Como fazer um circuito UPS ATX com carregador

O post explica um circuito ATX UPS simples com um carregador automático para permitir uma mudança automática da alimentação da rede para a bateria durante falhas de alimentação e para garantir um funcionamento ininterrupto da carga ATX.

Especificações técnicas

Estou interessado no seu site e há muitas ideias boas. Mas para a minha ideia real não consigo encontrar nenhuma solução e isso está me deixando louco. Quero fazer uma fonte de alimentação ATX com UPS integrada.

A ideia é colocar uma fonte de alimentação de 230 a 19 V, um carregador de bateria de íon-lítio, uma bateria de íon-lítio e um conversor redutor para uma picoPSU em um gabinete de fonte de alimentação ATX.

O PicoPSU seria plugado fora do gabinete em um conector ATX, porque o gabinete é modular, também para os cabos. Concluí a placa para todas as conexões externas (ver anexo).

Então, preciso de uma fonte de alimentação bidirecional com 19V para o carregador de bateria e 12V para o PicoPSU. O carregador de bateria deve ser capaz de carregar 4 ou 8 baterias, 4 em uma fileira e como uma extensão um pacote de 4 paralelas.

A tensão da bateria deve ser reduzida para 12 V para o PicoPSU. Entre essas duas fontes de 12 V deve haver uma função UPS. Transistor ou relé, não importa. O PicoPSU pode ser do tipo até 160 watts.

Meus problemas são o carregador e o funcionamento do UPS. Talvez você esteja tendo uma ideia para uma solução completa.

Muito obrigado

Faça um circuito UPS ATX com carregador

O design

O circuito UPS ATX solicitado com carregador pode ser implementado usando o circuito mostrado acima, os detalhes podem ser entendidos com a ajuda da seguinte explicação:

O IC LM321 forma um estágio de circuito comparador padrão e é posicionado para monitorar o nível de tensão da bateria e gerenciar as ações de corte para os limites de sobrecarga e baixa carga definidos de forma adequada.

A entrada de 20 V é obtida de um padrão 20 V / 5 amperes CA para circuito SMPS CC , e a tensão é usada para carregar a bateria de íons de lítio de 19 V conectada por meio do circuito controlador do carregador LM321.

Enquanto esta entrada estiver presente, a bateria é carregada por meio de T1, e quando uma carga completa é alcançada, o opamp pin3 fica mais alto do que seu valor de referência pin2 (como predefinido pelo resistor pin3 100K), iluminando o LED verde e desligando o LED vermelho.

Isso faz com que o pino de saída # 6 fique alto, desabilitando T1, que por sua vez corta o fornecimento para a bateria, evitando o carregamento excessivo da bateria.

Simultaneamente. a alimentação de 20 Vcc também chega à unidade de alimentação do Pico por meio de um regulador de 12 V usando o IC 7812.

A entrada de alimentação de 20 V também é usada para manter o T3 desabilitado de forma que, enquanto a entrada da rede elétrica estiver disponível, a tensão da bateria seja incapaz de alcançar a PSU do Pico

Agora, em um evento quando a rede falha, a entrada de 20 V é eliminada e T3 é habilitado para conduzir.

A voltagem da bateria agora é substituída instantaneamente para a entrada da rede elétrica para que a fonte de alimentação pico seja capaz de obter a fonte sem interrupção, ou em outras palavras, T3 executa a ação da fonte de alimentação ininterrupta mudando rapidamente a fonte da rede para bateria para a carga cada vez que a alimentação da rede for interrompida.

Durante a falha de rede, a energia da bateria é consumida pela carga, o que faz com que a tensão da bateria caia com o tempo, e quando atinge o limite inferior (definido por P2), a saída do amp op volta a um valor baixo ou 0 volt.

Este 0 volt também aciona o transistor T2 fazendo com que um potencial positivo seja passado através de seu coletor para a base de T3. Isso desativa instantaneamente o T3 executando uma ação de corte de baixa tensão e garantindo que nenhuma perda de energia adicional seja causada para a bateria, e uma boa condição da bateria seja mantida durante as operações do ATX UPS.

Anterior: Circuito Resfriador de Ar Evaporativo Automático Próximo: Medidor digital de energia para leitura do consumo de potência em casa