Circuito flip-flop mestre-escravo e seu funcionamento

O circuitos combinacionais não utilize nenhum tipo de memória. Portanto, a posição anterior de entrada não inclui nenhum resultado sobre a situação atual do circuito. Embora o circuito sequencial inclua memória, consequentemente a saída depende da entrada, o que significa que a saída pode mudar com base na entrada. O funcionamento desses circuitos pode ser feito utilizando a entrada do circuito anterior, CLK, memória e saída. Este artigo discute uma visão geral do flip-flop mestre-escravo. Mas antes de saber sobre este flip-flop, é preciso saber sobre o básico de sandálias de dedo como SR flip-flop e JK flip-flop.

O que é um flip-flop mestre-escravo?

Basicamente, este tipo de flip-flop pode ser projetado com dois JK FFs conectando-se em série. Um desses FFs, um FF funciona como mestre e o outro FF funciona como escravo. A conexão desses FFs pode ser feita assim, a saída do FF mestre pode ser conectada nas entradas do FF escravo. Aqui, as saídas do FF escravo podem ser conectadas às entradas do FF mestre.

Neste tipo de FF, um inversor também é usado além de dois FFs. A conexão do inversor pode ser feita de forma que onde o pulso CLK invertido possa ser conectado ao escravo FF. Em outros termos, se o pulso CLK for 0 para um FF mestre, o pulso CLK será 1 para um FF escravo. Da mesma forma, quando o pulso CLK é 1 para o FF mestre, o pulso CLK será 0 para o FF escravo.

circuito mestre-escravo flip-flop

Trabalho Mestre-Escravo FF

Sempre que o pulso CLK vai para alto, o que significa 1, então o escravo pode ser separado, as entradas como J e K podem mudar a condição do sistema.

O FF escravo pode ser desconectado até que o pulso CLK vá para baixo, o que significa 0. Sempre que o pulso CLK volta ao estado baixo, os dados podem ser transmitidos do FF mestre para o FF escravo e, finalmente, o / p pode ser obtido.

Inicialmente, o FF mestre será acionado em um nível positivo, enquanto o FF escravo será acionado em um nível negativo. Por este motivo, o mestre FF responde primeiro.

Se J = 0 & K = 1, então a saída do FF mestre 'Q' vai para a entrada K do FF escravo e o CLK força o FF escravo a RST (reset), portanto, o FF escravo copia o FF mestre.

Se J = 1 e K = 0, então o do mestre FF ‘Q’ vai para a entrada J do escravo FF e a transição negativa do CLK define o escravo FF e copia o mestre.

Se J = 1 & K = 1, então ele alterna sobre a transição positiva do CLK e, portanto, o escravo alterna sobre a transição negativa do CLK.

Se ambos os J e K forem 0, então o FF pode ser imobilizado e Q permanece imóvel.

Diagrama de tempo

• Quando o pulso CLK e o / p do mestre é alto, ele permanece alto até o CLK é baixo porque o estado está armazenado.
  • No presente, o o / p do mestre torna-se baixo à medida que o pulso CLK se transforma em alto mais uma vez e permanece baixo até que o CLK se transforma em alto mais uma vez.
  • Portanto, a alternância ocorre para um ciclo CLK.
diagrama de tempo de um mestre escravo FF

• Sempre que o pulso CLK é 1, o mestre é definido, porém não o escravo, portanto, o escravo o / p permanece '0' até o CLK permanecer 1.
  • Quando o CLK está baixo, então o escravo se torna operacional e permanece '1' até que o CLK novamente se transforma em '0'.
  • A alternância ocorre durante todo o procedimento, enquanto o / p é alterado uma vez dentro de um ciclo.
  • Isso torna esse flip-flop um aparelho síncrono porque ele passa apenas dados com a temporização do sinal CLK.

Portanto, isso é tudo sobre Master-Slave Chinelo de dedo . A partir das informações acima, finalmente, podemos concluir que este FF pode ser construído com dois FFs, ou seja, mestre e escravo. Quando um FF atua como o circuito mestre, ele é ativado na borda de ataque do pulso CLK. Da mesma forma, quando outro FF atua como o circuito escravo, ele é ativado na borda descendente do pulso CLK.