Circuito de cronômetro programável sincronizado com relógio digital

Eu já discuti um circuito temporizador programável neste blog anterior, o circuito envolve o IC 4060 para gerar as oscilações básicas que é posteriormente usado para gerar os intervalos de tempo necessários, no entanto, isso não pode ser sincronizado com um relógio externo.

O seguinte circuito foi solicitado pelo Sr.Amit, aqui o conceito faz uso de um relógio para adquirir as oscilações de temporização de base necessárias e, portanto, é capaz de ser sincronizado com relógios ou relógios externos.

O procedimento acima de usar um módulo oscilador simples para adquirir as oscilações pode parecer bastante impressionante, mas traz uma séria desvantagem.

Usando um relógio externo para sincronizar o tempo

O tipo de cronômetro acima não pode ser sincronizado com um relógio e, portanto, nunca é preciso.

O artigo explicado aqui utiliza pulsos de segundos do relógio para adquirir as oscilações de disparo básicas para as diferentes seções dos estágios do circuito correspondentes, que são divididos em minutos, horas, etc.

Essas saídas são configuradas adequadamente com uma trava de reinicialização definida para obter as necessidades de aplicação do temporizador programável necessárias.

Conforme mostrado na figura, o circuito basicamente incorpora muitos 4017 ICs para dividir os pulsos de segundos da fonte em minutos e horas.

Como funciona

Cada IC 4017 consiste em 10 portas de saída que se tornam altos e baixos sequencialmente em resposta às entradas aplicadas em seu pino # 14.

Significa que se um pulso de um segundo de duração ou 1 Hz for aplicado na entrada, o pulso terá 10 segundos de duração no pino 3 do IC.

O primeiro IC da esquerda é aplicado com os pulsos de segundos derivados de um relógio digital regular.

Conforme explicado acima, seu pino # 3 agora gera 10 segundos de intervalo de tempo, o que significa que aumenta a cada 10 segundos.

Este pino # 3 é em seguida conectado à entrada do segundo IC 4017, que novamente faz o mesmo, aumenta o intervalo de tempo * 10, ou seja, gera 10 * 10 = tempo de 100 segundos, porém, desde que seu pino número 5 esteja conectado com pino # 15, este IC gera 60 segundos de duração em seu pino # 3.

Esta Intervalo de tempo de 60 segundos é ainda aplicado à entrada do próximo 4017 IC, que agora da mesma forma transforma essa entrada em um período de 60 * 10 = 10 minutos.

O intervalo de tempo de 10 min acima é novamente aplicado à entrada do próximo 4017 IC produzindo uma saída de 10 * 6 = 60 minutos. que é igual a 1 hora em seu pino # 3.

O procedimento acima pode ser aumentado para qualquer número de saídas de intervalo de tempo apenas adicionando mais e mais 4017 ICs na matriz.

Agora, curiosamente, os tempos gerados nas respectivas pinagens do IC estão todos de acordo com a entrada principal adquirida do pulso de segundos do relógio digital, portanto, estão perfeitamente coordenados com o tempo do relógio.

Se você estiver interessado em obter um recurso programável da configuração acima, você só precisa calcular, avaliar e integrar adequadamente as pinagens relevantes dos CIs correspondentes para o SET Resest Trave os terminais do acionador de entrada do circuito, conforme explicado abaixo:

Usando uma trava Set / Reset

O definir circuito de trava de redefinição mostrado no diagrama nada mais é do que uma configuração simples de travamento, que pode ser usada para ativar um relé por meio de uma das entradas (definir) e reinicializá-lo para desativar o relé por meio de outro acionador de entrada.

Os dois gatilhos de entrada são separados e podem ser adquiridos individualmente a partir das pinagens IC 4017 explicadas acima. Como você gostaria de alcançar um determinado conjunto de ação de acionamento de acordo com suas necessidades dependerá unicamente de como você analisa a configuração acima e configura as respectivas pinagens com a trava de reset definida.

O relé associado com a trava de reset configurada será eventualmente responsável por ativar e desativar uma carga particular discretamente de acordo com as entradas de temporização atribuídas dos 4017 ICs.

Anterior: Folha de Dados IC TDA 7560 - 4 x 45W QUAD BRIDGE CAR RADIO AMPLIFIER PLUS HSD Próximo: Como comprar e usar módulos de controle remoto RF - Controle qualquer dispositivo elétrico remotamente