Funcionamento do IC 7400 e suas aplicações

IC 7400 é a família lógica mais popular em circuitos integrados . A Texas Instruments lançou o primeiro chip lógico, a saber, TTL da série SN5400 (lógica transistor-transistor) no ano de 1964. Mais tarde, o chip lógico da série SN7400 foi lançado no ano de 1966. Esses chips conquistaram rapidamente mais de 50% do mercado de chips lógicos . Finalmente, esses ICs estão se tornando consistentes componentes eletrônicos . Na última década, existem diferentes gerações de pinos compatíveis com famílias descendentes que foram desenvolvidas para dar suporte a tensões de alimentação de baixa potência Tecnologia CMOS e pacotes de montagem em superfície. Este artigo discute uma visão geral do IC 7400.

O que é IC 7400?

O IC 7400 pode ser construído com uma série de dispositivos, que fornecem desde portas lógicas básicas, FFs (flip-flops) , contadores para ALU e transceptores de barramento. A família estendida de ICs digitais são os ICs da série 7400. Esta série de ICs inclui principalmente diferentes chips lógicos discretos, como portas lógicas, juntamente com diferentes registros, unidades de RAM e decodificadores.

O IC 7400 é um chip de 14 pinos e inclui quatro portas NAND de 2 entradas. Cada porta utiliza 2 pinos de entrada e 1 pino de saída, sendo os 2 pinos restantes alimentação e aterramento. Este chip foi feito com diferentes pacotes, como montagem em superfície e através do orifício, que inclui cerâmica (ou) plástico dual-in-line e embalagem plana.

ic- 7400

Configuração de pinos IC 7400

A configuração do pino de 7400 IC é discutida abaixo.

• Pin1: é um Gate-1 de entrada A
  • Pin2: é a entrada B Gate-1
  • Pin3: é Gate-1 de saída Y
  • Pin4: é um Gate-2 de entrada A
  • Pin5: é um Gate-2 de entrada B
  • Pin6: é um Gate-2 com saída Y
  • Pin7: é um terminal GND
  • Pin8: é um Gate-3 com saída Y
  • Pin9: é um Gate-3 de entrada B
  • Pin10: é um Gate-3 de entrada A
  • Pin11: é um Gate-4 de saída Y
  • Pin12: é um Gate-4 de entrada B
  • Pin13: é um Gate-4 de entrada A
  • Pin14: É um pino Vcc (alimentação positiva)
configuração de pinos ic-7400

Especificações IC 7400

Algumas das especificações e recursos do 7400 IC incluem o seguinte.

• A alimentação de tensão é 5 V
  • O atraso de propagação para cada porta será de 10 ns
  • A velocidade máxima de alternância é 25 MHz
  • A utilização de energia para cada porta é de 10 mW
  • Portas NAND 2-i / p independentes - 4
  • A saída pode ter interface com TTL, NMOS, CMOS.
  • A faixa de tensão de operação será grande
  • As condições operacionais são extensas
  • Não é adequado para novos projetos que usam 74LS00
  • Usando 7400 circuitos integrados baseados na família, um engenheiro pode projetar flip-flops (FFs), contadores, buffers e portas lógicas em pacotes diferentes, e estes podem ser conectados como preferidos para resolver um problema exato.

7400 IC's de família

Alguns dos CIs da família 7400 mais comumente usados ​​com suas funções são discutidos abaixo.

• IC 7400 é um NAND-gat Quad de duas entradas
  • IC 74266 é uma porta XNOR Quad de duas entradas
  • IC 74373 é uma trava transparente do tipo Octal D
  • IC 74374 é um Octal D-type FF’s

Os ICs mencionados acima são alguns dos ICs baseados em 7400 famílias. Outros tipos de CIs da série 7400 não são úteis em todos os casos, mas raramente são usados. Esses ICs são usados ​​separadamente para projetar eletrônicos digitais atuais. Porém, os ICs mencionados acima estão facilmente disponíveis no mercado e podem ser encontrados em uma ampla variedade de designs digitais, como dispositivos simples a dispositivos de alta tecnologia.

Diagrama de Circuito IC 7400 usando NAND Gate

O 7400 IC usando a porta NAND é mais comumente usado transistor-transistor-lógica (TTL) dispositivo. Pode ser construído com portas NAND de 2 entradas independentes de 4.

A principal característica disso é que qualquer tipo de porta lógica pode ser projetada apenas com a ajuda de portas NAND. Portanto, o IC7400 é adequado para aprender sobre lógica digital e um sobressalente universal, enquanto funções lógicas específicas são necessárias.

ic-7400-circuit-diagram-using-nand-gate

A principal função da porta NAND é quando todas as entradas são altas (1) ou baixas (0), então apenas a saída será alta (1). A função desta porta lógica é complementar ou oposta à porta AND.

A expressão booleana desta porta é a adição lógica que é reversa à porta AND. Por exemplo, se a expressão lógica da porta AND for A * B, então a expressão lógica da porta NAND é A * B '. A porta lógica IC freqüentemente usada é IC 7400 com porta AND. Esta porta lógica inclui 4 portas NAND independentes por um arranjo típico de pinos. Pode operar em temperatura de 70 o C.

Formulários

As aplicações do IC 7400 incluem o seguinte.

• Esses ICs são usados ​​para projetar um sistema como alarmes de roubo ou roubo
  • Eles são usados ​​na campainha de aviso do freezer
  • Eles são usados ​​em alarmes de roubo ativados por luz
  • Estes são usados ​​em um sistema de rega automático

Portanto, trata-se de uma visão geral de IC 7400 . Este é um pacote de integração em pequena escala (SSI). Este IC pode ser construído com 4 portas NAND dual-i / p. Porque, usando esta porta, qualquer tipo de porta lógica pode ser projetada. Aqui está uma pergunta para você, qual é a função principal do IC 7400?