Iluminando DRL e luzes giratórias com lâmpada comum única

O artigo discute um circuito simples para habilitar a luz de direção de qualquer carro para realizar uma função bidirecional de luzes DRL, bem como as luzes de direção estipuladas. A ideia foi solicitada pelo Sr. Artem.

Especificações técnicas

Obrigado pelo seu fanatismo pela eletrônica, isso pode ser notado através do seu blog. Tenho experimentado alguns de seus circuitos e está tudo bem por enquanto.

Solicito aqui a sua assessoria profissional sobre o meu projeto.

Alguns veículos minúsculos têm uma certa falta de espaço para colocar luzes LED para ter uma boa aparência. Para um deles, o Nissan Micra i foi convidado a combinar LED Turns e luzes DRL sem colocar um ao lado do outro.

Considerando a ergonomia de um carro de cidade pequena, pesquisei no mercado.

Encomendei emissores LED de duas cores Y + W 1Watt 350mA da China, para que eu pudesse combinar as duas funções por meio de algum tipo de controlador em um local.

E, como costuma acontecer, o vendedor não forneceu especificações para seu produto.

Os LEDs de 4 pinos têm, na verdade, um '+' comum, então não posso dirigir seis deles em série ou implementar qualquer driver conhecido. Por favor, aconselhe algo útil, acredito que você pode.

Desde já, obrigado,
arte;
Moscou,
Rússia.

DRL e luzes giratórias com lâmpada comum única

O design

O circuito proposto que combina e permite iluminar DRL e pisca-pisca através de uma única lâmpada comum pode ser visto acima.

O circuito basicamente permite que a mesma lâmpada (de preferência LEDs) implemente uma função dupla de luzes DRL, bem como indicadores de direção, dependendo de qual estiver LIGADO.

O interruptor DRL deve ser LIGADO permanentemente, de modo que a lâmpada conectada acenda através do transistor TIP122, e assim que o pisca-pisca é LIGADO, o TIP122 é instantaneamente desativado através do BC547, permitindo que o pisca pisca o LED na frequência fornecida.

O acima ocorre porque o BC547 é acionado pela comutação do sinal de mudança e mantém a base TIP122 aterrada e desabilitada.

O 100uF / 25 desempenha um papel crucial aqui, e garante que o BC547 permaneça desabilitado para os períodos ON e OFF das entradas do sinal de volta, portanto, este capacitor pode exigir alguns ajustes até que o tempo mínimo correto seja determinado.

Valores maiores funcionarão, mas isso pode resultar em uma ativação atrasada do DRL cada vez que a seta for desativada, portanto, o valor de 100uF pode precisar de alguns ajustes.

A predefinição de 10k na base do TIP122 pode ser usada para determinar o nível de brilho no DRL, então isso se torna um recurso adicionado no design.

Feedback do Sr. Artem

Obrigado pelo circuito.

Mas parece que você me entendeu um pouco errado. Eu queria que o circuito acionasse leds de cores duplas de 350ma, que têm pinos '+' positivos e dois '-'egativos comuns para branco e amarelo, respectivamente. Ambas as lâmpadas são em corpo único por razões ergonômicas.

Seu circuito sugerido está funcionando bem, mas devemos levar em consideração duas cores com pino positivo comum.

Resolvendo a Consulta de Circuito

Conforme a resposta acima, o diagrama anterior pode ser modificado conforme mostrado abaixo para executar a nova função.

Presumi que os LEDs tinham originalmente o recurso de limitação de corrente, portanto, ele não foi mostrado aqui ou incluído nos designs propostos. Caso contrário, resistores de 5 ohms e 2 watts podem ser incluídos em série com as respectivas linhas negativas do módulo de LED.

Pergunta sobre controlador de driver de retorno

A seguinte solicitação foi enviada pelo Sr. Dejan Djordjevic

Oi Swagatam,
Você pode construir um controlador de driver de switchback de estado sólido. Você provavelmente sabe que isso funciona, mas se necessário vou explicar.Na internet encontro alguns esquemas, mas eles usam relé e montagem inteira é grande demais. Você pode fazer um esquema sem retransmissão?

Este controlador tem 3 fios, amarelo, preto e vermelho. No fio amarelo, você conecta o sinal da seta do carro, no vermelho conecta o DRL (luzes diurnas) e o preto é aterrado para ambos. Quando o DRL está LIGADO e você liga o sinal de direção DRL irá DESLIGAR. Quando o sinal de direção é DESLIGADO, o DRL irá automaticamente LIGAR novamente. Portanto, este controlador está apenas alternando entre os DRLs e os sinais de direção. Você pode ver um exemplo aqui

A minha resposta:

Verifique o diagrama a seguir, espero que isso funcione

Feedback de Dejan

Tentei este circuito e está funcionando bem. Apenas uma pequena correção, se possível - você pode adicionar um pequeno atraso ao alternar da seta para DRL? Por exemplo, se a luz de mudança não funcionar por 2 segundos, o DRL está ligando.

A minha resposta:

O recurso de atraso já está presente. Você pode aumentar o valor do capacitor 100uF ou aumentar 10K perto da base do transistor para aumentar o atraso

Anterior: Circuito de lâmpada de emergência inteligente com recursos máximos Próximo: Explicam-se 4 circuitos de banco de energia simples