Circuito de bloqueio de partida do botão da motocicleta

Nesta postagem, discutiremos como modificar um sistema de partida de botão existente em motocicletas para que ele seja desativado assim que o motor for ligado e ganhe a quantidade mínima necessária de RPM.

A ideia foi solicitada pelo Sr. Jordan

Requisitos de circuito

1. Acabei de descobrir seu esplêndido site / blog com foco em educação sobre eletrônica.
  2. Posso ir direto ao ponto de perguntar se você pode me aconselhar como fazer algo?
  3. Meu problema é que tenho uma motocicleta com partida elétrica.
  4. Neste modelo, é um problema conhecido que o pressionamento acidental do interruptor de partida, quando o motor já está funcionando, pode causar danos.
  5. O sistema de partida depende do engate da marcha, não de uma embreagem unidirecional.
  6. Infelizmente, os fabricantes não forneceram nenhum método para evitar o engajamento indevido do iniciador.
  7. Eu gostaria de adicionar alguns circuitos para fornecer um efeito de 'intertravamento' desabilitando o motor de partida quando as rotações do motor atingirem cerca de 500 rpm.
  8. Não tenho capacidade de resolver isso sozinho, mas posso fazer a fiação e soldagem de PCBs.
  9. A moto é uma V-twin a 4 tempos, com bobinas individuais.
  10. Qualquer orientação seria apreciada.

Projeto de Circuito

O efeito de travamento, quando o motor atinge cerca de 500 RPM, pode ser implementado por meio de um circuito conversor de frequência para tensão baseado em IC 555 simples.

Eu já discuti um tacômetro simples Sediada circuito controlador de velocidade em alguns de meus posts anteriores, o mesmo conceito poderia ser aplicado de forma eficaz para o presente requisito também.

O IC 555 é um pequeno chip maravilhoso e provavelmente existem inúmeras aplicações diferentes que podem ser criadas usando este IC.

Aqui, no modo tacômetro, o IC 555 atua como um multivibrador monoestável que cria pulsos curtos com larguras fixas, dependendo dos valores predeterminados dos componentes de temporização RC.

A densidade ou o PPM (modulação de posição de pulso) desses pulsos muda dependendo da frequência do sinal de entrada alimentado ou dos dados de RPM do veículo.

À medida que a frequência aumenta, a densidade do pulso aumenta proporcionalmente e, durante as frequências mais baixas, a densidade fica proporcionalmente menor.

Ao conectar um integrador RC, torna-se possível converter esses PPMs variados em uma saída DC equivalente variável, que varia correspondentemente com base nos dados RPM.

O sinal RPM é facilmente obtido a partir do Vela de ignição CDI saída, ou da saída da bobina de captação do veículo.

Como funciona

bloqueio do botão de ignição da motocicleta

Referindo-se ao diagrama de circuito do bloqueio de partida do botão da motocicleta proposto, podemos ver que o design é basicamente dividido em duas fases.

O estágio do lado esquerdo é o gerador PPM baseado em IC 555 que converte efetivamente o sinal de frequência RPM de entrada do CDI do veículo em uma saída de densidade de pulso variável.

Esta saída de densidade de pulso variável é alimentada a um integrador RC de 3 níveis construído usando algumas redes de resistores e capacitores no pino 3 do IC 555.

O integrador suaviza os pulsos do IC555 e os converte em uma tensão que aumenta ou diminui continuamente, em resposta à frequência de RPM.

O estágio IC 741 no lado direito do design é um normal circuito compartaor que é posicionado para detectar os níveis DC e ativar um relé quando o DC atinge um limite especificado.

Os pré-ajustes de 10K do IC 741 são ajustados de modo que quando a saída DC correspondente à frequência de 500 RPM é obtida do estágio integrador, o pino nº 2 do IC 741 fica ligeiramente mais alto do que o potencial do pino nº 3.

Quando isso acontece, a saída do IC 741 fica baixa e liga o BJT e o relé, que por sua vez liga, desconecta a chave de partida do sistema de ignição.

O diodo 1N4148 entre os pinos 6 e 2 do IC741 permite que o circuito trave, de modo que a chave de partida seja mantida desativada permanentemente até que o veículo seja parado e a alimentação do circuito seja removida.

O potenciômetro ou o preset associado ao IC 555 pode ser usado para otimizar e alcançar o melhor resultado possível para a conversão de RPM em DC na saída do integrador.

Recomenda-se que os estágios discutidos sejam testados e verificados separadamente e acoplados apenas quando os estágios estiverem perfeitamente configurados e confirmados.

Para quaisquer perguntas relacionadas, sinta-se à vontade para usar a caixa de comentários abaixo.

Anterior: Como conectar transistores (BJT) e MOSFET com Arduino Próximo: Circuito Controlador de Sequência Lógica UP DOWN