Circuito de temporizador de rede LCD 220V - temporizador Plug and Play

Neste post vamos fazer um temporizador LCD 220 V operado pela rede elétrica usando o Arduino, cujo tempo de contagem regressiva pode ser testemunhado por meio de um display LCD 16 x 2.

Introdução

O circuito de cronômetro de LCD proposto é um cronômetro de uso geral com display e alguns botões para definir o tempo.

Uma vez que o tempo é definido, a saída vai alta e começa a contagem regressiva do tempo e quando atinge 00:00:00 (hora: minuto: segundos) a saída vai baixa. Você pode modificar este projeto para suas necessidades personalizadas.

Agora, de volta ao projeto.

Sempre nos preocupamos com nossos aparelhos elétricos ou eletrônicos que funcionaram por muito tempo só porque esquecemos de desligá-los.

Dispositivos elétricos e eletrônicos com tempo crítico, como fogão elétrico, carregadores de bateria de baixo perfil, aquecedores, etc., precisam ser desligados no momento certo, caso contrário, podemos acabar reduzindo a vida útil dos dispositivos ou o item final processado, como comida, será desagradável para consumir.

Carregadores de bateria de perfil baixo podem não ter temporizador ou sistema de monitoramento de bateria, o que pode danificar a vida útil da bateria se deixarmos a carga por muito tempo.

Podemos dizer centenas de exemplos como esses, para escapar de tais resultados ruins um soquete de timer pode ser usado.

Um soquete do temporizador é um temporizador simples que é conectado ao soquete CA e os dispositivos críticos de tempo serão conectados na saída do soquete do temporizador. O usuário deve inserir o tempo usando o botão ou dial por quanto tempo os dispositivos conectados devem ser alimentados.

Assim que o tempo pré-definido for alcançado, o dispositivo será desligado da fonte de alimentação.

O design:

O projeto de temporizador de soquete de LCD proposto consiste em Arduino que atua como cérebro do projeto, um LCD de 16 x 2 display que mostra o tempo restante , três botões para definir a hora e um relé para conectar e desconectar a alimentação CA de saída.

Diagrama de circuito:

O circuito acima é o arduino para tela de LCD conexão, um potenciômetro de 10K é fornecido para ajustar o contraste do display. O restante das conexões acima são autoexplicativas.

O circuito precisa de energia para operar, portanto, uma fonte de alimentação regulada simples é fornecida e pode gerar uma saída constante de 9 V para o Arduino e relé.

S1, S2 e S3 são botões pelos quais o usuário pode definir o tempo. S1 é o botão das horas, S2 é o botão dos minutos e S3 é o botão iniciar.

Um diodo 1N4007 é conectado ao terminal do relé para absorver a alta tensão de volta EMF do relé durante a comutação.

Use pelo menos um relé 5A e um soquete de saída 5A. Conecte um fusível 5A na alimentação de entrada. Sempre use um plugue de 3 pinos na entrada, não pule a fiação de aterramento e não troque as linhas Live e Neutral.

Layout do circuito:

lcd.print(' ')
lcd.print('Min:')
delay(300)
if(digitalRead(mbtn) == LOW && Minlt == true)
Min = Min + 1
lcd.print('Hour:')
lcd.print(' ')
lcd.print('Min:')
if(Min == 60)
Minlt = false
delay(300)
if(digitalRead(start) == LOW)
if(hrs != 0 || Min != 0)
digitalWrite(relay, HIGH)
if(Min != 0)
Min = Min - 1
while(true)
lcd.setCursor(5,0)
lcd.print(':')
lcd.print(':')
lcd.print(sec)
lcd.setCursor(0,1)
lcd.print(' AC OUTPUT: ON')
sec = sec - 1
delay(1000)
if(hrs == 0 && Min == 0 && sec == 0)
digitalWrite(relay, LOW)
lcd.setCursor(5,0)
lcd.print('0:0:0')
lcd.setCursor(0,1)
lcd.print(' AC OUTPUT: OFF')
while(true){}
if(sec == 0)
sec = 60
if(Min != 0)
Min = Min - 1
if(Min == 0 && Hrs == true)
hrs = hrs - 1
Min = 60
if(hrs == 0)
Hrs = false
//-------Program Developed by R.Girish---------//

Como operar este temporizador de soquete de LCD:

• Conecte o temporizador LCD à rede elétrica de 220 V AC e conecte seu dispositivo na saída da tomada do temporizador.

• Ele exibirá “Horas: 00 Min: 00”. Pressione os botões de hora (S1) ou minuto (S2) para definir a hora.

• Pressionar os botões aumentará a contagem.

• Depois de definir a hora, pressione o botão iniciar (S3). A saída é ligada.

• A saída é desligada quando o display exibe 0: 0: 0.

NOTA: O cronômetro exibe “60” em vez de “00” para minutos e segundos, que é o mesmo que os cronômetros tradicionais e o relógio conta de 00 a 59 por 60 segundos. Aqui, o cronômetro conta de 1 a 60 por 60 segundos.
Se você tiver alguma dúvida sobre este projeto, sinta-se à vontade para expressá-la na seção de comentários.

Anterior: Circuito SMPS 110V, 14V, 5V - Diagramas detalhados com ilustrações Próximo: Circuito voltímetro AC sem transformador usando Arduino