os resultados finais necessários puderem ser alcançados usando princípios e projetos de circuito diferentes.

P.S. : - Desculpe por não postar isso em seu blog, pois não queria inundar seu blog com minhas idéias bizarras.
Obrigado pelo seu tempo e apoio.

Vimal Mehta

O design

O circuito conectado acima pode funcionar se seu terminal de 12 V estiver conectado com a bateria de + 12 V do veículo e a saída do pino nº 3 para a bobina de captação. Isso permitiria quebrar o sinal de pickup em muitos pulsos curtos, porém a ideia não parece ser uma abordagem eficiente, uma vez que isso reduziria o tempo de disparo do CDI para um nível inferior e por sua vez poderia causar uma queda na intensidade do faíscas.

Qualquer outra configuração mais eficiente não parece viável com o design acima.

A indução multi faísca solicitada em um sistema de ignição CDI existente pode ser alcançada com a ajuda do seguinte circuito explicado:

O circuito, na verdade, é inspirado em um circuito de pisca-pisca de automóvel de dois pinos inventado por mim há muito tempo.

O circuito na verdade oscila de forma regenerativa, onde os dois transistores se complementam para ligar totalmente e desligar totalmente em uma frequência definida.

Você também pode consultar os seguintes artigos relacionados para obter mais informações:

Circuito de avanço / retardo de ignição Adjustabe CDI para motocicletas

Circuito CDI Universal Multi-faísca aprimorado para automóveis

A frequência é determinada por R1 e C1, qualquer um desses componentes pode ser alterado para atingir as oscilações desejadas nos terminais de saída.

Para a ignição CDI de frequência variável multi faísca proposta, o circuito acima pode ser conectado em série com o fio de sinal de pick-up conforme ilustrado no diagrama.

A voltagem de cada pulso é armazenada dentro de C2 por algum limite de tempo estendido, durante o qual o circuito fornece rapidamente uma série de pulsos curtos, a uma frequência determinada pela combinação C1, R1.

R2 e R3 também influenciam as taxas de oscilação, mas também podem influenciar a largura de pulso da saída e podem ser otimizados para obter a quantidade certa de PWM e uma resposta mais eficaz da bobina CDI.

Lista de Peças

R1 = 100k predefinido

R2, R3 = 10K,

R4 = 33K,