Faça este circuito de reset de configuração simples usando IC 555

Neste artigo, aprendemos um circuito de aplicação simples IC 555 set / reset para ativar ou desativar um relé alternadamente.

Operação de Circuito

Este circuito de reset eletrônico é muito simples, fácil de implementar e muito útil.

Ele pode fornecer várias opções de aplicativos nos casos em que seja necessário alternar (ligar e desligar) qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico

Compreendendo a operação LIGAR-DESLIGAR ou definir / redefinir o interruptor do temporizador 555

Para operar o temporizador 555. Neste circuito integrado popular, um relé é conectado por meio de um BJT com a intenção de conectar ou desconectar o dispositivo a ser controlado.

A ativação manual pode ser realizada por meio de dois interruptores ON momentâneos. Um serve para ativar o dispositivo sob controle e o outro para desativar o mesmo.

Quando o circuito está operando, a ativação da chave 1 (SW1) habilita o pino 2 do 555 ligado a 12 volts normalmente, puxando-o para 0 volts de forma que a saída do temporizador (pino 3) seja acionada, permitindo tensão de 12 volts aqui. Assim, a saída alta ativa o relé 555 através do transistor Q1 (que satura)

Para desabilitar o relé, basta pressionar o interruptor 2 (SW2).

Isso coloca o pino 6 do temporizador 555 em alta tensão temporariamente. A saída de 555 que é o pino 3 agora obtém um nível de baixa tensão em sua saída, desativando o transistor no curso e liberando o relé.

Diagrama de circuito

Nota: Na explicação do circuito, propõe-se ser alimentado com 12 volts, porém pode funcionar bem mesmo com uma faixa de tensão de 5 a 15 volts. Pode-se usar uma bateria PP3 de 9 volts e, portanto, ter um circuito muito portátil.

Pinagem IC 555

Especificações de pinagem IC 555

Lista de componentes do circuito para o circuito de reset do conjunto IC 555 explicado acima

- Resistores: R1 = R2 = 3,3M, R3 = 10K, R4 = 1K
- Capacitores: C1 = 10nF
- Transistor: BC547
- Diodo retificador: 1N4148 ou equivalente
- Diodo LED: 1 vermelho
- Circuito integrado: NE555
- Relé: 1 com tensão idêntica à tensão de alimentação do circuito
- Interruptores: 2 contatos de pressão momentâneos ou semelhantes. (SW1, SW2)
- Outros: conectores de bateria (CN3), interruptores (CN1, CN2). Veja o gráfico mais recente.

Por: Manisha Patel

Anterior: Piscando 3 LEDs (R, G, B) sequencialmente usando o circuito Arduino Próximo: Circuito indicador de temperatura de 4 LED