Alerta do Sistema de Controle Automático de Portão Ferroviário via SMS

Um sistema de controle de portão ferroviário automático é implementado para prevenir acidentes do sistema de tração nos níveis de passagem ferroviária. Hoje em dia, muitos acidentes acontecem na passagem do portão da ferrovia devido a travessias irregulares, mesmo quando o portão está prestes a fechar. Em geral, um portão ferroviário é normalmente operado por um porteiro conforme ele recebe as informações sobre o chegada do trem .

A segurança ferroviária é o aspecto mais importante das ferrovias em todo o mundo. Este é o meio de transporte mais barato em todo o mundo e, portanto, acidentes acontecem devido ao descuido nas operações manuais. Portanto, um controlador automático de portão de passagem de ferrovia é usado para evitar acidentes em passagens de nível não tripuladas para fornecer a segurança necessária. Esses controladores eficientes são usados ​​principalmente em áreas remotas que muitas vezes carecem dos serviços de um chefe de estação ou auxiliar de linha nos níveis de cruzamento.

Controle Automático de Portão Ferroviário

O sistema de controle de portão automático pode ser implementado usando diferentes tecnologias, como GSM, Bluetooth e Android. Este artigo descreve dois tópicos de projeto de controle automático de portão de ferrovia envolvendo Android e Tecnologias GSM .

1. Operação de portão de passagem de nível ferroviário remotamente por um dispositivo Android

Este projeto é projetado para controlar o portão de passagem de nível da ferrovia através de um Aplicativo Android pelo chefe da estação. Este sistema usa um dispositivo de aplicativo Android para abrir e fechar o portão de passagem de nível, remotamente.

A operação remota também pode ser realizada por qualquer smartphone ou tablet com um sistema operacional Android com uma interface gráfica do usuário, baseada na operação da tela de toque. Esse sistema usa um microcontrolador como coração do projeto e é programado de forma que qualquer sinal de controle do telefone Android controle o motor de operação do portão.

Operação de portão de passagem de nível ferroviário

Um dispositivo Bluetooth é conectado a este sistema para realizar a operação remota. O mestre da estação ou o maquinista de um trem pode enviar um comando do aplicativo Android e, portanto, o Bluetooth do telefone celular envia os sinais para o Dispositivo bluetooth ligado a um circuito de controle. No lado do receptor, este dispositivo Bluetooth recebe esses sinais e os envia para o microcontrolador.

Portanto, com base no programa do microcontrolador , ele envia sinais para o driver do motor operar o motor . Para a operação do motor nos sentidos horário e anti-horário, um driver de motor é usado. Este sistema exibe a mensagem em resposta aos comandos dados pelos aplicativos Android, como abrir e fechar o portão, no LCD.

Aqui esta projeto baseado em microcontrolador é desenvolvido usando um aplicativo Android e pode ser melhorado ainda mais com uma provisão de envio de uma confirmação sobre o status do portão para o remetente e incluindo uma campainha para alertar as pessoas no portão. Dessa forma, tanto o maquinista do trem quanto o mestre da estação podem enviar os comandos de abrir ou fechar ao portão remotamente, por meio de um telefone portátil Android.

2. Controle de portão de passagem de nível da ferrovia através de GSM

Semelhante ao projeto acima, este também é um sistema de controle de portão de passagem de nível de ferrovia, mas é implementado usando Tecnologia GSM . Nesse sistema, a passagem de nível da ferrovia é controlada por um SMS enviado pelo mestre da estação ou pelo maquinista à área de controle.

Controle de portão de passagem de nível ferroviário por meio de GSM

O sistema possui um modem GSM com interface com um sistema de controle. Quando um motorista ou chefe de estação envia um SMS ‘aberto’ para o modem GSM, ele recebe esse SMS e o envia para o microcontrolador. O microcontrolador reconhece esses sinais e envia os sinais de comando para o IC do controlador do motor, que controla a direção do motor para abrir e fechar o portão. Portanto, este IC envia um sinal no sentido horário para o motor abrir o portão e o status é exibido no LCD.

Da mesma forma, para fechar o portão, outro SMS precisa ser enviado ao microcontrolador. Portanto, o acionador do motor conduz o motor no sentido anti-horário após receber os sinais correspondentes do microcontrolador.

São os dois projetos baseados no sistema de controle automático de portão ferroviário para operação do portão. Muitas tecnologias estão disponíveis para realizar esta operação incluindo Zigbee, IR, etc. Além disso, para qualquer ajuda em relação a qualquer projeto, você pode nos contatar comentando na seção de comentários.

Créditos fotográficos

• Controle Automático de Portão Ferroviário por wikimedia