Circuito voltímetro digital usando IC L7107

A postagem explica um circuito voltímetro do tipo painel digital muito simples usando um único IC L7107 e alguns outros componentes comuns. O circuito é capaz de medir tensões de até 2.000 AC / DC V.

Sobre o IC L7107

Tornar este circuito voltímetro de painel digital simples é particularmente fácil devido à disponibilidade do chip do processador de tensão A / D na forma de IC L7107.

Agradecemos à Intersil por nos fornecer este pequeno e maravilhoso IC L7107, que pode ser facilmente configurado em um circuito voltímetro digital de ampla faixa, usando um pequeno número de displays comuns de ânodo de sete segmentos.

O IC 7107 é um conversor A / D versátil e de baixo consumo de 3 e 1/2 dígitos que possui processadores embutidos, como decodificadores de sete segmentos, driver para monitores, níveis de referência definidos e geradores de clock.

O IC não funciona apenas com visores CA comuns de sete segmentos, mas também com visores de cristal líquido (LCDs) e possui um iluminador integrado traseiro multiplexado para o módulo LCD conectado.

Ele garante a correção automática de zero para entradas menores que 10uV, um desvio de zero para entradas abaixo de 1uV / oC, corrente de polarização para entradas de no máximo 10pA e erro de cross over menor que uma única contagem.

O IC pode ser definido com faixas tão altas quanto 2.000 V AC / DC e tão baixo quanto 2mV, o último torna o IC muito adequado para medir entradas baixas de sensores como células de carga, transdutores piezoelétricos, medidores de tensão e redes de transdutores em ponte semelhantes.

Em outras palavras, o chip pode ser simplesmente configurado para fazer produtos como balança digital, medidores de pressão, medidor eletrônico de tensão, detector de vibração, alarmes de choque e muitos circuitos semelhantes.

Desnecessário dizer que o IC L7107 também pode ser montado em um circuito voltímetro digital de painel simples, mas preciso, que é o que estamos interessados ​​no momento.

Operação de Circuito

Referindo-se ao diagrama de circuito abaixo, a unidade é totalmente desenvolvida circuito voltímetro digital que pode ser usado para medir tensões diretas de zero a 199 volts.

A faixa pode ser ampliada ou reduzida de forma apropriada simplesmente alterando o valor do resistor de 1M posicionado em série com o terminal de entrada. Com 1M, o alcance dá uma escala completa de 199,99 V, com 100K no lugar, a escala se tornaria 19,99 V escala completa.

O circuito requer uma alimentação dupla de +/- 5V para operar, aqui o + 5V pode ser adquirido estritamente de um circuito regulador IC padrão 7805, o -5V é criado automaticamente pelo IC 7660 e alimentado ao pino # 26 do IC L7106 .

Os três diodos 1N4148 conectados em série com a linha de alimentação do display garantem a tensão de operação ideal para os displays para iluminá-los com a intensidade correta, porém para uma iluminação mais brilhante, o número de diodos pode ser experimentado, conforme preferências pessoais.

A predefinição de 10K no pino # 35/36 é usada para calibrar o voltímetro corretamente e deve ser definida de forma que exatamente 1 V apareça no pino # 35/36. Isso configurará o circuito para exibir as magnitudes medidas com precisão de acordo com as especificações fornecidas e a folha de dados do IC.

Lista de Peças

• Monitores de 7 segmentos MAN6910 ou equivalente = 2
  • IC L7106 = 1
  • IC 7660 = 1

Detalhes de pinagem do IC L7106 para interface com um display LCD digital de 3 e 1/2.

Anterior: Circuito Regulador de Tensão de 15 V 10 Amp usando IC LM196 Próximo: Circuito pisca-pisca do sinal de mudança de direção do carro com indicador de mau funcionamento da lâmpada