Infográficos: um resumo sobre o temporizador IC 555 e suas aplicações

A Temporizador IC 555 é um dos lineares mais flexíveis circuitos integrados , que foi desenvolvido pela primeira vez no ano de 1970 pela “Signetic Corporation” e denominado como SE / NE 555 timer. Este circuito integrado é um circuito de temporização monolítico, capaz de gerar um atraso de tempo preciso e extremamente estável. Semelhante a outros geralmente usados amplificadores operacionais , este IC também é muito consistente, fácil de usar e de baixo custo.

Está disponível em dois pacotes, um DIP de 8 pinos (duplo em um pacote) e um DIP de 14 pinos e compreende 2 diodos, 23 transistores e 16 resistores.

Este IC ainda está em uso extensivo devido ao seu baixo valor, simples de usar e constância. Agora é projetado por muitos fabricantes no bipolar exclusivo e também em CMOS de baixa potência tipos. No ano de 2003, foi projetado que um bilhão de unidades são projetadas a cada ano. Este IC é o mais padrão circuito integrado já fabricado .

O Circuito temporizador IC 555 é aplicável principalmente em multivibradores astáveis, multivibradores monoestáveis, Conversores DC-DC , geradores de forma de onda, sondas lógicas digitais, tacômetros, medidores de frequência analógicos, dispositivos de medição de temperatura, dispositivos de controle e reguladores de tensão. Basicamente, o temporizador IC 555 funciona em um destes dois modos: um multivibrador astável ou como um multivibrador monoestável . O SE555 IC foi projetado para operar nesta faixa de temperatura: 55 ° C - 125 °, enquanto o NE 555 IC funciona nesta faixa de temperatura: 0 ° -70 ° C.

Os recursos do temporizador IC 555 incluem o seguinte

• Esses ICs operam em uma ampla faixa de tensões de alimentação variando de + 5 V a + 18 V.
  • Eles reduzem ou fornecem 200 mA de corrente de carga
  • A dissipação de potência máxima é de 600 mW.
  • A temperatura operacional é de 0 a 75 ° C
  • Os componentes externos são escolhidos com precisão para que os intervalos de tempo possam ser feitos em alguns minutos junto com as frequências acima de várias centenas de kHz.
  • O o / p de um IC temporizador IC 555 pode conduzir um TTL ( lógica transistor-transistor ) devido à sua alta corrente o / p.
  • O ciclo de trabalho dos 555 temporizadores é variável.
  • A dissipação máxima de potência para cada pacote é de 600 mW e suas duas entradas, como gatilho e reset, têm compatibilidade lógica.

O que é um 555 Timer IC?

Por favor, consulte este link para saber mais sobre 555 horas

Configuração do pino do temporizador 555

Por favor, consulte este link para saber mais sobre 555 configuração do pino IC do temporizador

Partes funcionais do 555 Timer IC

O CI do temporizador 555 inclui três partes funcionais como Comparador, Divisor de tensão e Flip / Flop

Modos de operação do temporizador 555

O temporizador 555 IC tem basicamente três modos de operação, como modo Astable, modo biestável e

555 Timer em modo monoestável

Neste modo, o IC gera apenas um único pulso quando o temporizador obtém um sinal do botão de entrada do acionador. O período do pulso depende dos valores do resistor e do capacitor.

555 Timer no Modo Astable

Neste modo, o IC gera os pulsos ininterruptos com a frequência exata que depende dos valores dos dois resistores e capacitores.

555 Timer em modo biestável

Neste modo, o IC gera dois estados estáveis, como alto e baixo. Os sinais de saída desses dois estados são proibidos por um gatilho e redefinir os pinos de entrada, não pelo carregamento e descarregamento do amplificador de capacitores.

Aplicações de 555 Timer IC

O temporizador 555 IC é totalmente usado para construir diferentes circuitos eletrônicos, como LED piscando, sirene da polícia, caixa de música, dados de LED, detector de metais, semáforos, etc.

Um resumo sobre os infográficos do temporizador IC 555