Sem Detector de Carga e Circuito de Corte para Inversores

O post discute um circuito de corte de relé que pode ser incluído em inversores para garantir que sob uma carga sem carga na saída a condição seja rapidamente detectada e a alimentação cortada, evitando que o inversor opere desnecessariamente. A ideia foi solicitada pelo Sr. Rajath.

Especificações técnicas

Preciso adotar um sistema de corte automático sem carga em meu inversor, você tem algum projeto adequado que possa me ajudar. ou então você pode dar alguma ideia de como conseguir, pois preciso desligar o saída do inversor sempre que não houver corrente extraída dele. por favor me ajude, aqui.

Atenciosamente, Rajath

O design

Em alguns dos posts anteriores, aprendemos como fazer o circuito de corte de sobrecarga, como:

Corte de bateria fraca e circuito de proteção contra sobrecarga.

Circuito protetor de sobrecarga do motor

No entanto, o presente conceito lida com uma situação oposta em que uma condição sem carga deve ser detectada e desligada para persistir, ou seja, discutimos um circuito para evitar uma condição sem carga para inversores.

Conforme mostrado na figura acima, um detector sem carga e o corte do procedimento podem ser iniciados incorporando este projeto em qualquer circuito do inversor.

Os detalhes operacionais podem ser entendidos com a seguinte explicação:

O circuito compreende dois estágios, ou seja, o amplificador de corrente e o estágio do sensor usando o par T3 / T4 Darlington, e um estágio de atraso simples ON usando T1, T2 e os componentes associados.

Assim que SW1 é LIGADO, a contagem do temporizador de atraso-LIGADO é iniciada por C1 que começa a carregar por R2 e D5 mantendo T1 desligado no processo. Com T1 ligado, T2 é ligado, o que por sua vez liga o relé.

O relé permite que o positivo da bateria seja conectado ao inversor, de modo que o inversor seja capaz de iniciar e gerar a rede CA necessária para os aparelhos pretendidos.

Com a presença de uma carga na saída, a bateria sofre uma quantidade proporcional de consumo de corrente e, no curso, o Rx experimenta um fluxo de corrente através dela.

Esta corrente é transformada em uma quantidade proporcional de voltagem em Rx que é detectada pelo par T3 / T4 Darlington e é forçada a ligar.

Com T3 / T4 LIGADO, C1 fica instantaneamente inibido de carregar, o que leva à desabilitação imediata do temporizador de retardo LIGADO, garantindo que a saída do inversor continue fornecendo tensão para a carga.

No entanto, suponha que a saída do inversor esteja desprovida de qualquer carga (condição sem carga), T3 / T4 é então incapaz de ligar, o que permite que C1 seja carregado gradualmente até que o potencial através dele se torne suficiente para acionar T1.

Uma vez que T1 é disparado, T2 é desligado e o relé também. Com os contatos do relé desligados e deslocados do contato N / O para o contato N / C, o positivo para o inversor também é cortado, o sistema fica parado.

Anterior: Circuito Temporizador Pneumático Simples Próximo: Como fazer um circuito cronômetro de debate em sala de aula