Como fazer o Arduino no breadboard - instruções passo a passo

Neste artigo, aprenderemos como fazer um Arduino em uma placa de ensaio. Também veremos o que é um Arduino, como programá-lo e como montá-lo como um microcontrolador independente em uma placa de ensaio ou PCB.

Arduino foi uma benção para aqueles que queriam aprender microcontroladores e sistema embarcado para não engenheiros e iniciantes em microcontroladores.

Antes de o arduino existir, os iniciantes tinham que aprender microcontrolador com kits caros e alguns deles codificavam o microcontrolador em linguagem Assembly, que é uma linguagem terrível e nem todos os entendiam.

O Arduino foi uma virada de jogo total, o que é barato e a codificação pode ser escrita em linguagens superiores como C ++, e o programador não precisa ser um profissional em codificação

O que é um Arduino? (Para iniciantes)

Arduino é uma placa de prototipagem open source que é feita em torno do ATmega328P e tem 14 pinos GPIO (entrada de saída de propósito geral), dos quais 6 pinos têm capacidade para funções analógicas, todos os 14 pinos têm capacidade para funções digitais.

Um USB 2.0 tipo B colocado no canto direito do arduino (dependendo de como você coloca) para alimentar e gravar programas no microcontrolador. Uma chave de reset é colocada no canto superior esquerdo da placa arduino para reiniciar o programa dentro do próprio arduino.

O Placa Arduino tem um programador integrado que grava o programa no microcontrolador ATmega328P via USB. Um conector DC separado é fornecido para alimentar o arduino a partir de uma fonte de tensão externa de 7 V a 12 V (tem regulador de tensão integrado).

Algumas especificações do arduino:

• Tensão operacional: 5 V no USB e 7-12 V no conector DC.
  • Pinos de E / S digital: 14 (6 dos quais podem fazer operações PWM)
  • Pinos de entrada analógica: 6
  • Memória flash para armazenamento de programa: 32 KB
  • RAM: 2 KB
  • EEPROM: 1KB
  • Velocidade do relógio: 16 MHz
  • Corrente de saída DC por pino de E / S: 20mA

Nota: A especificação acima é aplicável apenas para microcontrolador arduino baseado em ATmega328P.

Como fazer um em uma placa de ensaio:

Se o protótipo do seu projeto está completo e você deseja torná-lo permanente na caixa do seu projeto? Na verdade, você não precisa colocar toda a placa Arduino volumosa em sua caixa de projeto.

ATmega328P com poucos componentes externos é o suficiente para executar o programa e controlar os periféricos que você conectou com o microcontrolador.

A placa arduino é usada para gravar o programa no microcontrolador e fornecer alguma proteção contra as falhas que fazemos durante a prototipagem.

DIAGRAMA:

ATmega328P conecta alguns componentes externos para fazer o Arduino na placa de ensaio

Assim que o projeto estiver concluído, você pode retirar o ATmega328P e conectar alguns componentes externos, conforme mostrado no diagrama, e pode soldá-lo ao PCB para torná-lo permanente.

Para seu próximo projeto você não precisa comprar uma nova placa arduino, em vez disso você pode comprar a ATmega328P e algumas outras externas, que são econômicas e tornam seu projeto mais compacto.

Como programar ATmega328P quando estiver na placa de ensaio:

Método 1:

A maneira mais fácil e preguiçosa de programar o ATmega328P é com a própria placa arduino. Insira o ATmega328P, queime seu programa e retire-o, insira-o em seu projeto.

Este método é adaptável quando seu projeto tem um suporte de IC de 28 pinos (para que o ATmega328P possa ser removido facilmente) e o ATmega328P seja facilmente acessível.

Aqui está como fazer:
Baixe o Arduino IDE do site oficial do arduino e instale em seu computador.
Atualize o driver para a placa arduino em seu computador (não há necessidade de fazer, se você estiver usando um computador com Linux).
Insira o ATmega328P na placa arduino na direção certa e certifique-se de que possui o bootloader.
Selecione “Ferramentas”> “Placa”> “Arduino / Genuino UNO”
Conecte o arduino ao seu PC e selecione a porta certa para o seu arduino (varie de computador para computador. Selecione “Ferramentas”> “porta”).
Compile o programa e clique no botão de upload.
Remova ATmega328P e insira-o em seu projeto.

Método 2:

Se você reprogramar o microcontrolador com frequência e o hardware do seu projeto estiver inacessível, este método é o melhor para o seu projeto, especialmente quando o ATmega328P é soldado diretamente no PCB.

NOTA: Certifique-se de que a fonte de alimentação do circuito externo esteja desconectada antes de continuar, vamos ligar o ATmega328P da placa arduino.

Diagrama:

reprogramar o microcontrolador com frequência e o hardware do seu projeto

Selecione “Ferramentas”> “Placa”> “Arduino / Genuino UNO”
Compile o programa e clique no botão de upload.

Anterior: Circuito de Alarme de Acidente de Motocicleta Próximo: Circuito Indicador de Tempo de Backup da Bateria