Circuito controlador de porta automática de galinheiro

O artigo discute um circuito de mecanismo automático de porta que responde às condições de luz ambiente mantendo a porta aberta durante o dia e fechada durante a noite. Aqui, o aplicativo é usado para operar a porta de um galinheiro. A ideia foi solicitada pelo Sr. Gavin Sweet

Especificações técnicas

Tenho um projeto que estou começando a investigar e queria saber se você tinha alguma ideia

O projeto é fazer uma porta automática para um galinheiro, gostaria que fosse controlada ao amanhecer / anoitecer para acionar um motor de 12v para abrir a porta, em seguida, atingir um interruptor de limite para, em seguida, inverter a direção do motor quando escurecer retornando a porta até um segundo interruptor de limite colocado na parte inferior da porta (eu também esperava atrasar o fechamento da porta em até 30 minutos)

Existem muitos projetos para uma versão com temporizador deste circuito, mas isso significaria ajustes periódicos no temporizador programável.

Eu espero que você possa me apontar na direção certa

Obrigado
Gavin Sweet

O design

O circuito do operador da porta do galinheiro ao entardecer ao amanhecer pode ser testemunhado no diagrama acima e compreendido com a ajuda dos seguintes pontos.

Dois estágios 555 IC podem ser vistos no projeto proposto.

O estágio IC1 é conectado como um interruptor ativado por luz usando um LDR como sensor.

O relé associado ao IC1 é mantido desativado durante o dia e vice-versa.

IC2 é configurado como um flip-flop set / reset latch ou estágio biestável em que o relé associado a este IC permanece ativado quando SW1 está na posição pressionada e desativado quando SW2 está em um estado LIGADO pressionado.

Vamos supor que seja dia e a porta esteja totalmente aberta, e o mecanismo da porta mantendo o interruptor SW1 na posição ON.

No cenário acima, o relé IC1 DPDT pode ser assumido como estando nas posições N / C, enquanto o relé IC2 na posição N / O.

O relé IC2 estando na posição N / O corta a alimentação negativa para o relé DPDT, certificando-se de que o motor neste estado permaneça desligado e firmemente travado mantendo SW1 pressionado e LIGADO.

Agora, quando a luz do dia começa a diminuir e o crepúsculo chega, o LDR detecta isso e ativa o IC1 pino 3 baixo, acionando o relé DPDT cujos contatos agora mudam de posição em direção aos seus respectivos pontos N / O.

A mudança acima LIGA imediatamente o motor, que começa a mover o mecanismo da porta até que esteja totalmente fechado. No curso, ele libera SW1 renderizando IC2 em uma posição de espera.

Quando o procedimento de fechamento termina, o SW2 que está posicionado na outra extremidade do mecanismo da porta responde ao fechamento da pressão da porta redefine o IC2 de forma que seu relé agora muda de N / O para N / C. Esta ação corta instantaneamente a outra linha negativa para os contatos N / O do DPDT. Certificando-se de que o motor desligue novamente e permaneça nessa posição até o amanhecer.

O capacitor de 2200u e o R3 podem ser ajustados adequadamente para obter uma resposta atrasada do IC1 após as transições do amanhecer ou do anoitecer serem detectadas pelo LDR

Anterior: Circuito Digital de Luz de Vela de Natal Próximo: Circuito Simples de Alarme Detector de Gás GLP