Circuito de controle remoto de vários aparelhos

A postagem discute um circuito de controle remoto IR simples que pode ser usado para controlar muitos aparelhos independentemente por meio de um único aparelho transmissor. A ideia emprega componentes comuns como IC LM567, IC 555 e não incorpora dispositivos microcontroladores. A ideia foi solicitada pelo Sr. Saeed Abu e também por outros leitores dedicados deste blog.

Especificações técnicas

bro, obrigado por sua resposta. Pls desenvolve um diagrama de circuito transmissor / receptor remoto infravermelho (IR) simples. Meu requisito é:

1) Deve ser especificado para seu transmissor. Sem interferência com controle remoto de Tv / Vcd ou qualquer outro tipo de controle remoto.

2) Ele (receptor) deve ser alimentado por Ac 220v.

3) Ele (receptor) pode ser usado para carga múltipla (Light + Fan + .. + ..) por um transmissor

4) Por favor, desenvolva muito simples.

O design

O projeto a seguir descreve o módulo receptor de infravermelho básico usando o IC LM567. As etapas envolvidas podem ser apreendidas com a ajuda dos seguintes pontos:

O IC LM567 que é um decodificador de tom IC ou mais simplesmente um decodificador de frequência IC é preparado para produzir uma determinada frequência determinada por R3 e C2.

Esta frequência torna-se a frequência de passagem de banda do circuito, de forma que o circuito agora fica bloqueado nesta frequência.

O pino de entrada nº 3 do IC está conectado a um dispositivo fotodiodo para receber um sinal IR que pode ser sintonizado na frequência definida acima do IC.

Isso significa que o circuito agora responderá sempre que D2 detectar uma frequência IV sintonizada na frequência determinada por R3 / C2 da configuração.

Ao detectar uma frequência codificada de um transmissor relevante, o pino 8 de saída do IC M567 torna-se baixo e permanece nessa posição até que o sinal de transmissão seja proibido.

Assim, esse circuito se torna o módulo receptor e pode ser acionado por um circuito transmissor sintonizado na frequência fixa relevante.

O IC2, que é um IC decodificador e divisor da Johnsons, é conectado como um circuito flip-flop, integrado ao pino 8 do IC LM567

Enquanto nenhum sinal for detectado por D2, o pino 8 de IC1 permanece alto, no momento em que um sinal é detectado, T3 é acionado, que por sua vez aciona o pino 14 de IC2.

A situação acima faz com que a saída IC2 mude de estado, ativando RL1 e o dispositivo conectado ou desativando-os, dependendo de sua condição inicial.

Para controlar vários aparelhos usando um único aparelho transmissor, muitos dos módulos acima podem ser construídos e integrados com os aparelhos correspondentes para a comutação pretendida.

Diagrama de circuito

Controlar vários aparelhos usando o seguinte circuito único transmissor IR

O circuito a seguir forma o módulo transmissor do controle remoto IR proposto para ativar vários dispositivos.

É um circuito astável IC 555 simples, cuja frequência de saída é determinada pelos 5 capacitores individuais e deve ser correspondida apropriadamente com os módulos do circuito receptor particular conforme discutido na seção acima.

Os capacitores acoplados aos respectivos botões devem ser calculados e combinados de modo que ao pressionar o botão relevante, o receptor correspondente seja acionado para alternar o aparelho correspondente.

R1, R2 podem ser escolhidos arbitrariamente, mas Cz deve ser selecionado de acordo com a frequência do módulo receptor determinada por R3 do módulo.

Circuito Transmissor de Frequência Múltipla

Anterior: Circuito de Lastro Eletrônico de 20 Watt Próximo: Exploração dos fundamentos do microcontrolador