Como fazer um circuito cronômetro de debate em sala de aula

Neste artigo, aprendemos como fazer um circuito simples de cronômetro de debate em sala de aula, que pode ser usado para iluminar duas lâmpadas que se alternam sequencialmente para indicar o início e o fim do tempo de aula ministrado pelos respectivos membros da classe. A ideia foi solicitada pela Animale.

Especificações técnicas

Estou tentando fazer um dispositivo visual para ser usado em debates entre alunos. Então eu tive esta ideia: duas lâmpadas coloridas, uma azul e uma vermelha.

O azul fica LIGADO 5 minutos enquanto o participante está falando, após este tempo é automaticamente DESLIGADO e o vermelho é LIGADO 5 segundos, para indicar o fim do tempo de fala e o outro participante pode estar preparado.

Então, 5 segundos depois, a lâmpada vermelha é desligada e a azul é novamente ligada. Este é um loop permanente após ser conectado à tomada (120v).

Acho que um dispositivo visual é menos perturbador e distrai, por isso evito o uso de alarmes ou campainhas.

Não sei se este projeto é simples. Eu sei fazer solda básica, mas não sei nada sobre eletrônica.

É uma escola pequena do interior, então eles não têm ninguém que entenda de eletrônica e estou fazendo um trabalho voluntário.

Ficarei feliz se você puder me ajudar com isso e tenho certeza que será muito útil nas reuniões de alunos.

Muito obrigado antecipadamente e desculpe se cometi alguns erros na minha escrita.

Saudações da Colômbia.

Como o circuito é projetado

A solicitação acima para um circuito temporizador de debate em sala de aula pode ser implementada com a ajuda do design mostrado.

O circuito é basicamente feito pela interconexão de dois estágios monoestáveis ​​IC 555, os quais conduzem em sequência de acordo com os atrasos pré-determinados definidos, uma vez que o circuito é alimentado.

Os comprimentos de retardo são ajustáveis ​​e podem ser definidos apropriadamente ajustando os respectivos potenciômetros de 1M e também os respectivos capacitores de 1uF / 25V que podem ser aumentados para alcançar respostas de retardo mais altas dos ICs.

Quando a alimentação é ligada, o IC esquerdo é ativado emitindo uma lógica alta em seu pino # 3 devido ao aterramento instantâneo de seu pino # 2 através do transistor PNP.

Enquanto o pino nº 3 do IC esquerdo permanece ligado, este IC conta o tempo e, entretanto, o IC do lado direito permanece inativo com seu pino nº 3 no zero lógico. O relé conectado também permanece DESLIGADO e no curso conecta a lâmpada de contato N / C com a rede, a lâmpada relevante é acesa.

Uma vez que o tempo definido é decorrido, o pino nº 3 do IC esquerdo baixa e, no processo, aterra o pino nº 2 do IC do lado direito ao aterramento. O IC do lado direito agora liga permitindo que seu pino # 3 fique alto.

A sequência acima LIGA o relé, que por sua vez desliga a lâmpada erarlier e alterna a segunda lâmpada conectada em seu contato N / O.

O IC esquerdo agora começa a contar, enquanto este IC conta, a alta de seu pino # 3 desliga o PNP
permitindo que o capacitor de 0,22 uF do IC esquerdo em seu pino # 2 seja descarregado.

Depois que o tempo definido é decorrido, seu pino # 3 fica baixo, o relé desativa invertendo a iluminação da lâmpada, isso também liga o PNP aterrando o pino # 2 do IC esquerdo através do capacitor de 0,22uF ... o processo agora inicia e continua a andar.

Anterior: Detector sem carga e circuito de corte para inversores Próximo: Circuito ATS de controle remoto - Troca de gerador / rede sem fio