Interface do sensor de umidade e temperatura DHTxx com o Arduino

Neste artigo, vamos dar uma olhada nos sensores da série DHTxx, que são usados ​​para medir temperatura e umidade, ambas as funcionalidades são integradas em um módulo.

Vamos ver suas especificações, para que você possa escolher o melhor sensor para seu projeto e, finalmente, vamos fazer a interface com o arduino e ler os valores no monitor serial do software arduino IDE.

DHTxx consiste em apenas duas séries DHT11 e DHT22. A principal diferença entre eles é sua especificação e custo. DHT11 é um sensor de gama baixa e DHT22 é um sensor de ponta. O DHT22 é mais caro do que o DHT11, mas a extremidade inferior é decente o suficiente para projetos de hobby, a menos que você faça alguma medição séria com seu projeto.

DHTxx é um dispositivo de 4 pinos, um deles é NC ou sem conexão, então usaremos apenas 3 pinos. Dois deles são pinos de alimentação e o restante é o pino de saída. O sensor pode parecer simples, mas requer uma biblioteca para manuseá-lo.

O sensor consiste em um termistor, um dispositivo sensor de umidade e um microcontrolador embutido em um módulo. Suas especificações são as seguintes:

DHT11:
• A faixa de tensão de operação é de 3 a 5V.
• Seu consumo máximo de corrente é 2,5mA.
• Pode medir umidade variando de 20% a 80% - / + 5% de precisão.
• Pode medir temperatura variando de 0 a 50 graus Celsius +/- 2% de precisão.
• Ele atualiza o valor a cada segundo.
• Seu tamanho é 15,5 mm x 12 mm x 5,5 mm

DHT22:
• A tensão operacional é de 3 a 5V
• Seu consumo máximo de corrente é 2,5mA.
• Pode medir umidade variando de 0% a 100% com precisão de 2-5%.
• Ele pode medir a temperatura variando de -40 a +125 graus Celsius +/- 0,5% de precisão.
• Ele atualiza o valor duas vezes a cada segundo.
• Seu tamanho é 15,1 mm x 25 mm x 7,7 mm
A partir das especificações brutas acima, você pode escolher qual é a ideal para o seu projeto.

Sensor de umidade de temperatura DHT11

O pino de dados sempre deve ser conectado com um resistor pull-up de 4,7K a 10K. O sensor ilustrado acima veio com PCB com pino NC eliminado e resistor pull-up. Mas alguns sensores vêm sem esses recursos, sem o resistor pull-up, as leituras enviadas para o Arduino serão fatalmente valores de erro.

Agora vamos fazer a interface do sensor DHT com o arduino. Antes de prosseguir com o projeto baixe o arquivo da biblioteca do seguinte link:

Você só precisa desses quatro componentes: sensor DHTxx, arduino Uno, cabo USB e um PC.

Basta inserir o sensor nos pinos analógicos do arduino conforme ilustrado no protótipo e despejar o código no arduino, abrir o monitor serial e você pode ver as leituras.
Protótipo do autor:

Interface do sensor de umidade e temperatura DHTxx com o Arduino//----------------------Program developed by R.Girish-------------// #include dht DHT #define DHTxxPIN A1 int p = A0 int n = A2 int ack int f void setup(){ Serial.begin(9600) pinMode(p,OUTPUT) pinMode(n,OUTPUT) } void loop() { digitalWrite(p,1) digitalWrite(n,0) ack=0 int chk = DHT.read11(DHTxxPIN) switch (chk) { case DHTLIB_ERROR_CONNECT: ack=1 break } if(ack==0) { f=DHT.temperature*1.8+32 Serial.print('Temperature(°C) = ') Serial.println(DHT.temperature) Serial.print('Temperature(°F) = ') Serial.print(f) Serial.print(' ') Serial.print('Humidity(%) = ') Serial.println(DHT.humidity) Serial.print(' ') delay(500) } if(ack==1) { Serial.print('NO DATA') Serial.print(' ') delay(500) } } //----------------------Program developed by R.Girish-------------//

Saída de monitor serial:

Anterior: Faça este circuito de torneira sem toque para controle de torneira com viva-voz Próximo: Faça este circuito digital de medição de temperatura e umidade usando Arduino