Regulador de tensão de baixa queda (LDO) IC KA378R12C - Pinagem e especificações de trabalho

O artigo explica as funções de pinagem e a folha de dados de um regulador de tensão versátil de baixa queda (LDO) IC KA378R12 e também apresenta um diagrama de circuito mostrando como usar o IC em aplicações práticas.

Uma pergunta relacionada foi feita pelo Sr. Jon, o que me inspirou a atualizar este post. A pergunta pode ser vista no seguinte parágrafo:

Especificação técnica

O motivo pelo qual lhe enviei um e-mail é sobre um regulador de tensão Low Drop Out 12vdc. Estou trabalhando em um conjunto de luz de freio de LED, onde a tensão de entrada precisa ser 11,5-12,5 vdc.

Com um regulador normal de 12 V, a queda de tensão é muito alta. Funciona bem quando o veículo está funcionando produzindo 14,5 volts. Com o motor do veículo desligado, a tensão de saída desses reguladores IC cai para baixo. Eu estava olhando para o KA378R12CTU da Fairchild. Incluí a folha de dados. Você tem alguma outra sugestão?

Obrigada
Jon Richey

Análise de Circuito

Oi jon,

Acho que é a opção perfeita que você selecionou para atender aos seus requisitos, vá em frente e use-a para o aplicativo.

O design

Voltando ao nosso regulador de queda de baixa tensão proposto IC KA378R12, é bastante semelhante ao nosso regulador fixo de 12V comum , como 7812, ou o Versão regulador 12V / 5amp exceto a diferença de que este dispositivo é capaz de produzir uma saída de 12 V com uma queda impressionante de 0,5 V.

O IC é um regulador de tensão de 12 V capaz de produzir uma saída fixa de 12 V a uma corrente de no máximo 3 A, com uma queda de quase 0,5 V em seus terminais de entrada e saída, ou seja, mesmo com 12,5 V como entrada, você pode esperar a saída para produzir 12V consistente e fixo.

Podemos ver que este IC tem 4 pinagens em vez de 3 que normalmente encontramos em outros ICs reguladores tradicionais, as funções dessas pinagens podem ser compreendidas a partir dos seguintes pontos:

Detalhes de pinagem

Pinagem do regulador de queda de baixa tensão IC KA378R12C

O pino 1 é a pinagem de entrada do IC. Um máximo de 35 Vcc pode ser aplicado a este pino.

O pino 2 é a pinagem de saída do IC. Uma saída de dropout baixa fixa de 12 V pode ser alcançada através desta pinagem.

O pino # 3 é a pinagem de aterramento comum. As tensões de entrada e saída discutidas acima são referenciadas a esta pinagem de aterramento comum, o que significa que ela forma a linha negativa para a entrada, bem como as tensões de saída e também a carga

O pino 4 tem a função de 'desativação de saída'. Este pino deve ser alimentado com um mínimo de 2 V para manter a saída habilitada e funcionando, não excedendo 35 V ou o nível de alimentação de entrada.

No entanto, um gatilho de zero volt ou uma conexão de aterramento neste pino renderá instantaneamente a saída de zero volt ao desabilitar o IC.

Diagrama de Circuito de Aplicação

O diagrama de circuito básico usando o regulador de baixa queda de 12V KA378R12 explicado acima pode ser testemunhado na seguinte imagem:

Circuito de aplicação IC KA378R12C do regulador de queda de baixa tensão

Proteções integradas

Além do recurso de baixa queda, o IC também vem com alguns recursos de proteção úteis e excelentes, como proteção de corrente de pico, desligamento térmico, proteção contra sobretensão de entrada e recurso de desativação de saída (já discutido anteriormente).

Feedback do Sr. Jon

Oi Swagatam,

Estou usando este regulador que discutimos. Mas é um regulador de voltagem fixa com voltagem um pouco alta demais. Minha placa de LED é de 12 volts com um consumo total de 1,50 ampères. A 12,3 V cria muito calor. Em 11.9v é perfeito. Alguma sugestão sobre como diminuir a tensão? Posso usar um resistor para aterrá-lo? Ou um regulador de comutação seria uma alternativa melhor? Se sim, você poderia me apontar na direção de um esquema.

Obrigada

Jon Richey

A minha resposta

Oi jon,

o IC é classificado para lidar com 3 amperes, portanto, 1,5 amperes não deve ser um problema para o IC mencionado

Você pode adicionar um grande dissipador de calor para controlar o calor.

Posso sugerir um regulador de comutação, mas isso pode envolver complexidades e muitos ajustes.

Anterior: Circuito de Luzes de Decoração Musical de Natal Próximo: Circuito do sensor de água do tanque de carro