Circuito de monitoramento de energia de carga de rede para GTI

O post explica uma ideia de circuito que pode ser usado como um monitor de energia e sistema de controle para garantir que apenas a quantidade especificada de watts seja permitida para entrar na tomada alocada, de acordo com a potência máxima calculada dos aparelhos conectados por esses pontos. A ideia foi solicitada pelo Sr. Bob Rudman.

Especificações técnicas

Tenho painéis solares no meu telhado que bombeiam 3Kw para a rede em plena luz do sol, não recebo o dinheiro para o que vai para a rede, meu senhorio recebe, só recebo a economia pela energia que uso durante as horas de luz do dia.

O que eu quero é um circuito para ajustar automaticamente a energia alimentada em meu aquecedor de água ou aquecedor noturno que seria conectado a uma tomada de parede para corresponder à que vem dos painéis solares.

A maneira como isso funcionaria seria monitorar a energia que vai para a rede no cabo de alimentação que entra na casa e ajustar automaticamente a energia que vai para o eletrodoméstico para levar isso a um ponto nulo I.E. (nada entrando e nada saindo).

Eu costumava ter um daqueles monitores de energia que mostrava quanta energia eu estava usando, mas tive que parar de usá-lo depois que os painéis solares foram colocados, pois não era capaz de detectar para que lado a corrente da rede estava fluindo, então isso é algo que precisará ser considerado no projeto do circuito.

Espero que você possa ajudar.

Atenciosamente Bob Rudman

O design

Até onde eu entendi, a aplicação requer um sistema para monitorar e permitir que uma quantidade especificada de energia entre na rede que pode ser equivalente à classificação de potência de carga pretendida em uso.

A ideia, na verdade, pode ser tecnicamente incorreta e pode não ser viável, porque uma vez que a energia do inversor solar especificada é alimentada na linha da rede, ela se torna acessível a todos que podem estar conectados à rede em toda a área.

No entanto, se o CA solar é alimentado para a linha de grade que pode estar perto dos aparelhos pretendidos, então pode ser possível, até certo ponto, otimizar a energia de acordo com as especificações de carga.

As outras cargas em níveis distantes podem não conseguir acessar a energia devido à resistência relativamente maior do fio oferecido no caminho.

O diagrama a seguir explica como o conceito pode ser implementado:

Operação de Circuito

A ideia parece muito simples agora, aqui o OP é configurado como um comparador.

Inicialmente, os pontos do triac MT1 / MT2 estão temporariamente em curto e a energia de entrada do inversor solar é ligada.

A faixa especificada de carga é conectada diretamente aos pontos da grade onde esta CA é aplicada.

A ação acima desenvolve um certo nível predeterminado de potencial em Rx que se torna apenas suficiente para acionar o transistor BC547 associado.

O transistor aterra o pino 2 do IC através do resistor de 10K, produzindo um certo nível de diferença de potencial no pino 2.

Depois disso, a predefinição do pino 3 é ajustada de forma que o LED vermelho apenas acenda, o que indica que o pino 6 foi renderizado alto e o BC547 conectado agora está LIGADO.

Isso, por sua vez, garante que neste ponto o triac esteja DESLIGADO, no entanto, afeta a situação, uma vez que temos os pontos do triac em curto e o circuito está na fase de configuração.

Os procedimentos configuram o circuito de forma que agora a energia seja desligada e o curto no triac seja removido.

O circuito agora está totalmente configurado para responder e desligar o triac assim que a potência da carga conectada exceder o limite especificado, o triac é forçado a desligar, o que por sua vez muda a carga (por uma fração de segundo) até a situação é corrigido nos pinos de entrada opamp permitindo que o triac seja ligado novamente, e a situação continua mudando a uma taxa rápida, garantindo que a grade seja fornecida apenas a quantidade fixa predeterminada de energia conforme definido pelo usuário.

Rx pode ser definido de acordo com a seguinte fórmula:

Rx = 0,6 / potência máxima da rede pretendida

A classificação de corrente do triac pode ser selecionada de acordo com as especificações de potência de carga.

Anterior: Folha de Dados IC LM321 - Equivalente IC 741 Próximo: Circuito de temporizador sequencial usando transistores