Circuito de segurança de alerta de chamada GSM ativado por laser

Nesta postagem, discutimos um circuito simples de segurança de alerta de chamada a laser GSM que liga imediatamente para o mestre assim que um intruso é detectado por meio de uma interrupção do feixe de laser.

A ideia foi solicitada pelo Sr. Roldan.

Objetivos e requisitos do circuito

Não sou engenheiro eletrônico, mas consigo solucionar pequenos problemas eletrônicos. Também tenho conhecimentos básicos de esquemas eletrônicos. Eu já escanei todos os seus esquemas sobre projetos de telefones celulares, mas ainda não encontrei o projeto certo que queria construir.

Meu pedido :

1.) Um alarme de segurança (ou seja, alarme contra roubo ) usando laser, uma vez que um intruso se esconda no perímetro, ele eventualmente irá acionar / discar meu celular, igual à ideia do seu CIRCUITO DE BLOQUEIO DA PORTA DO TELEFONE . Em vez de empurrar o instrumento da fechadura central do carro, ele discará meu número através de um telefone celular GSM. para que eu saiba que alguém está / esteve dentro da minha casa. Estou sempre longe de minha casa.

2.) Estou pensando em usar 2 celulares, 1 aparelho é para o sistema de alarme que vai me discar caso um intruso esteja dentro.

Esperando sua gentil consideração sobre meu pedido, senhor, até a próxima.

O design

Em uma de minhas postagens anteriores, já apresentei um Circuito do sistema de segurança de alerta de chamada de telefone celular projetado para alertar o usuário sempre que uma intrusão for detectada, ele emprega o IC 4060 para os procedimentos. Este circuito foi inspirado em outro artigo anterior intitulado circuito de segurança GSM do carro.

O presente projeto também é baseado em um princípio semelhante, no entanto, utiliza um IC 555 e um pequeno temporizador de atraso para implementar as funções, tornando o circuito muito mais simples do que os conceitos anteriores.

O diagrama a seguir mostra a configuração detalhada, vamos tentar entendê-la melhor por meio das explicações fornecidas:

Circuito de segurança de alerta de chamada GSM ativado por laser

O Delay Output do IC 555 pode ser obtido resolvendo as seguintes fórmulas:

On Time Output = 0,7 (R1 + R2) C

Como funciona

Referindo-se ao circuito de segurança de chamada GSM ativado por laser mostrado acima, podemos ver que o IC 555 é configurado como padrão astável .

O 555 astável é alimentado por um circuito temporizador de atraso OFF que, por sua vez, é conectado a um LDR desencadear.

O LDR deve ser focalizado com um feixe de laser alinhado ao longo da zona restrita.

Enquanto o feixe de laser permanece focado no LDR, a resistência do LDR é mantida suficientemente baixa em relação ao Resistor de 1 M .

No entanto, em um evento em que o laser é interrompido, o que pode acontecer enquanto um intruso tenta ultrapassar a zona restrita, o LDR de repente experimenta uma alta resistência, permitindo que a base do transistor BC547 adquira um pulso de disparo através do resistor de 1M e do capacitor de 100uF associado.

Isso, por sua vez, ativa BC557 em condução e carrega simultaneamente o capacitor superior de 100uF até o limite ideal.

Uma vez que o acima mencionado ocorre, o BC547 não é mais necessário para conduzir e de fato para de conduzir devido ao seu capacitor de base 100uF adquirir carga total e / ou devido à restauração do feixe de laser no LDR (quando o intruso passa para o outro final)

O BC557 continua a conduzir a partir da carga acumulada nos 100uF superiores e alimenta o IC 555 de modo que seja capaz de produzir cerca de três pulsos para o relé que responde a isso e clica três vezes e depois para.

O limite de três pulsos acima pode ser alcançado ajustando adequadamente os dois Capacitor 100uF valores tais que o temporizador de atraso conduz por um período apenas o suficiente para permitir que o IC 555 produza esses 3 pulsos, após o que o BC557 pode ser desligado, junto com o IC 555 e o relé .

R1, R2 e C1 também podem precisar ser calculados para permitir pulso de 0,5 segundo do astável, o que significa que os 3 pulsos não devem levar mais do que 1,5 segundo para serem concluídos

O contatos de relé pode ser visto integrado com o 'botão de chamada' de um telefone celular, que é usado aqui como uma alternativa barata a um modem GSM, embora o celular funcione de forma mais eficaz e seja muito mais barato.

A lista telefônica do celular é inicialmente armazenada com o número do proprietário e é manualmente chamada uma vez, o que define o número como o primeiro número na lista de chamadas.

Posteriormente, agora, sempre que o botão verde é acionado três vezes, permite que o celular comece a chamar o número do proprietário.

O princípio básico acima é utilizado de forma eficiente para alertar o proprietário sempre que uma intrusão for detectada por meio de uma interrupção do feixe de laser.

No circuito de segurança de alerta de chamada GSM ativado por laser acima proposto, o celular modem empregado é um NOKA1280 que passa a ser o celular mais barato e fácil e, portanto, torna-se perfeitamente adequado para esta aplicação, embora qualquer outro celular semelhante possa ser experimentado para o mesmo.

A integração dos dois fios com o botão de chamada do celular pode ser bastante entediante, pois o teclado deste telefone não tem almofadas soldáveis ​​e, portanto, as pontas dos fios podem precisar ser firmemente pressionadas nas almofadas relevantes e presas com algum tipo de cola para reforçar o contato na posição permanentemente sem afrouxar, com o tempo.

Anterior: 4 Melhores Circuitos de Interruptor de Sensor de Toque explorados Próximo: Como funcionam os microfones de eletreto - tutorial e diagrama completos