Converta seu UPS de computador em UPS doméstico

Este artigo explica um tópico interessante, como converter seu UPS de computador em UPS doméstico. Se você possui um computador desktop, pode ter um UPS que pode alimentar seu computador por 10-15 minutos após falha de energia.

Usando um UPS

O objetivo do UPS é salvar seu trabalho e desligar o computador adequadamente para evitar perda potencial de dados e de hardware, como o disco rígido do computador.

A maioria de nós sempre subestima o potencial do no-break para computador que fica ao lado do computador. O no-break médio de computador pode fornecer cerca de 600 VA, o que é suficiente para alimentar seus aparelhos de baixa potência, como ventilador, luz de tubo, computador, televisão, etc.

Se você possui um no-break mais potente, como 1KVA, pode alimentar mais seus eletrodomésticos.

Então, quanto meu UPS de computador pode fornecer? 600VA significa a potência aparente, mas a potência real é 60% do valor especificado. Em outras palavras, ele fornece 60% da classificação VA.

Por exemplo:

Se você tiver 600 VA no-break, então 600 VA x 0,6 = saída máxima de 360 ​​W.

Se você tem um UPS 1KVA então 1000VA x 0,6 = saída máxima de 600W.

Se o no-break do meu computador pode fornecer essa quantidade de energia, então por que o no-break só tem energia de 10-15 minutos?

Isso ocorre porque a maior parte do no-break do computador é alimentado apenas por uma bateria de 12 V 7AH que está dentro do no-break.

Para aumentar o tempo de backup, precisamos conectar vários números de baterias com as mesmas especificações em paralelo. O lema deste artigo é fazer um UPS doméstico de baixo custo a partir de um UPS de computador.

O procedimento explicado neste artigo não é adequado para iniciantes em eletrônica.

Diagrama de bloco:

Diagrama mostrando como converter seu UPS de computador em UPS doméstico

Operação de Circuito

Todo o UPS consiste em uma bateria interna e várias baterias externas, que são uma parte crucial do UPS. A bateria interna que é carregada pelos circuitos internos do UPS.

Nenhuma bateria externa deve ser conectada ao circuito de carregamento durante o período de carregamento. Isso ocorre porque o no-break só é capaz de carregar uma única bateria SLA.

Exceder mais de um pode sobrecarregar o circuito de carregamento e pode causar danos físicos ao no-break, como circuitos fritos, ou até mesmo causar incêndio. Isso é exatamente o oposto durante a alta. Todas as baterias são conectadas em paralelo, incluindo a bateria interna, injetando energia no UPS.

O circuito de carregamento externo consiste em regulador de tensão LM317 e circuito comparador op-amp para corte total da bateria. O regulador de tensão fornece 13,75 V para carregar, o que é uma quantidade saudável de tensão para carregar todos os tipos de baterias SLA de 12 V.

Quando a bateria atinge a tensão total, o relé corta as baterias do circuito de carga e fornece carga flutuante para a bateria através do resistor limitador de corrente de 150 ohm / 5 WATT. O relé acionado pelo circuito comparador op-amp.

UPS de computador para carregador de no-break doméstico

São dois transformador um para carregar 5A ou mais, o outro transformador (500mA) para detectar a presença ou ausência de energia elétrica.

Se a rede estiver presente, os relés serão ativados e conectados ao carregador. Se a rede elétrica estiver ausente, os relés serão desativados e as baterias serão conectadas ao no-break. O transformador de carga 5A pode ser substituído por SMPS.

O resistor de 100 ohm / 5 watts para descarga rápida do capacitor 1000uf, de modo que o relé pode ser desativado instantaneamente durante uma falha de energia.

Durante a falha de energia, todas as baterias se conectam automaticamente em paralelo, alimentando o no-break. Quando as baterias estão fracas, o no-break desconecta automaticamente as baterias e desliga-se.

Sempre há circuito de corte de bateria fraca no UPS. A maioria dos UPSs de computador emite uma onda senoidal modificada durante uma falha de energia e uma onda senoidal principal durante o estado normal. Isso é adequado para a maioria dos eletrodomésticos.

AVISOS:

1) Não omita a bateria interna, ela desempenha um papel importante em fornecer saída de energia ininterrupta e o circuito do no-break fica instável sem a bateria interna.

2) Não é recomendado conectar mais de 5 baterias externas.

3) Não conecte este UPS à rede elétrica, como fazemos quando temos UPS originais fabricados em casa [IMPORTANTE].

4) Use um UPS de computador de marca para prosseguir com este projeto.

5) Nunca sobrecarregue o UPS durante o estado normal / backup.

6) Certifique-se de que todas as baterias internas e externas tenham a mesma capacidade (AH) e idade.

7) Não conecte nenhuma carga indutiva além do ventilador de mesa.

8) Coloque todo o conjunto em uma área bem ventilada e não deixe a água entrar em contato com o conjunto.

9) Desconecte os gadgets imediatamente se você descobrir que está se comportando mal.

Testado protótipo de UPS de computador para UPS doméstico

Protótipo do autor

que mostra como ele poderia converter seu UPS de computador em UPS doméstico:

Usei duas baterias externas e o circuito de carga está embutido no antigo chassi do DVD player. Funciona há 3 anos e é absolutamente livre de erros.

Anterior: Circuito de campainha de chamada de quarto de hospital para alertar a enfermeira ao pressionar um botão Próximo: Como funcionam os transistores PNP