Circuito de LED piscando usando LDR e resistores

Este é talvez o mais pisca-pisca LED de aparência mais simples que não depende de nenhum semicondutor. Este circuito pisca-pisca LED utiliza componentes passivos comuns, como alguns resistores, um capacitor e um LDR. Ou seja, este pisca-pisca de LED não depende de transistores ou CIs para criar o efeito de piscar.

Descrição do circuito

A combinação LED-LDR é utilizada para funcionar como um amplificador. À medida que a corrente através do LED aumenta, diminui a resistência do LDR, que por sua vez faz com que a tensão no lado direito (saída) do circuito aumente.

Enquanto a tensão na 'saída' do capacitor continuar a subir, o LED obtém um feedback positivo da corrente de carga do capacitor.

O carregamento do capacitor é inibido quando a tensão de saída atinge um nível quase igual à tensão de alimentação e o LED desaparece gradualmente.

Como resultado, a tensão de saída diminui e a resistência do LDR aumenta. O LED eventualmente desliga completamente através do capacitor carregado.

O capacitor é descarregado como resultado do resistor esquerdo. Isso alimenta um pouco de corrente para o LED que gradualmente faz com que o LED se torne ligeiramente positivo novamente. À medida que o processo se repete, o brilho do LED se intensifica.

O oscilador empregado neste circuito pisca-pisca LED/LDR se assemelha a um oscilador do tipo relaxamento.

Use um LED de alta intensidade que adere ao LDR face a face a uma distância de 5 mm. Isso é necessário para fornecer ganho aprimorado para iniciar o efeito de piscar. O LED vermelho escolhido nesta configuração foi um tipo de LED de alto brilho padrão com uma especificação de luminosidade de 3700 mcd @ 20mA.

Como você pode ver na imagem GIF na parte superior, não é necessário ter uma escuridão completa para iniciar o processo de piscar. O processo de piscar continuará a acontecer mesmo em um ambiente semi-escuro.

No entanto, se a luz ambiente for aumentada, a intermitência parará.

Isso ocorre porque, em condições de luz ambiente brilhante, a resistência do LDR fica muito baixa, fazendo com que a oscilação pare e o efeito de piscar pare.

Fonte de energia

O circuito piscante LED/LDR funciona com uma alimentação de 3V que pode ser fornecida por um pequeno adaptador AC para DC 3V ou por um par de células AAA 1,5V.

Você também pode tentar usar uma fonte de alimentação de carregador móvel para alimentar o circuito e verificar a resposta.