Circuito de relé de mudança de rede para gerador

O post explica uma configuração simples que pode ser usada como um circuito de comutação automática para comutar a rede elétrica CA para a rede do gerador, durante falhas de energia ou interrupções.

O circuito explicado mudará efetivamente os aparelhos conectados ao gerador principal durante uma falha de energia, entretanto, não será possível ligar o gerador automaticamente, isso deverá ser feito manualmente, pois a maioria dos geradores envolve um procedimento de acionamento mecânico difícil.

Como funciona

Referindo-se ao diagrama dado, podemos ver um circuito simples composto por um relé TP (relé triplo), conforme mostrado abaixo, e um circuito de alimentação sem transformador.

A entrada do circuito de alimentação sem transformador está conectado à entrada de 220V ou 120V da rede elétrica.

Quando a rede elétrica está presente, o relé conectado é ativado com esta alimentação e LIGA a carga ou os aparelhos por meio de seu N / O contatos .

Inversamente, quando falha de energia , o relé desativa e se conecta com os contatos N / C que podem ser conectados à rede do gerador.

Agora, assim que o gerador é acionado, a rede elétrica encontra seu caminho através dos contatos N / O conectados do relé para os aparelhos.

O terceiro conjunto de contatos é usado para habilitar e desabilitar o Unidade CDI do gerador para que, quando a rede for restaurada, o gerador seja automaticamente parado.

Simples, mas eficaz ...

Diagrama de circuito

Circuito de troca de rede trifásica para gerador

O diagrama a seguir mostra como uma rede trifásica para a mudança do gerador pode ser implementada usando um par de contatores trifásicos.

Anterior: Faça este Circuito Ionizador de Ar para Carro Próximo: Circuito Indicador de Bateria Fraca IC 555