Circuito Detector Anti Spy RF - Detector de insetos sem fio

Um circuito anti-espião ou detector de bug é um dispositivo que detecta dispositivos eletrônicos sem fio ocultos, como microfones sem fio, câmeras espiãs, dispositivos Wi-Fi, rastreadores GPS ou qualquer dispositivo que emita algum tipo de radiofrequência (RF).

O projeto proposto pode ser usado especificamente como:

• Circuito Detector de Sinal Wi-Fi
  • Circuito detector de sinal de transmissor FM
  • Circuito Detector de Câmera Wi-Fi Spy
  • Circuito detector de microfone sem fio

Visão geral

Também chamado de anti-espião Sniffer RF , geralmente são usados ​​para escanear e detectar vigilância eletrônica oculta, que pode ser instalada para monitorar secretamente um 'alvo' ou um oponente e aprender secretamente sobre seus planos.

Dispositivos de insetos são usados ​​principalmente por agentes detetives, polícia e agentes secretos para rastrear o comportamento de um suspeito de crime ou de um cliente pessoal.

O circuito detector de bug apresentado aqui é desenvolvido exclusivamente por mim , e pode ser usado para detectar, localizar qualquer dispositivo sem fio oculto ou vigilância indesejada instalada em uma sala.

O oculto dispositivos espiões poderia estar dentro de camas, armários, mesas / cadeiras, vasos de flores ou, de fato, em qualquer lugar que um indivíduo normal menos suspeitasse.

Identificar esse sistema de vigilância oculto indesejado pode ser impossível sem o uso de equipamentos caros e sofisticados. No entanto, a ideia do circuito apresentada aqui não é apenas barata de construir, mas também realiza o trabalho com a maior perfeição.

O diagrama completo do circuito pode ser visto abaixo:

Resultado do teste de vídeo

Circuito detector de bug sem fio simples

NOTA: a sensibilidade do circuito pode ser ajustada para níveis muito mais altos aumentando o valor do resistor 2M2 ou adicionando mais dois estágios de amplificador operacional em série com o design acima, uma vez que já temos dois amplificadores operacionais extras sobressalentes dentro do IC .

Apresentação pictórica

Descrição do Circuito

O circuito é basicamente construído usando o quad op amp IC LM324 . Embora o IC tenha 4 amplificadores operacionais integrados, apenas dois amplificadores operacionais são realmente implementados para o aplicativo detector de bug.

Os estágios A1 e A2 são idênticos e ambos são configurados como alto ganho inversor de circuitos amplificadores .

Como os dois amplificadores são unidos em série, o ganho total é altamente aprimorado, tornando o circuito altamente sensível à interferência de RF.

Basicamente, os amplificadores funcionam através das seguintes etapas:

1. A antena capta os distúrbios elétricos e os envia para o amplificador op amp A1, que o amplifica de 10 a 100 vezes dependendo do valor do resistor de feedback R1.
  2. A saída de A1 é enviada para o próximo amplificador operacional A2 via C2, que bloqueia o anúncio DC permite apenas a freqüência AC escolhida.
  3. A2 amplifica ainda mais a frequência de 10 a 100 vezes, dependendo do resistor R4. C1 garante estabilidade ao amplificador operacional e evita capturas perdidas.
  4. R2, R3 garante que as entradas do amplificador operacional atuem como entradas diferenciais para detectar mudanças mínimas nos sinais elétricos recebidos.

O circuito é tão sensível que é facilmente capaz de detectar todos os tipos de ruídos elétricos, mesmo interferência de raio trovão .

Fiquei surpreso quando vi este circuito detector de bug facilmente captar sinais do meu dispositivo Wi-Fi sem fio a uma distância de 60 cm. Na verdade, enquanto a unidade estava colocada na cama, encontrei o LED piscando anormalmente como se o circuito estivesse instável e funcionando incorretamente. Fiquei bastante desapontado.

Então eu o peguei e coloquei a alguma distância da cama, e o LED simplesmente desligou. Tentei colocá-lo novamente na cama e o LED começou a piscar novamente. Eu ainda não conseguia descobrir o motivo, e pensei que a cama estava agindo como uma grande antena e causando a confusão.

No entanto, finalmente percebi que isso estava acontecendo porque minha unidade de internet WiFi também estava colocada na mesma cama, a alguma distância.

Tirei o dispositivo WiFi da cama e o LED detector de insetos foi simplesmente desligado novamente.

Em seguida, fiz vários testes repetidos e fiquei convencido de que a unidade estava realmente detectando RF, e o LED piscando não era devido a uma condição instável ou com defeito.

Depois de confirmado, construí o circuito detector de bug final e apresentei aqui para seu prazer de leitura!

Lista de Peças

• R1, R4 = 2,2 Meg
  • R2, R3 = 100 K,
  • R5 = 1 K
  • C1, C2 = 0,1 uF PPC
  • A1, A2 = 1/2 LM324 op amp

Os detalhes da pinagem do LM324 podem ser encontrados abaixo:

Detalhes da pinagem LM324

Para mais perguntas ou informações, use a caixa de comentários abaixo.

Anterior: Cálculos do transistor de Darlington Próximo: MOSFETs - Tipo de aprimoramento, Tipo de esgotamento