Máscara facial com ar fresco desinfetado por UVC

Até agora, as máscaras provaram ser a primeira linha de defesa mais eficaz contra todas as epidemias e pandemias contagiosas.

Porém, o maior desconforto com as máscaras faciais é a dificuldade de respirar e ter acesso ao ar fresco. Por outro lado, se as máscaras forem feitas porosas para permitir a entrada de ar fresco também pode permitir que os germes Covid-19 uma passagem segura para dentro da máscara, anulando o propósito principal da máscara.

Se for feita uma provisão em que o ar que entra na máscara seja forçado a passar por um agente de desinfecção rápido, como um Canal de luz UVC , poderia possivelmente inativar todos os patógenos, incluindo o coronavírus, proporcionando um ar mais saudável para o usuário dentro da máscara facial.

No post abaixo, fiz uma tentativa nessa direção com uma ideia inovadora de máscara facial que desinfetaria o ar que entra na máscara usando Conceito UVGI , permitindo que o usuário respire muito livremente.

Como UVGI pode ser eficaz

A tecnologia UVGI significa irradiação germicida ultravioleta, que envolve o uso das propriedades destrutivas dos raios UV contra patógenos, para eliminá-los por meio da irradiação UV.

Os pesquisadores descobriram que quando os patógenos são irradiados com raios UVC concentrados, seu material de RNA é rapidamente decomposto e destruído.

Em nosso conceito de desinfecção de máscara facial, uma vez que o ar tem que primeiro passar por um canal estreito, irradiado com UVC concentrado, é capaz de infligir propriedades destrutivas máximas aos vírus que viajam por essa passagem.

O que é UVC

No termo UVC, UV significa UltraVioleta, e C significa a categoria de comprimento de onda da luz UV, que está entre 100 e 280 nm, conforme ilustrado na imagem a seguir:

O comprimento de onda que fica na faixa entre 100 e 280 nm é a faixa ultravioleta que tem a capacidade de eliminar todas as formas de patógenos, incluindo bactérias e vírus.

LED UVC

Hoje em dia, é possível obter LEDs germicidas especializados projetados para gerar luz UVC na faixa de 250 a 280 nm. Essas luzes ultravioleta provaram ser bastante competentes na inativação de vírus que entram em sua zona de luz.

Você pode ver alguns exemplos de SMD UVC LED nas figuras a seguir que podem ser aplicados para a [proposta de aplicação de desinfecção de ar com máscara facial. Você também pode verificar as planilhas de dados anexas.

folha de dados 1 , folha de dados 2 , folha de dados 3

Devido ao fato de que os UVC nesta faixa também podem ser prejudiciais para a pele humana, é exatamente por isso que o LED UVC neste conceito foi confinado dentro de um invólucro separado proibindo qualquer contato da luz com a pele humana.

Aplicação de UVC em máscaras faciais

Uma vez que os LEDs germicidas UVC agora são facilmente acessíveis, implementá-los em aplicações germicidas inovadoras agora se tornou fácil.

Em pandemias críticas como a COVID 19, quando o uso de máscaras é uma compulsão para todos, especialmente para todos os profissionais de saúde, pode ser muito inconveniente e momentos estressantes para estes

O conceito mostrado na imagem a seguir pode ser usado como um acessório externo para máscaras faciais a fim de permitir o ar fresco desinfetado para o usuário.

A superfície interna do tubo deve ser branca para que os raios UV possam ser refletidos das paredes do tubo, aumentando a eficiência da desinfecção.

Aqui, podemos ver um pequeno tubo cilíndrico envolvendo um LED UVC e uma bateria de íons de lítio. A boca inferior do tubo é aberta para permitir que o ar atmosférico ou possivelmente ar infectado entre no tubo, enquanto a outra extremidade é conectada com um tubo que se conecta à máscara facial. A configuração da conexão pode ser testemunhada na imagem a seguir.

Se a conexão do tubo parecer complicada e confusa, ela pode ser improvisada em uma unidade do tipo plug-in, conforme mostrado no exemplo a seguir

A configuração permite que o ar entre no tubo e seja desinfetado pela luz ultravioleta e, em seguida, prossiga através do tubo de conexão para o interior da máscara facial.

Quando o usuário expira, ocorre o contrário. Agora, o ar exalado sai do tubo e, no processo, é desinfetado enquanto sai do tubo.

Desta forma, o LED UVC desinfeta o ar nos dois sentidos, durante a inalação e a exalação, ajudando muito a suprimir a propagação da doença contagiosa.

Que tipo de máscara facial pode ser usada?

Como o projeto exige que as conexões sejam rígidas e firmes, as máscaras de tecido podem não ser compatíveis com esse conceito, em vez disso, as feitas de plástico ou outro material mais duro podem ser mais adequadas.

Qual bateria pode ser usada

Como o consumo atual do LED UVC especificado é de apenas 60 mA, uma pequena bateria de íon de lítio ou Lipo de 3,7 V 300 mAh será suficiente para fornecer um backup por mais de 4 horas em cada carregamento.

Especificações da bateria lipo 3,7 V 300 mAH: -

• Tensão: 3,7 V
  • Capacidade: 300 mAh
  • Tamanho aproximado: 30 mm x 20 mm x 4 mm

Como carregar a bateria

A bateria pode ser carregada por qualquer padrão Carregador de bateria de íon-lítio com desligamento automático ou também pode ser implementado usando a seguinte configuração simples.

Quando o brilho no filamento da lâmpada é quase zero, pode-se presumir que a bateria está totalmente carregada.

Anterior: 6 melhores projetos de circuito ultrassônico para amadores e engenheiros Próximo: Circuito conversor de 110 V para 310 V