Circuito do sensor de qualidade do ar MQ-135 - Trabalho e interface com o código do programa

Neste artigo, vamos aprender como fazer a interface do sensor de qualidade do ar MQ-135 com o Arduino. Veremos a visão geral do sensor e construiremos um projeto que detecta vazamento de gás GLP e veremos algumas leituras relevantes no monitor serial.

O que é o sensor MQ-135?

MQ-135 é um dispositivo sensor de medição de qualidade do ar ou poluição do ar. Ele pode detectar vários conteúdos químicos no ar e fornecer a variação de voltagem apropriada no pino de saída, dependendo da concentração química no ar.

Ele pode detectar álcool, benzeno, fumaça, NH3, butano, propano etc. se qualquer um da concentração química indicada aumentar, o sensor converterá a concentração química no ar para a faixa de voltagem apropriada, que pode ser processada por Arduino ou qualquer microcontrolador. Ele não pode dizer que tipo de concentração química se elevou no ar.

Sensor MQ-135 típico:

Módulo sensor de qualidade do ar MQ135

É um dispositivo de 6 terminais que é simétrico na colocação do terminal, ambos os lados do terminal são intercambiáveis. Aqui está a ilustração dos pinos:

Pinagem MQ135

Aqui está um diagrama básico de conexão:

Dois pinos 'A' estão em curto internamente e dois pinos 'B' estão em curto internamente. Os pinos H e H são a bobina de aquecimento do sensor. A bobina de aquecimento é usada para aquecer o ar ao redor do sensor, de modo que ele possa detectar o conteúdo químico no ar de maneira ideal.

O sensor pode levar alguns minutos para aquecer e atingir a condição ideal de funcionamento. Não é aconselhável tocar no sensor durante a operação porque ele pode esquentar bastante.

O sensor tem tensão de operação de 5V, o sensor deve ser alimentado apenas por fontes externas, pois consome cerca de 200mA para aquecimento. O regulador de tensão Arduino não pode fornecer tanta corrente.

Para teste, você pode conectar um amperímetro na faixa de mA no pino de saída B e trazer um isqueiro a gás. Tente vazar o gás sem acendê-lo próximo ao sensor. Conforme a concentração de gás aumenta em torno do sensor, o fluxo de corrente através do amperímetro aumenta. Se funcionar, seu sensor está funcionando normalmente.

Agora, você sabe um pouco sobre o sensor MQ-135, vamos seguir em frente e aprender como fazer a interface do MQ-135 com a interface do Arduino.

O circuito:

Funcionamento e interface do sensor de qualidade do ar Arduino MQ-135

Faça as conexões conforme o diagrama e verifique a conexão do fio do sensor de gás, etc. O restante do circuito é autoexplicativo.

O pino analógico do Arduino mede a tensão do sensor de gás. Quando a concentração de gás sobe acima do limite predefinido no programa, a campainha começa a soar.

O sensor leva alguns minutos ou mais para aquecer e atingir a condição operacional ideal. Até atingir a temperatura ideal de trabalho, os valores no monitor serial variam entre altos e baixos. Ele se estabiliza após alguns minutos.

No programa o usuário pode definir o valor limite, isso deve ser feito somente após observação cuidadosa do valor de concentração ambiente normal no monitor serial. Por instantes, se o valor flutuar de 400 a 430, o limite deve ser definido bem acima, como 500. Ele não deve acionar a campainha falsamente.

Os valores exibidos no monitor serial NÃO são o nível de 'ppm' de concentração química ou algo parecido. É mera medida do nível de tensão do sensor Arduino interpreta o valor de 0 a 1023. Portanto, podemos dizer que quanto maior a concentração química, maiores os valores são exibidos.

Programa:

//-------------------Program Developed by R.Girish-----------------//
int input = A0
int output = 7
int th=500 // Set threshold level.
void setup()
Serial.begin(9600)
pinMode(output,OUTPUT)
digitalWrite(output,LOW)
void loop()
Serial.println(analogRead(input))
if(analogRead(input)>th)
digitalWrite(output,HIGH)
else
digitalWrite(output,LOW)
delay(500)
//-------------------Program Developed by R.Girish-----------------//

O monitor serial não é obrigatório neste projeto, ele também funciona como autônomo, precisamos dele apenas para calibrar o valor limite no programa.

Defina o valor limite alterando:

int th = 500 // Define o nível de limite.

Substitua 500 pelo seu valor.

Isso conclui o artigo sobre como fazer a interface do sensor de qualidade do ar MQ-135 com o Arduino. Para mais perguntas, você pode postar suas ideias por meio de seus comentários.

Anterior: Como fazer um circuito contador de enrolamento de transformador Próximo: Circuito de exibição de LED “WELCOME”