Como fazer circuito de alto-falante ativo

Nesta postagem, aprendemos a fazer um circuito de sistema de alto-falante ativo para permitir a amplificação autossustentada de qualquer fonte de música que possa ser conectada diretamente à caixa de alto-falante ativa.

Introdução

Com o advento dos telefones celulares ultramodernos, agora é possível armazenar enormes dados musicais e ouvi-los com apenas um toque de seu dedo. Mas ouvir música torna-se significativamente agradável apenas se for amplamente amplificado e reproduzido em alto-falantes ativos ou com sistemas que incorporem um circuito amplificador de alto-falante.

Amplificar um pequeno sinal de música de um telefone celular ou fonte semelhante e ouvi-lo em alto-falantes ativos pode se tornar mais interessante e o resultado simplesmente incrível. Ideia de design completa e esquemático de um amplificador de alto-falante simples é produzido aqui.

Ao normal o alto-falante pode ser do tipo 3 vias com o amplificador conectado equipado com os controles normais de agudos, etc. Não importa o quão bom eles possam ser em seu desempenho, eles nunca podem bater a qualidade de som que normalmente é alcançada através de alto-falantes ativos. Seja pela qualidade ou pela potência, eles são os melhores aparelhos de reprodução de som.

Construir um sistema de alto-falantes ativo pode parecer complexo, mas pode ser muito divertido e, uma vez construído, pode realmente se tornar um prazer ouvir sua resposta magnífica.

Embora o custo envolvido em comparação com sua contraparte passiva seja muito mais alto, um sistema ativo tem definitivamente uma vantagem clara sobre os sistemas passivos.

Vantagens do sistema de alto-falante ativo

As várias vantagens de um amplificador de alto-falante embutido sobre o design passivo podem ser listadas como segue:

Não são necessários amplificadores externos e, portanto, nenhuma fiação complicada envolvida.

A não utilização de circuitos de filtro passivos com resistores e indutores significa um aumento na eficiência geral da resposta de saída devido à ausência de perdas de potência por dissipações de calor geralmente envolvidas com resistores de filtro passivos.

Ao contrário dos filtros passivos, os filtros ativos ajudam a aumentar as respostas definidas. Com filtros passivos é exatamente o oposto, eles tendem a fazer com que a resposta da música de entrada se deteriore em grande medida.

Aqui, discutiremos um desses circuitos de alto-falantes ativos, capaz de transformar até mesmo entradas de música comuns em reproduções excepcionais. Vamos ler os detalhes do circuito.

Operação de Circuito

Os pontos a seguir discutirão um circuito amplificador de alto-falante, capaz de transformar até mesmo entradas de música comuns em reproduções excepcionais.

A ideia é muito simples, equalizar as entradas passando-as por filtros passa-alta e baixa-passagem apropriados nos estágios de entrada e, em seguida, amplificar esse conteúdo dimensionado para volumes altos adequados usando um amplificador comum.

Fazemos exatamente como mencionado acima, referindo-nos à figura, descobrimos que um único IC TL072 que é basicamente um amplificador operacional duplo em um único pacote é configurado discretamente em dois filtros separados.

IC 2A é conectado como um filtro passa-alto padrão. Como o nome sugere, o circuito irá passar apenas um determinado grau de altas frequências de entrada. A frequência de corte pode estar em torno de 3 kHz e pode ser variada ajustando VR1 e VR2 ou qualquer um deles.

IC 2B é conectado apenas na configuração oposta, ou seja, como um filtro passa-baixo e permite apenas o grau especificado de frequências nas faixas mais baixas, a frequência de corte sendo 2,5 kHz. Ele irá parar todas as frequências acima disso. A resposta é ajustável usando VR3.

O áudio equalizado acima é simplesmente enviado a um amplificador de áudio para as amplificações necessárias nos alto-falantes conectados.

O canal responsável por produzir frequências mais altas usa um twitter para melhor otimização, enquanto a outra seção que lida com as frequências mais baixas é integrada a um woofer para a otimização de saída de graves relevante.

Anterior: 3 Exploração e funcionamento do capacitor básico Próximo: Como fazer de qualquer luz uma luz estroboscópica usando apenas dois transistores