Como acionar uma câmera remotamente sem presença física

O artigo discute um circuito de controle remoto de RF simples que pode ser usado para ativar uma câmera digital remotamente, pressionando um botão. A ideia foi solicitada pelo Sr. Pat

Objetivos e requisitos do circuito

1. Sou Pat, da França. Parabéns pelo seu blog e site sobre aparelhos eletrônicos: é o paraíso: o)
  2. Sou fotógrafo e estou procurando um controle remoto simples para minha Nikon D200 em RF. Preciso de um transmissor e receptor em uma única frequência de rádio com bom alcance e funcionar com bateria de 9V. o objetivo é acionar a câmera remotamente. A câmera Nikon possui um soquete de 10 pinos projetado para isso.
  3. Aqui está um modelo de negócios, mas muito caro aqui:

Você teria uma assembléia para propor? (Eu mexo com eletrônica clássica como radioamador ...: o)
obrigado pela sua ajuda: o)

Patrick / F5CEY
~ 90 milhas ao norte de Paris
França

Analisando o Circuito

Oi pat,

Estou feliz que você gostou do meu site.

Vou tentar postar o design conforme minha análise em breve no meu site.

Nesse ínterim, você pode ler o seguinte artigo, que eu seria
usando para a implementação proposta.

O design

Eu discuti um simples Circuitos baseados em módulo de controle remoto RF 433 MHz que pode ser usado em todos os tipos de aplicações de comutação remota dentro de um alcance de 100 metros. Outras formas de módulos podem ser empregadas para obter maiores faixas de distância.

Esses módulos de controle remoto RF também podem ser usados ​​com eficácia para a aplicação de comutação de câmera remota discutida.

De acordo com minha interpretação, as pinagens do soquete de 10 pinos da câmera que são relevantes para a comutação remota da câmera (usando os módulos RF propostos) são as seguintes:

pino # 1 = dados de entrada Rx (pulso de disparo)
pino # 2 = entrada externa de + 5V ou da bateria da câmera
pino # 7 = aterramento de energia a ser integrado ao aterramento do módulo RF ou negativo.
Outras pinagens não parecem relevantes para as funções pretendidas e, portanto, podem ser deixadas em aberto.

De acordo com os dados acima, a saída do módulo Rx ou receptor pode ser integrada ao conector de 10 pinos existente da câmera da seguinte maneira:

Circuito do transmissor para acionar uma câmera remotamente

Se a câmera se destina a ser operada com uma fonte de alimentação externa, uma bateria externa pode ser utilizada para alimentar o módulo Rx e a mesma pode ser alimentada para a câmera através do pino # 2 de seu soquete de 10 pinos.

Se a bateria interna da câmera for usada, o que parece mais apropriado, o módulo Rx pode ser alimentado por esta fonte através do pino # 2.

O BC557 pode ser visto configurado com uma das pinagens de saída do módulo RX, que por acaso é o pino # 10 do decodificador IC do módulo Rx, embora qualquer outra saída possa ser usada para os mesmos resultados.

No módulo Tx você também encontrará 4 entradas compatíveis com interruptores, cada uma correspondendo às 4 saídas individuais do módulo Rx, ou seja, se o botão do pino # 10 do Tx for pressionado, isso ativará o pino # 10 do módulo Rx. ... e assim por diante.

Portanto, no caso acima, a chave do pino # 10 do Tx precisa ser pressionada para implementar a troca de câmera controlada remotamente necessária.

Pressionar um botão no aparelho Tx deve gerar uma lógica baixa na pinagem relevante do módulo Rx (pino # 10 no presente caso), o que faz com que o BBC557 ative e envie um pulso TTL de + 5V para o pino # 1 da câmera, ativando os obturadores da câmera.

O circuito do transmissor para o circuito de comutação da câmera de controle remoto proposto

O circuito a seguir descreve o circuito do transmissor ou o estágio do circuito Tx que deve ser utilizado para acionar a câmera localizada no local remoto:

Circuito receptor para acionar uma câmera remotamente

Como pode ser visto na imagem acima, os quatro interruptores correspondem às respectivas 4 saídas do módulo Rx.

No entanto, uma vez que o pino nº 10 é empregado no presente projeto, a chave associada ao pino nº 10 deve ser usada, a qual é indicada como SW1 no diagrama acima. O resto das opções podem ser ignoradas.

Anterior: Ignitor de fogo de artifício do circuito de fósforo elétrico (Ematch) Próximo: Iluminando um LED usando a transmissão de energia sem fio