Circuito do conversor de frequência para tensão (F para V) usando o temporizador LM555

Normalmente, os conversores de frequência para voltagem (conversores F para V) são comumente aliados com tacômetros digitais . Tacômetros digitais são usados ​​para medir a taxa de rotação de uma roda. Esses dispositivos estão atualmente disponíveis em diferentes tipos de formatos que usam conversor de frequência para tensão. A maioria dos tacômetros inclui uma faixa reflexiva que é colocada no objeto a ser medido. O conversor de frequência em voltagem é usado em muitas aplicações onde a repetição da medição de eventos exige como uma roda fazendo uma rotação completa. Este conversor F para V também é usado no lugar dos codificadores de corrente para os robôs medirem a velocidade.

Conversor F para V

Circuito conversor de F para V usando temporizador LM555

Temporizador LM555

LM555 IC

O LM555 IC é um circuito de integração altamente estável, que é usado para produzir oscilações precisas ou atrasos de tempo. Terminais extras são fornecidos para reinicialização ou ativação, se desejado. Durante a operação do modo de atraso de tempo, o tempo é controlado por um resistor ou capacitor externo. O circuito pode ser ativado e reiniciado em formas de onda decrescentes e o circuito o / p pode fornecer ou conduzir circuitos TTL.

Configuração do pino do temporizador LM555

O temporizador LM555 é composto por 8 pinos e a função de cada pino é discutida abaixo

555 Timer IC Pin Configuration

• Pin1 é um pino GND
  • Pin2 é um pino de gatilho, que é responsável pela conversão do flip-flop de configurado para reset. O / p do temporizador dependendo da amplitude do pulso de disparo externo que é aplicado a este pino de disparo.
  • Pin3 é o pino de saída.
  • Pin4 é o pino de reinicialização. Quando o pulso negativo é aplicado a este pino para zerar ou desabilitar o temporizador, o falso disparo pode ser evitado conectando este pino ao VCC.
  • O pino 5 é o pino de tensão de controle, este pino controla os níveis de disparo e limite. Este pino controla a largura de pulso da forma de onda o / p. Quando uma tensão externa é aplicada, a forma de onda o / p é modulada.
  • O pino 6 é o pino limite, quando a tensão é aplicada a este pino, então ele compara com uma tensão de referência. A amplitude deste pino é responsável pelo estado definido do flip-flop.
  • O pino 7 é o pino de descarga, quando o coletor aberto o / p descarrega um capacitor entre os intervalos, ele alterna o / p de alto para baixo.
  • O pino 8 é o pino V + que é usado para fornecer a tensão em relação ao terminal GND.

Circuito conversor de frequência para tensão com base no temporizador LM555

O circuito conversor de F para V requer um circuito de alimentação. Para o circuito abaixo. Este circuito usa uma fonte de 12 V DC para alimentar o circuito da coruja no fonte de energia diagrama de circuito As pontes D4 e D3 podem ser feitas usando diodos 1N4007, e módulos retificadores de ponte 1A também existem no mercado.

F a V usando LM555 Timer IC Circuit

O diagrama do circuito do conversor de frequência para tensão é mostrado abaixo. Esses circuitos são usados ​​em muitas aplicações, como tacômetros, medidores de frequência digital, etc. Este circuito usa principalmente um IC temporizador LM 555 e é conectado em modo mono estável para alterar a frequência i / p em uma largura de pulso fixa e frequência variável PWM ( modulação de largura de pulso ) sinal. O capacitor C2 e o resistor R4 fornecem a temporização necessária para o circuito. O transistor T1 forma um caminho de descarga paralelo ao capacitor C2, que é necessário para reativar o IC e o capacitor C1 funciona como um desacoplador DC i / p.

• Este circuito conversor de frequência para tensão usando LM555
  • O temporizador pode ser montado em uma placa Vero.
  • Ele usa 12 Vcc para conduzir o circuito.
  • O IC do temporizador LM555 deve ser conectado a um suporte.
  • O o / p deste circuito não é puro DC, mas uma forma de onda PWM.
  • Circuito extra é obrigatório para converter esta forma de onda de PWM para DC puro.

Existem muitos recursos de usar um temporizador LM555 neste circuito. Porque, podemos substituir diretamente o SE555 ou NE555. Este IC opera tanto em modos monoestáveis . Tem um ciclo de trabalho ajustável e a estabilidade da temperatura é melhor que 0,005% por ° C. A saída do IC do temporizador LM555 está normalmente LIGADA e normalmente DESLIGADA. Ele está disponível no pacote de VSSOP de 8 pinos.

Mais alguns circuitos conversores F para V

O conversor de frequência para tensão baseado em LM331 é um circuito compacto e preciso de semicondutores nacionais. O circuito é extremamente linear e tem uma faixa dinâmica muito grande. O circuito opera com uma única fonte e pode ser facilmente montado.

O conversor F para V baseado em NE555 é uma das grandes aplicações do temporizador IC NE555. Um conversor simples para V funciona a partir de 12 Vcc. Este circuito usa um número máximo de componentes eletrônicos .

As aplicações do temporizador LM555 IC envolvem principalmente em precisão e temporização sequencial, geração de pulso e retardo de tempo, gerador de rampa linear, modulação de largura de pulso e modulação de posição de pulso.

Trata-se de circuito conversor de frequência em voltagem usando o temporizador 555, que fornece orientações diretas a serem seguidas ao usar um item. Além disso, o circuito conversor de F para V usando o 555 IC online fornece conhecimento abundante sobre as várias funções que são equipado com o item. Além disso, quaisquer dúvidas sobre este conceito ou 555 projetos temporizadores por favor, dê seu feedback na seção de comentários abaixo.