Corte de bateria fraca do celular com circuito indicador

O post explica um corte de bateria fraca simples, mas eficaz, com circuito indicador que pode ser integrado com baterias de carregador de celular / tablet para monitorar e evitar o esgotamento da bateria abaixo de um limite definido. A ideia foi solicitada pelo Sr. David.

Especificações técnicas

Olá, Swagatam.

Eu sei que já foi perguntado antes, mas ainda assim, se você puder me ajudar, eu realmente agradeço. Eu gostaria de um circuito / ic para corte de tensão puramente baixa. Eu tenho um pacote com 8 baterias AA (NiMH LSD), que nunca deve descarregar abaixo de 7,2V. Estou usando-os com um carregador USB (de carro) de 12 V a 5 V, que gostaria de usar em trânsito.

A configuração de simplesmente usar um transistor e um resistor variável em conjunto com um transistor TIP122 para lidar com correntes maiores resultou no esgotamento da bateria além do mínimo absoluto de 7,2V. Eu gostaria que isso fosse usado sem relés (pois eles usam muita energia). Estou olhando para 0,5-1,5A no lado primário (baterias) e 1-2,5A no lado secundário de 5V.

Para carregar o telefone e o tablet. Eu simplesmente odeio quando um circuito como este é usado em dispositivos de 1 $. Não quero comprar produtos da prateleira.

Muito obrigado mesmo! -David

O design

O funcionamento do circuito do indicador de bateria fraca do celular / tablet proposto com corte pode ser entendido da seguinte forma:

Assumindo que a bateria conectada esteja totalmente carregada, o potencial no pino nº 2 pode estar em um nível mais alto do que no pino nº 3, definindo o pré-ajuste de 10k apropriadamente.

A condição acima garante zero ou baixo lógico no pino de saída nº 6 do IC.
A saída baixa acima permite que o transistor TIP127 conectado conduza e carregue o telefone celular ou tablet em seu coletor.

À medida que a bateria esgota abaixo da marca de 7,2 V mencionada, a tensão do pino 2 torna-se mais baixa do que a do pino 3, o que aumenta instantaneamente a saída do IC, desligando o transistor e a carga.

A situação é indicada pelo LED vermelho que acende apenas devido às condições de bateria fraca.

No limite acima, a saída pode oscilar por algum tempo devido à tensão da bateria que tenta restaurar a marca anterior assim que a carga é cortada.

Embora não seja necessário, o resultado acima pode ser evitado adicionando uma rede de resistores: uma no pino nº 3 e catodo zener, e outra no pino nº 6 e pino nº 3, os valores podem estar em qualquer lugar entre 10K e 100K.

Diagrama de circuito

Como configurar o circuito:

É simples, aplique o limite de baixa tensão desejado ao circuito e ajuste o preset até que o LED acenda intensamente.

Como mencionado anteriormente, a possível oscilação nos limites pode ser evitada adicionando alguma histerese ao design acima, isso pode ser feito pelos dois métodos a seguir, a segunda opção parece ser mais lógica e limpa.

Ao configurar a predefinição, certifique-se de que o link de feedback permaneça (pino 6 a pino 3) desconectado, você pode conectá-lo de volta quando o ajuste da predefinição for concluído.

Nota: Por favor, adicione um diodo zener 3V em série com o pino nº 6 do amp op, (ânodo no pino nº 6), a fim de combater o problema de tensão off-set.

Anterior: Diwali, circuito de caçador de lâmpadas de Natal 220V Próximo: Circuito Carregador de Bateria Dínamo de Bicicleta