Circuito protetor de sobrecarga de máquina de torno

O artigo discute um circuito simples de corte de sobrecarga para proteger máquinas pesadas operadas pela rede elétrica, como um torno mecânico. A ideia foi solicitada pelo Sr. Howard Dean.

Especificações técnicas

Em primeiro lugar, posso dizer que tenho muito pouco conhecimento de eletrônica, embora pudesse seguir um diagrama simples.

Eu opero um pequeno torno chinês para usinagem de hobby (fabricando modelos de motores a vapor), mas ocasionalmente o sistema fica sobrecarregado e um fusível de 3 A queima, eu aprecio que este fusível está lá para proteger o motor.

Seria possível substituir este fusível por um interruptor de corte semelhante a uma unidade doméstica para que eu não tenha que trocar os fusíveis.

O problema não ocorre com frequência, mas quando ocorre, é um incômodo chegar ao fusível, pois ele está situado na parte de trás do torno que tenho de transportar. Um pouco demais aos 75.

Qualquer ajuda seria apreciada.

Muito Obrigado.

Howard Dean

O design

Já discuti um projeto simples de circuito protetor de sobrecarga em um de meus posts anteriores , o mesmo pode ser utilizado para a aplicação de corte de sobrecarga de torno de máquina proposta.

Referindo-nos ao diagrama de circuito abaixo, podemos identificar os seguintes estágios principais nele:

Um estágio optoacoplador conduzido por um retificador de ponte

e um estágio de circuito de relé de travamento acoplado ao estágio de optoacoplador acima.

Diagrama de circuito

A rede CA é fornecida na entrada do lado esquerdo indicada, que é passada para a carga por meio de um resistor de detecção de carga R1 e os contatos N / C do relé de corte associado, N / C significa normalmente fechado, o que significa que os contatos são conectados através este ponto enquanto o relé está em um estado desativado.

R1 é adequadamente calculado de modo que uma diferença de potencial suficiente para acionar o LED opto se desenvolva sempre que uma sobrecarga que excede a zona insegura for atingida.

A operação de corte de sobrecarga é executada da seguinte maneira:

Enquanto a carga estiver dentro da faixa normal de consumo, a tensão em R1 permanece baixa, mantendo o LED opto desabilitado.

No entanto, em caso de curto-circuito ou sobrecarga na saída, que pode ser em um torno para o projeto proposto, a tensão em R1 dispara e se torna suficientemente alta para ligar o LED opto instantaneamente.

O opto LED, por sua vez, ilumina o LDR associado selado dentro do invólucro à prova de luz, fazendo com que sua resistência caia significativamente.

Essa queda na tensão do LDR permite uma corrente de polarização para a base de R1 que, juntamente com T2, instantaneamente muda para um modo de travamento, ligando o relé.

Os contatos do relé respondem a isso e fornecem a mudança necessária, cortando a linha CA para a carga ou o torno.

O circuito permanece travado e congelado até que a energia do circuito seja DESLIGADA e LIGADA, reiniciando o relé em sua forma inicial. Alternativamente, o botão mostrado também pode ser pressionado para o mesmo.

O LED verde indica o modo travado do circuito protetor de sobrecarga e também confirma um desligamento da carga de saída.

O opto acoplador é um dispositivo caseiro, os detalhes de construção podem ser estudados no seguinte artigo:

O uso de uma combinação LED / LDR para o optoacoplador parece ser muito confiável em suas operações, no entanto, um LED / transistor óptico convencional (como um 4n35, etc.) também pode ser tentado em vez disso, e pode funcionar tão confiável quanto, questão de alguma experimentação.

Usando um Opto-acoplador

O projeto acima também pode ser construído usando um optoacoplador em vez de um conjunto LED / LDR, conforme mostrado abaixo:

Fórmula de Limite Atual

R1 pode ser calculado usando a seguinte fórmula:

R1 = LED de tensão direta / corrente de sobrecarga (em amperes)

P1 s para ajustar a sensibilidade do circuito.

Anterior: Modifique a fala humana com este circuito digital de troca de voz Próximo: Circuito digital de luz de velas de Natal