Circuito de proteção de curto / sobrecarga do amplificador - 2 ideias discutidas

Por algum motivo, se o alto-falante de um amplificador de potência entrar em curto, isso pode levar a um dano fatal ao componente do amplificador. Para evitar isso, um circuito protetor de curto-circuito do amplificador pode ser muito útil.

O artigo a seguir explica 2 curto-circuito simples do amplificador ou circuitos de proteção de sobrecarga protegendo amplificadores da queima.

Por que precisamos de uma proteção contra curto-circuito

Ao trabalhar com designs de amplificadores de alta potência, duas coisas se tornam cruciais, a proteção do amplificador e a proteção dos alto-falantes contra um influxo acidental de corrente.

Especialmente quando o projeto do amplificador envolve mosfets caros, o projeto se torna especificamente vulnerável a curtos-circuitos nas saídas. Um curto-circuito na saída pode ser causado por manuseio incorreto ou ignorância por parte do usuário.

Qualquer que seja o motivo, o final resulta na destruição dos preciosos MOSFETs dentro da caixa do amplificador.

O acidente acima pode ser evitado adicionando um pequeno circuito para detectar condições de curto-circuito nas saídas de um amplificador.

Operação de Circuito

O diagrama do circuito de proteção contra curto / sobrecarga do amplificador mostra um design barato usando apenas um único transistor para implementar o recurso pretendido.

Normalmente, um resistor de valor baixo é normalmente empregado na saída de amplificadores mosfet, a corrente desenvolvida através deste resistor pode ser bem explorada para disparar um relé no caso de exceder o valor de corrente máximo seguro.

O limite de corrente através do resistor acima é detectado por um LED dentro de um optoacoplador, que acende no momento em que uma condição de curto ou de sobrecarga é detectada.

Isso aciona instantaneamente o transistor opto que, por sua vez, liga o driver do transistor e o mecanismo de relé associado.

Visto que as bobinas de relé suportam a conexão do amplificador com a saída do alto-falante, desconecta o amplificador da conexão de saída, evitando possíveis danos aos dispositivos do amplificador.

O capacitor na base do transistor mantém o transistor ligado por alguns segundos para que o relé não oscile aleatoriamente.

Faça este amplificador curto / circuito de proteção de sobrecarga

O próximo design simples de curto-circuito e protetor de sobrecarga apresentado aqui pode ser usado para proteger dispositivos valiosos operados pela rede elétrica, como amplificadores, aparelhos de TV, DVD players ou qualquer outro aparelho semelhante. O circuito foi solicitado pelo Sr. Ashish.

Especificações técnicas:

Eu realmente achei circuitos muito úteis no seu blog e tentei a maior parte deles, obrigado por isso.

Eu fiz um amplificador estéreo Mosfet de 150 Watts e estava procurando um bom e simples circuito de proteção contra curto-circuito para este amplificador. Só encontrei circuito de proteção para alto-falantes no seu blog e eu o adicionei.

Eu queria um circuito de proteção de curto-circuito simples e de baixo custo após o estágio de retificação para proteger Mosfets sensíveis e transformadores caros. Eu pensei que você iria ajudar, obrigado

Meu amplificador funciona a +/- 36 V e eu realmente precisava dele porque moro perto de uma vila onde há muitos problemas de energia. Você pode ajudar ????

O design

Normalmente, todos os dispositivos sofisticados de hoje incorporam um arranjo de protetor de curto-circuito embutido, mas ainda assim, adicionar um dispositivo de proteção externa mais abrangente só poderia beneficiar o sistema conectado.

Além disso, para dispositivos como amplificadores que são construídos em casa, esse dispositivo de proteção pode ser muito eficaz e útil. Também para um aquarista que prefere construir aparelhos eletrônicos em casa poderia ser muito beneficiado com a presente ideia.

O projeto do protetor de curto-circuito apresentado funciona em um princípio muito básico e não custa mais do que alguns dólares.

Vamos aprender os detalhes de funcionamento do circuito proposto.

Ao aplicar energia, a alta corrente da entrada de 220 V é reduzida o suficiente por C1, retificada por D1 e filtrada por C2 para alimentar a porta do triac T1.

O triac conduz e liga o transformador primário conectado, ligando assim a carga que, neste caso, é um amplificador de potência.

O transistor Q1 junto com R1, R2 forma um estágio de sensor de corrente.

R2 é escolhido especificamente de forma que desenvolva tensão adequada através de si mesmo no limite de alta corrente perigoso especificado.

Como de costume, a fórmula para determinar R2 = 0,6 / corrente (A)

Assim que a tensão de disparo se acumula em R2, Q1 ativa e afunda a tensão de porta do triac para o aterramento, fazendo-o desligar.

A regulagem continua enquanto a condição de curto ou sobrecarga não for removida.

A regulação de curto-circuito acima garante que o nível de corrente acima do nível de perigo especificado seja restrito, protegendo os dispositivos preciosos associados ao amplificador conectado.

Se um recurso de travamento for necessário para o projeto acima, o emissor Q1 pode ser configurado com um SCR e o SCR pode ser usado para travar e desligar o triac.

Diagrama de circuito

Lista de Peças

• R1 = 100 ohms
  • R2 = ver texto
  • R3 = 1k
  • R4 = 10k
  • C1 = 0,33 / 400V
  • C2 = 1uf / 250V
  • Q1 = BC547
  • Z1 = diodo zener 12V / 1 watt
  • T1 = BT136 ou de acordo com a classificação atual
  • TR1 = De acordo com as especificações de requisitos de carga.

Anterior: Circuito de Alarme Detector de Movimento LDR Simples Próximo: Adicione este curto circuito de proteção à sua fonte de alimentação