Circuito Controlador de Nível de Armazenamento de Material

A postagem discute um circuito controlador de nível de armazenamento de material simples que pode ser usado para ativar e desativar automaticamente um motor de enchimento de armazenamento sempre que o recipiente de armazenamento for preenchido até o nível limite estipulado. A ideia foi solicitada pelo Sr. Sladjan.

Objetivos e requisitos do circuito

1. Preciso de ajuda com o controle do motor, enchimento de armazenamento onde o nível de material é controlado por foto resistor e feixe de laser.
  2. Quando o fotorresistor vê a luz, é necessário ligar o motor e encher o armazenamento até que o nível do material seja cortado, o feixe de laser e o fotoresistor permaneçam sem luz, então desligue o motor e o feixe de laser.
  3. Após um certo intervalo de tempo (3 - 5 min) ligue o feixe de laser e verifique o nível novamente no material de armazenamento.
  4. Procurei no site, mas não encontrei algo semelhante.

O design

O circuito indicador de nível de armazenamento de material, conforme solicitado acima, pode ser construído usando a seguinte configuração simples:

Circuito Controlador de Nível de Armazenamento de Material

O funcionamento do circuito pode ser entendido da seguinte forma:

Quando a energia é LIGADA pela primeira vez, a fonte alimenta o circuito 555 e simultaneamente LIGA o motor e o laser através dos contatos N / C do relé, causando uma baixa resistência no dispositivo LDR receptor.

A baixa resistência do LDR inibe a condução do BC557 e a situação trava nesta condição, até que o espaço entre o Laser / LDR comece a ser preenchido com o material relevante.

Conforme o material começa a ser preenchido, em algum ponto do tempo ele atinge o nível de limiar entre os LDR / feixe de comunicação a laser , e interrompe o feixe.

Assim que isso acontecer, a resistência LDR torna-se alta, permitindo que o BC557 conduza e acione o Estágio IC 555, que na verdade é conectado como um circuito multivibrador monoestável padrão .

O IC 555 entra em ação e no decorrer ativa o relé. Os contatos do relé mudam de posição de N / C para N / O, o que corta instantaneamente a energia do laser e da rede LDR e do motor, conforme solicitado pelo usuário.

A situação é mantida até que o tempo definido para o monoestável seja interrompido e o relé volte à sua posição N / C anterior. O circuito agora atinge sua posição de espera original e aciona o motor, até que o armazenamento esteja novamente cheio.

O circuito controlador de nível de armazenamento de material proposto pode ser ainda mais aprimorado com uma indicação de alarme, anexando adequadamente um Circuito de alarme 12V com o contato N / A do relé para que sempre que o armazenamento estiver cheio, o relé desabilite o laser e acione também o alarme associado.

O valor de C pode ser determinado em relação ao resistor de 100k deste Software calculadora IC 555 .

Anterior: Circuito Indicador de Nível de Bateria Arduino Próximo: Circuito de ohmímetro digital Arduino simples