Circuito Dipper / Dimmer de Farol de Veículo Automático

O circuito descrito aqui pode ser construído e usado em seu veículo para uma operação automática de imersão e escurecimento dos faróis do veículo, em resposta às intensas luzes vindas de um oposto faróis de veículos .

O que é um Dimmer / Dipper em automóveis

Um dimmer / dipper de farol de automóvel é um circuito que muda automaticamente as intensidades dos faróis de veículos que chegam de direções opostas de uma maneira controlada.

Isso evita que os motoristas fiquem ofuscados pelos faróis do lado oposto e permite que os motoristas tenham o controle adequado de seus veículos e evitem acidentes graves.

Por que um Dipper / Dipper de farol automático é tão importante em veículos

Você deve ter se deparado com essa situação irritante enquanto dirigia à noite, quando encontrou o lâmpada do farol foco de um veículo oposto que vem direto para seus olhos, tornando as coisas difíceis de avaliar e dando origem a uma situação de colisão ou um possível acidente.

Aliás, o motorista do veículo oposto pode estar passando pela mesma situação devido ao foco do farol de seu veículo.

Tais situações são normalmente resolvidas usando o mecanismo de troca manual, onde o motorista é solicitado a 'mergulhar' o foco de seu farol, dando ao veículo oposto a chance de ajustar seu veículo e também uma indicação de que ele também precisa 'mergulhar' as lâmpadas de seu veículo.

No entanto, fazer a operação acima manualmente, de vez em quando pode se tornar terrivelmente trabalhoso e problemático, portanto, se algum tipo de sistema automático for incorporado, pode ajudar a salvar essa dor de cabeça do motorista, especialmente enquanto ele está dirigindo em condições estressantes e perigosas rodovias.

Operação de Circuito

O diagrama a seguir descreve um circuito de dimmer ou dreno de lâmpada de cabeça automática simples, mas eficaz. O transistor é usado como um comparador , que compara o nível de resistência predefinido e o nível de resistência LDR com referência ao aterramento.

Diagrama de circuito

Circuito de drenagem de dimmer automático de automóvel com um único transistor, relé LDR e DPDT

Diagrama de conexão do relé DPDT com bulbo Dipper

Como o LDR opera

Luz incidindo sobre o LDR do farol do veículo vindo da frente diminui instantaneamente sua resistência e permite que mais corrente flua para a base do transistor.

O transistor conduz e ativa o relé, que por sua vez vira os contatos de forma que os faróis do veículo hospedeiro se conectem ao filamento da draga, mudando sua intensidade.

Todo o circuito pode ser encerrado em uma pequena caixa e instalado em algum lugar próximo à área do painel do motorista, no entanto, o LDR precisa ser conectado e colocado fora do compartimento, em algum canto do parabrisa , de modo que seja capaz de 'ver' a luz dos veículos opostos, exatamente como o motorista os veria.

Lista de Peças

R1 = 1K,
P1 = 10 K,
LDR = Com resistência @ cerca de 10 a 50 K quando iluminado à luz do dia (à sombra).
T1 = BC547,
D1 = 1N4007
Relé = bobina de 400 Ohms, DPDT, 12 volts

Fazendo um dimmer / draga de veículo sem relé

O circuito de draga automático acima pode ser modificado para operar com mosfets:

Lâmpada dimmer de automóvel usando mosfet e IC 555

Dimmer Dipper com carregador de celular

A seguinte breve explicação foi fornecida pela Srta. Surya para obter uma visão melhor do projeto do circuito proposto de um circuito de interruptor de luz de dimmer / dreno automotivo com um circuito carregador de telefone celular opcional para facilitar o carregamento de um telefone celular também a bordo.

Operação de Circuito

Aqui, o IC 555 foi usado não como um indicador de carga em vez de um comparador para controlar a ação de mergulho dos faróis dianteiros.

O uso de IC 555 como um indicador de carga teria tornado o circuito desnecessariamente complicado, portanto, uma maneira nova e mais simples é selecionada para a indicação de carga LIGADA.

O LED conectado ao resistor de limitação de corrente de 5 Ohm watts indica efetivamente o status de carregamento do telefone celular e desliga no momento em que o processo de carregamento é interrompido.

O IC 555 funciona como um comprartor aqui, quando a luz incide sobre o LDR , a tensão no PIN # 2 sobe acima do limite interno definido, o que faz com que o IC mude sua tensão de saída do PIN # 3 de 0 para 12, disparando o relé conectado.

Os contatos do relé transferem imediatamente a alimentação positiva do filamento 'alto' para o filamento 'baixo' dos faróis dianteiros, resultando em uma queda instantânea da intensidade da lâmpada.

O LDR deve ser posicionado de forma que receba apenas os raios de luz vindos da frente do veículo, que serão principalmente as luzes dos faróis de outro veículo.

Anterior: Como usar o LM317 para fazer um circuito de fonte de alimentação variável Próximo: 10 circuitos de luz de emergência automáticos