Faça este circuito LED Cricket Stump em casa

Neste artigo, aprendemos como fazer um toco e alças de críquete de LED iluminado para ajudar os árbitros a declarar decisões de OUT, NOT-OUT infalíveis.

O Conceito de Circuito

Você pode estar vendo esses incríveis tocos de críquete nas partidas em andamento da copa do mundo de 2015 da ICC, que podem ser vistos brilhando ou brilhando assim que a bola atinge qualquer um dos tocos.

Foi inventado por um australiano chamado Bronte EcKermann e criado pelo fabricante da Austrália do Sul Zing International.

Diz-se que o custo desses tocos pode chegar a US $ 40.000 para cada conjunto, caramba !. Supõe-se que o circuito desses tocos de LED consiste em todos os tipos de designs complexos usando microcontroladores.

Neste artigo, aprenderemos como cada um desses circuitos pode ser construído usando componentes comuns por menos de US $ 5 e, ainda assim, ser tão eficaz quanto as especificações originais do LED.

LED Bails Circuit

O primeiro diagrama abaixo mostra um circuito que pode ser empregado dentro dos bails, a ideia pode ser entendida da seguinte forma:

O IC1 que é um IC 555 é configurado como um monoestável em que R3 e C2 juntamente com R4 decidem o tempo de ativação dos LEDs.

Um transistor NPN T1 pode ser visto conectado com a entrada de disparo do pino 2 do IC, cuja base é equipada com alguns interruptores reed em série.

A ideia é simples: Todo o circuito deve ser fixado dentro de cada um dos braços com os interruptores reed colocados dentro dos tubos finais dos braços. Além disso, um ímã permanente precisa ser fixado nas extremidades superiores dos tocos, para que as chaves de palheta permaneçam fechadas enquanto estiverem sobre os tocos.

A figura acima mostra como os ímãs dentro dos tocos precisam ser embutidos e posicionados para que os braços respondam a eles.

Enquanto os braços são mantidos sobre os tocos, os interruptores de palheta permanecem fechados garantindo um T1 DESLIGADO. No entanto, no momento em que a alça é completamente desalojada das ranhuras, permite que os interruptores reed abram e liguem T1, que por sua vez aciona o monoestável iluminando os LEDs por um período de tempo determinado por R3 / R4 / C2. Os LEDs permanecem desligados até que sejam posicionados novamente sobre os cotos para uma repetição.

Isso cuida do circuito de fiança, muito simples ... não é?

No diagrama acima, também podemos ver os LDRs sendo posicionados bem no topo dos tocos, logo abaixo de pequenas aberturas que podem ser perfuradas nas superfícies superiores dos tocos.

Esses LDRs ficam expostos à luz externa do ambiente no momento em que os braços são deslocados dos slots. uma vez que esses LDrs devem ser integrados com conjuntos de monoestáveis ​​idênticos dentro dos tocos, a operação torna-se responsável por iluminar os LEDs fixados nos tocos, assim, todo o sistema consistindo dos tocos e das alças torna-se sincronizado fornecendo uma sequência infalível dos procedimentos .

ATUALIZAR:

Olá amigos, hoje fiz o design do LED ball ainda mais simples usando transistores em vez de um IC. A vantagem deste circuito é que ele pode trabalhar mesmo com alimentação de 3 V e também piscar os LEDs conectados durante o seu período ON. Além disso, assegurei-me de que a corrente de espera do circuito é desprezivelmente baixa (enquanto eles estão montados nos tocos)

Aqui está o novo diagrama de circuito para seu prazer visual!

Importante: Mantenha os dois interruptores de palheta juntos em um único braço da alça e ligados por um único ímã no toco, em vez de instalá-los nos braços opostos da alça. Como os dois interruptores reed precisam fechar enquanto são colocados nos tocos, se um dos reed estiver aberto, o circuito pode não responder corretamente.

Prova de vídeo ou os resultados do teste do LED Bail acima

Lista de Peças

• R1, R4 = 100 Ohms
  • R2, R3 = 56K
  • R5, R6 = 10K
  • R7 = 330K
  • C1, C2 = 10uF / 6V
  • C3 = 1000uF / 6V
  • T1, T2, T3 = BC547
  • T4 = BC557
  • Diversos = Interruptores de relé Reed, célula de botão 3V

O circuito LED Bail acima pode ser ainda mais simplificado usando um interruptor de vibração, como mostrado abaixo, embora eu duvide que o nível de precisão possa não ser tão bom quanto a versão de relé de palheta.

Imagem do interruptor de vibração

Diagrama de circuito

Circuito LED Stump

O circuito a seguir mostra como o circuito dentro dos cotos precisa ser configurado para implementar as operações do circuito dos cotos de LED.

No diagrama, podemos testemunhar os métodos de integração dos LDRs com um monoestável baseado em 555 IC.

Enquanto os braços são mantidos sobre os tocos, a luz ambiente permanece bloqueada dos LDRs, o que mantém o T1 DESLIGADO. mas no momento em que os braços são lançados dos tocos, os LDRs ficam expostos à luz ambiente, permitindo que T1 receba uma tensão de polarização que, por sua vez, aciona o monoestável de modo que os LEDs sejam iluminados pelo período de tempo definido fixado pelos componentes relevantes.

Os LEDs desligam após o tempo definido ter decorrido até que os braços sejam restaurados sobre os tocos para mais um ciclo.

Desenhado por: Swagatam.

Lista de peças para o circuito de coto de cricket explicado acima

• R1 = 220K
  • R2, R4, R5 = 10k
  • R6, R7 = 220 ohms
  • R3 = 1M predefinido
  • C1 = 1uF / 25V
  • C2 = 100uF / 16V
  • C3 = 0,01uF
  • T1 = BC547
  • IC1 = NE555

Se tiver alguma dúvida quanto ao funcionamento ou fabricação do circuito, sinta-se à vontade para entrar em contato através de comentários, teremos prazer em ajudar!

Anterior: Circuito de Regulação de Tensão PWM Automático SG 3525 Próximo: Relógio digital simples usando circuito LM8650 IC