Circuito de controle remoto disparado por luz de tela de celular

A postagem explica um circuito de controle remoto de celular usando a luz de seu display. A ideia foi solicitada por Dondon.

Especificações técnicas

Preciso de um circuito semelhante ao circuito acima, mas vou usar o LED do celular como fonte de luz para poder ligar e desligar a carga usando o celular.

A carga será ativada somente após dois toques do telefone, após o 1º toque o dispositivo aguardará o 2º toque em 2 ou 3 minutos ou então o 1º toque será descartado para evitar o acionamento não intencional da carga.

Se possível, a alimentação do 4017 IC é de 3,7 V para que eu possa conectá-lo à bateria do telefone celular para preservar o estado de saída em caso de interrupção de energia, a seção de relé pode ser conectada separadamente a 12 V para não drenar a bateria do telefone. Agradeço antecipadamente senhor e mais poder a você!

O design

O circuito de controle remoto da luz do display do telefone celular proposto pode ser visto no diagrama fornecido. Os detalhes podem ser entendidos a partir da seguinte explicação:

O circuito consiste basicamente em três estágios: o estágio flip-flop esquerdo usando portas NAND, o estágio de retardo central ON usando BJTs T1, T2 e o lado direito é um detector de luz e estágio de circuito processador usando o IC 4017.

Quando a alimentação é comutada pela primeira vez, o capacitor conectado através do pino 15 / positivo do IC 4017 reinicia o IC, certificando-se de que na inicialização o pino 4 e o pino 2 do IC produzam o zero lógico.

Supondo que o visor do telefone celular esteja inativo, o LDR é mantido na escuridão total garantindo uma condição completamente neutra e desativada do circuito.

Agora, suponha que uma chamada seja feita no telefone celular conectado, seu display acende criando uma baixa resistência no LDR que, por sua vez, permite que um 'relógio' positivo atinja o pino 14 do IC 4017.

Isso força o IC a mudar sua lógica alta de seu pino 3 para o pino 2. Nesta posição, a duração da luz do display do telefone celular ou a duração da chamada se torna irrelevante podem ser ignoradas.

No entanto, a alta no pino 2 começa a carregar C2 via R2 para ativar o temporizador de atraso ON composto de T1 e T2.

Suponha que nenhuma outra chamada seja feita no telefone celular neste estipulado e o display seja desligado, o pino 2 continua carregando C2 até que o nível de potencial na base de T1 suba para um ponto de saturação comutando em T1 e T2.

O coletor T2 instantaneamente envia um sinal positivo no pino 15 do IC 4017, forçando-o a reiniciar, removendo o pino 2 alto em C2 e restaurando o IC à sua posição de espera anterior.

No entanto, suponha que enquanto C2 estava carregando e antes que T1 pudesse conduzir outra chamada foi feita no telefone celular, teria criado outro 'relógio' no pino 14 do IC4017, forçando sua saída a mudar do pino 2 para o pino 4.

Na situação acima, a remoção do pino 2 alto impede que o temporizador de atraso ON seja ativado e sua função é removida nesta situação, mas o deslocamento alto no pino 4 envia um pulso positivo para o estágio flip-flop, fazendo com que o relé mude de estado de N / C para N / O ou vice-versa dependendo de sua situação inicial.

Assim que o flip-flop engata a si mesmo e o relé em um modo invertido, um positivo da saída relevante de N1 ou N2 é alimentado de volta ao pino 15 do IC 4017, restaurando-o de volta à sua posição de espera original para o próximo ciclo de disparo.

Assim, o relé é ativado ou desativado com sucesso para alternar a carga conectada ON / OFF com os procedimentos acima.

Todos os pares subsequentes de chamadas feitas no telefone celular do modem dentro do tempo estipulado fazem com que o relé seja LIGADO e DESLIGADO, que por sua vez é usado para alternar qualquer carga adequada entre os contatos.

A unidade pode ser considerada totalmente à prova de falhas devido à incorporação de entradas de sinal temporizadas e emparelhadas do telefone celular.

Lista de Peças

R1, R7, R6, R11 = 100K

R2 = 330K

R3, R4, R10, R8 = 10K