Circuito de atenuação do farol do carro (gerador de efeito de respiração)

O circuito proposto de um fader de farol de carro modificado, circuito de 'respiro' gera um efeito de flash lento sobre os faróis toda vez que as lâmpadas são desligadas. O 'efeito de respiração' continua por um certo período predeterminado, após o qual o processo é desligado automaticamente. O circuito foi solicitado pelo Sr. Ray.

Especificações técnicas

Só queria dizer que o que você faz aqui no seu blog é maravilhoso. Acabei de encontrá-los no Google à procura de um circuito de luz de perseguição.

Amei e estarei usando. Eu tenho uma pergunta sobre este circuito temporizador Apesar. Posso ligar isso ao interruptor do farol e quando desligo o interruptor começa a contagem?

Eu gostaria de adicionar isso a um circuito de luz de respiração para que, quando eu desligar minhas luzes, as luzes da cabeça e da traseira apareçam e apaguem por um determinado período de tempo.

Seria este o circuito de que preciso para o aspecto de temporização? Agradeço antecipadamente, e não há pressa.

Raio.

O design

O circuito do fader do farol do carro proposto pode ser testemunhado no diagrama abaixo dado, vamos aprender sobre seus detalhes de funcionamento:

Enquanto o interruptor principal permanecer na posição LIGADA, D2 é mantido com polarização reversa, de modo que T1 é incapaz de conduzir e, portanto, todo o circuito permanece DESLIGADO.

Em um evento, a luz principal é DESLIGADA, D2 imediatamente recebe um potencial negativo através dos filamentos da luz principal que liga T1.

T1 agora fornece o fornecimento necessário para o IC 4060, que imediatamente inicia o processo de contagem.

C4 garante que o IC comece a cronometragem do zero e não aleatoriamente quando a alimentação é ligada.

C3 garante que T1 continue conduzindo mesmo enquanto D2 recebe polarização reversa em resposta ao T3 piscando.

O pino 2 começa a contar, enquanto o pino 14 começa a oscilar em alguma taxa predeterminada. Os períodos de tempo nos pinos 2 e 14 podem ser otimizados configurando apropriadamente o P1 predefinido.

A frequência de oscilação no pino # 14 dispara T2 da maneira correspondente que, por sua vez, alterna T3 e a lâmpada principal, com o efeito de piscar / desvanecimento necessário.

O lento subir e descer ou o 'efeito de respiração' sobre as lâmpadas é gerado junto com a ajuda de R6, R7 e C2. Os valores desses componentes devem ser selecionados e otimizados por meio de experimentação para obter um efeito de desvanecimento interessante.

Enquanto isso, conforme o pino # 14 gera os pulsos, o pino # 2 conta e, assim que o tempo definido passa, ele se torna alto.

A alta no pino 2 trava o IC via D1 e também desativa a condução de T2. A situação desliga completamente os faróis dianteiros.

O circuito permanece travado nesta posição até que o interruptor principal seja novamente reiniciado manualmente para repetir o processo.

Lista de peças para o fader da lâmpada principal do carro acima, circuito gerador de 'efeito de respiração'

• R1, R3, R4 = 100K
  • R2, R9, R5 = 10K
  • R6, R7 = 470 OHMS