Como trocar duas baterias manualmente usando o Opto Coupler

O artigo a seguir explicando um circuito de relé de troca de bateria dupla foi solicitado pelo Sr. Raja para que fosse possível alternar entre suas baterias de inversor novas e antigas automaticamente, eliminando intervenções manuais. Vamos ler em detalhes.

Especificações técnicas

'EU comprei uma nova bateria de chumbo-ácido 12v 110 Ah para o sistema de iluminação doméstica DC.

Eu tinha outra bateria 12v 110ah que tem cerca de 8 anos. (que está conectado anteriormente no mesmo sistema de iluminação da minha própria casa). Mas o antigo tem capacidade de aproximadamente 25ah, conforme calculei.

Mas não é suficiente acender a luz por cerca de 5 horas à noite. (Ou seja, das 18h às 23h). Portanto, quero usar a bateria nova e a velha. Mas não posso juntá-los em paralelo, pois um antigo pode assumir a carga de uma bateria nova, o que diminui a vida útil da nova (como eu acho)

Portanto, no momento, estou usando um botão 'bidirecional' para ligar e desligar a bateria nova e a velha. Sempre que o controlador do sistema de iluminação mostra uma luz vermelha, ou seja, cerca de 11,5 V, eu opero manualmente o interruptor bidirecional para ligar a bateria nova.

Agora, por favor, me dê o circuito para ligar e desligar entre duas baterias de forma que, inicialmente o sistema de iluminação funcione com o bty antigo e conforme a tensão do bty antigo diminuir (abaixo de 11,5 V), então ligue apenas o novo Agradecendo você'

O design

A ideia projetada do circuito de troca de bateria dupla proposto ou, melhor dizendo, o circuito de troca de bateria velha para nova pode ser entendida com os seguintes pontos:

Referindo-se ao diagrama de circuito, vemos um IC 4017 que funciona como um alternador ou alternador de sequência.

O IC mudará sua saída do pino # 3 para o pino # 2 e então para o pino # 4 em resposta a cada pulso positivo em seu pino de entrada # 14.

o pino nº 4 do IC foi conectado ao pino de reinicialização nº 15 do IC, significa que no momento em que a sequência lógica atinge o pino 4, a sequência é reiniciada no pino nº 3 para que o ciclo possa se repetir.

Aqui, o pulso de entrada é derivado do indicador de advertência de bateria fraca do sistema inversor existente.

A luz LED do aviso de bateria fraca foi integrada a um LDR usando um tubo à prova de luz.

Inicialmente, quando a alimentação é ligada, o capacitor de 1uF redefine o IC para que a sequência lógica seja iniciada no pino 3.

O relé neste ponto permanece conectado com seu pólo N / C conectando o antigo positivo da bateria com o inversor.

O inversor começa a operar, descarregando a bateria velha

Ao atingir o limite de bateria fraca, o LED de bateria fraca do inversor acende, o que diminui instantaneamente a resistência LDR incluída, fornecendo um pulso positivo para o pino 14 do IC.

O IC responde mudando a sequência lógica do pino 3 para o pino 2.

Como o pino nº 2 do IC está conectado ao transistor do driver do relé, o relé é ativado imediatamente, colocando a nova bateria em ação por meio de seus contatos N / O.

A nova bateria sendo totalmente carregada desliga a luz indicadora de bateria fraca, o IC entra em uma posição de espera mantendo a situação intacta .... até que a nova bateria também alcance uma condição de bateria fraca ligando o LED e reiniciando o IC para sua posição inicial.

O ciclo então se repete, produzindo as ações de troca automática de bateria dupla necessárias.

Anterior: Criação de um circuito controlador de nível de água multifuncional Próximo: Pacote de carregador de emergência para celular usando baterias Ni-Cd