Como conectar o IC 4066 em um circuito

Neste artigo, tentaremos entender como conectar as pinagens de entrada e saída do switch bilateral IC 4066. Aprenderemos como configurar e usar corretamente as pinagens do IC 4066 em um circuito.

O 4066 realmente desempenha o papel de um switch analógico. O 4066 é um circuito integrado composto por interruptores destinados a comutar sinais analógicos através de controle digital.

Isto implica que quando um sinal analógico é aplicado à entrada do comutador, ele só alcançará a saída do comutador se um sinal digital ALTO for enviado para a entrada de controle (ou habilitação).

Podemos, portanto, enviar um sinal analógico do terminal de entrada para o terminal de saída da chave, alimentando um sinal digital ALTO no terminal de controle.

Um switch bilateral recebe esse nome pelo fato de poder trabalhar em ambas as direções. Isso implica que a entrada pode ser aplicada em ambos os lados do switch. Consequentemente, dependendo de qual lado é a entrada, a corrente pode fluir de uma maneira ou de outra.

Principais Características do IC 4066

• Basicamente, um switch bilateral baseado em 4066 IC funciona como um switch de polo único, de disparo único.
  • O dispositivo 4066 consiste em 4 switches embutidos e, portanto, é um IC de switch bilateral quádruplo.
  • Há apenas um terminal de entrada e um de saída por switch.
  • Além disso, cada switch possui um terminal de controle ou habilitação. O terminal de controle ou habilitação deve ser HIGH para que os sinais fluam do terminal de entrada para o terminal de saída.
  • Para tornar o terminal de controle HIGH, devemos fornecer +5V a ele.
  • O +5V no terminal de controle permite que a chave associada seja fechada, para que o sinal de entrada possa passar para a saída.
  • Não haverá saída se a chave de controle ou habilitação não estiver conectada a +5V ou mantida desativada. Quando a chave de controle é ajustada para HIGH, a chave fecha e uma saída se torna possível.
  • Portanto, a chave está aberta ou desligada quando um LOW ou um terra é aplicado no terminal de controle. A chave é fechada ou LIGADA quando um sinal ALTO é aplicado no terminal de controle.

O circuito a seguir demonstra a operação fundamental do chip 4066. Nesta operação veremos como os sinais analógicos externos podem ser controlados através de duas de suas chaves, aplicando sinais digitais aos terminais de controle relevantes dos CIs.

Componentes necessários

• 4066 Chip de Comutador Bilateral Quad - 1 não
  • Interruptores de botão - 2 nos
  • Resistores de 10KΩ - 2 nos
  • Multímetro para verificar a saída do sinal

O 4066 IC é um chip de switch bilateral quádruplo, pois consiste em 4 switches embutidos.

O IC tem um total de 14 pinagens.

O IC 4066 pode ser operado usando uma faixa de tensão de alimentação entre 5 V e 15 V.

Os detalhes completos de pinagem do IC 4066 podem ser aprendidos no diagrama a seguir:

Como sabemos, o IC 4066 é um IC de switch bilateral quádruplo, o que significa que inclui 4 switches. Os interruptores internos podem ser visualizados na imagem de pinagem do IC acima. Cada chave é composta por uma entrada individual, saída e uma pinagem de controle.

O pino VDD 14 indica o pino de alimentação positivo do IC e o pino de aterramento 8 é o pino de alimentação negativo do IC.

Como conectar e usar o circuito IC 4066

Os resistores do botão de pressão podem ser 10K
  • Referindo-se ao diagrama de conexão 4066 acima, conectamos a alimentação de +5V ao VDD, pino 14, e aterramento de 0V ao pino 7. Ao fazer isso, o chip recebe alimentação adequada.
  • Apenas dois dos quatro interruptores são usados ​​neste circuito de exemplo.
  • Fornecemos um sinal analógico para as entradas pino #1 e pino #3 dos dois interruptores. Este sinal analógico pode ser uma onda senoidal simples ou uma frequência de áudio, ou um sinal digital.
  • Um resistor pull-down junto com um botão de pressão é conectado ao pino de controle nº 5 e pino nº 13 das duas chaves.
  • Enquanto o botão não for pressionado, o sinal é BAIXO por padrão nos pinos de controle.
  • Quando o botão é pressionado, o sinal se torna ALTO nos pinos de controle.
  • Quando os pinos de controle ficam altos, o sinal de entrada pode passar para os pinos de saída.

Descrição do circuito

Portanto, o botão de cada um dos interruptores deve ser pressionado para que este circuito funcione. Isso possibilita que o sinal analógico de entrada chegue à saída.

Se os botões não forem pressionados, nenhum sinal será enviado para as saídas.

Significa simplesmente que o sinal analógico (ou sinal digital) na entrada aparecerá na saída somente quando você pressionar o botão.

Por outro lado, se o botão não for pressionado, o sinal de entrada nunca poderá alcançar a saída.